CRMSC

  Espaço do Médico

CRM-SC reforça a importância da vacinação contra a Dengue

Publicado em:

As primeiras doses da vacina contra a dengue para aplicação no SUS já chegaram a Santa Catarina e o CRM-SC reforça a importância da população vacinar-se para prevenir a doença.

Neste primeiro momento são apenas 29.100 doses, que estão sendo disponibilizadas em 13 municípios do Norte do estado para aplicação da primeira dose (D1) em crianças de 10 e 11 anos. A vacina está disponível na rede privada para os demais grupos.

Os municípios que estão recebendo a vacina são: Joinville; Araquari; São Francisco do Sul; Barra Velha; Garuva; Balneário Barra do Sul; Itapoá; Jaraguá do Sul; Guaramirim; Schroeder; Massaranduba; São João do Itaperiú e Corupá.

A administração da vacina contra a dengue é realizada em um esquema de duas doses (D1+D2) com um intervalo de 3 meses de aplicação entre elas. E todas as crianças entre 10 e 14 anos dos 13 municípios terão direito à vacinação durante o ano de 2024.

Prevenção
Com o aumento dos casos de Dengue no estado, é importante ter alguns cuidados para prevenir a doença.

“Temos que eliminar e evitar água parada, usar repelente, inclusive quem está doente pois o mosquito pica o doente e infecta outra pessoa. Quem já teve a doença e quem nunca teve também precisam usar repelente, é de extrema importância. E quem puder, deve tomar a vacina, disponível também na rede privada”, orienta a médica infectologista Renata Zomer, conselheira do CRM-SC.

A médica também reforça que, em caso de sintomas, é preciso hidratar-se bem e não se automedicar, pois medicamentos como AAS e anti-inflamatórios não esteroidais (diclofenaco, ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, entre outros) não devem ser usados em casos de Dengue.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR