CRMSC

  Espaço do Médico

Dezembro Laranja alerta sobre a prevenção do câncer de pele

Publicado em:

Neste mês de dezembro, a sede do CRM-SC terá a sua iluminação na cor laranja em apoio à campanha Dezembro Laranja, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para alertar sobre a prevenção e conscientização do câncer de pele.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, é o mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Proteção solar, autoexame para reconhecimento das lesões suspeitas e tratamento precoce são as melhores armas para proteger de complicações trazidas por uma neoplasia da pele. 

Apresenta-se como:

– Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.

– Feridas que não cicatrizam em até quatro semanas

– Nesses casos, deve-se procurar o mais rápido possível o médico dermatologista (especialista em pele).

Como prevenir:

– Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

– Procurar lugares com sombra.

– Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.

– Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.

– Usar filtro solar próprio para os lábios.

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas, podendo destruir estas estruturas.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR