CRMSC

  Espaço do Médico

CRM-SC se reúne com representantes do curso de Medicina da Unisul

Publicado em:

Foi descrito o empenho envolvido em adequar o curso às novas diretrizes curriculares do MEC, reforçado sua abertura para atender os alunos a fim de adequar e solucionar as dificuldades inerentes ao novo modelo de internato. Os Representantes da Unisul afirmaram que todos os campos ambulatoriais e hospitalares de estágios contemplam sempre um ou dois docentes contratados para cada período da semana, além de um coordenador local 

A diretoria do CRM-SC esteve reunida com representantes do curso de Medicina da Unisul na última quarta-feira, 16/03, para escutar sobre a implantação do novo modelo de internato médico.

Segundo o coordenador do curso, professor Rodrigo Dias Nunes, após dois anos de tratativas administrativas e acadêmicas, o programa iniciou em 2022, nas 20 Unidades Básicas de Saúde de Palhoça e três de São José, perfazendo um total de 45 equipes de Estratégia de Saúde de Família. “O aluno inserido na UBS tem como premissa a atividade multidisciplinar, compreendendo, colaborando e ampliando seus conhecimentos frente aos diversos profissionais de saúde da estratégia de saúde de família e suas mais amplas vertentes de atividades”.

Além de enumerar uma série de benefícios deste estágio na formação e capacitação acadêmica do aluno de medicina, o Professor Rodrigo lembra que, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Medicina, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), são obrigações do curso de medicina oferecer ao estudante 30% do seu internato de dois anos em UBS.

Sobre os problemas apontados pelos alunos, os representantes salientaram que a nota emitida não reflete a realidade do curso. Segundo eles, a Coordenação do Curso de Medicina, junto à sua Gerência Acadêmica e Diretoria de Campus estão diuturnamente atendendo os alunos do curso a fim de adequar e solucionar as dificuldades inerentes ao novo modelo de internato iniciado há cerca de um mês. Também afirmaram que todos os campos de estágios ambulatoriais e hospitalares contemplam sempre um ou dois docentes contratados para cada período da semana, mais um coordenador local, sempre acompanhados pela Coordenação do Curso de Medicina. Além disso, ainda de acordo com os representantes da Unisul, nos estágios da UBS, a parceria COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde), firmado com a Prefeitura de Palhoça, estabelece contrapartidas em capacitações dos profissionais da área de saúde de seu corpo clínico, diante de suas demandas e necessidades.

O CRM-SC segue acompanhando de forma atenta a formação dos alunos de Medicina no Estado, compreendendo a sua importância e correlação com a futura qualidade do atendimento médico da população catarinense.

Participaram da reunião o Dr. Eduardo Porto Ribeiro, presidente do CRM-SC; o Dr. Marcelo Neves Linhares, segundo vice-presidente do CRM-SC; o Dr. Rodrigo Dias Nunes, Coordenador do Curso de Medicina da UNISUL – Pedra Branca; a Sra. Larissa Albuquerque Dutra, Gerente da UNISUL – Campus Pedra Branca e o Sr. Rodrigo da Silva Alves, Diretor da UNISUL.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR