CRMSC

  Espaço do Médico

CRM-SC se ilumina em laranja para apoiar a campanha de prevenção ao câncer da pele

Publicado em:

Dezembro foi o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para sua Campanha de Conscientização sobre o Câncer da Pele.

No mês em que inicia o verão, esta foi a maneira encontrada pela SBD para atrair atenção às informações de prevenção e diagnóstico precoce das neoplasias da pele.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos diagnosticados no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano.

Nesse ano em Santa Catarina, a Sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina terá sua iluminação na cor laranja durante todo o mês de dezembro, em apoio à Campanha desenvolvida anualmente pela SBD.

“O assunto é extremamente relevante para os catarinenses, visto que a ocorrência dos tumores malignos da pele é mais frequente em Santa Catarina do que no restante do país” ressalta o dermatologista e Conselheiro do CRM-SC Mauricio Amboni Conti. “Embora a exposição solar exagerada e desprotegida ao longo da vida sejam o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença, a origem caucasiana da maior parte de nossa população e fatores atmosféricos relacionados à redução da camada de ozônio entre as latitudes 25 a 30 certamente são fatores contribuintes para esta incidência aumentada em nosso estado”, completa Mauricio.

Proteção solar, autoexame para reconhecimento das lesões suspeitas e tratamento precoce são as melhores armas para nos proteger das complicações trazidas por uma neoplasia da pele. O CRM-SC une-se à Sociedade Brasileira de Dermatologia em prol desta campanha tão relevante para a população catarinense.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR