CRMSC

  Espaço do Médico

Dia Internacional da Mulher: Mulheres representam 40,3% dos médicos em Santa Catarina

Publicado em:

Em Santa Catarina, dos 19.501 médicos ativos – 7.867 são mulheres, representando 40,3%. Deste total de médicas, 4.525 (57,7%) têm registro de qualificação de especialista (RQE). A pediatria é a área com maior número de profissionais, chegando a 21%, seguido de clínica médica com 15% e ginecologia e obstetrícia com 14%.

De acordo com o estudo “Demografia médica no Brasil”, de 2018, o sexo feminino já predomina entre os médicos mais jovens, sendo 57,4%, no grupo até 29 anos, e 53,7%, na faixa entre 30 e 34 anos. No geral, os homens ainda são maioria entre os médicos, com 54,4% do total de profissionais.

 

Presença feminina no Corpo Conselhal do CRM-SC

A autarquia foi constituída em 1958, mas somente em 1983, as mulheres passaram a compor o corpo conselhal. No total, 37 conselheiras tomaram posse em 62 anos de CRM-SC. As primeiras conselheiras foram as médicas, Ana Nunes de Faria Stamm e Miriam Tavares da Cunha Melo.

Ana Nunes de Faria Stamm conta que estava nos primeiros anos de carreira e aprendeu muito sobre o exercício da profissão, “principalmente, sobre a seriedade e importância do trabalho executado pelo CRM, tanto para os profissionais médicos como para a sociedade”, destaca. Miriam Tavares da Cunha Melo lembra que para ela foi uma experiência muito rica do ponto de vista profissional, “naquela época éramos em poucas médicas no estado, para mim serviu de aprendizado e mudou meu olhar perante a profissão”.

No atual corpo de conselheiros, dos 42 integrantes, 11 são mulheres (foto abaixo). A conselheira Graziela Schmitz Bonin, que também representa Santa Catarina no Conselho Federal de Medicina, ressalta sobre o grupo, “somos homens e mulheres que estão lado a lado lutando pelo mesmo objetivo – a boa prática da medicina”. A médica diz, ainda que, “através da competência profissional e do exemplo conquistamos nosso espaço e isso incentiva outras mulheres a também buscar seu lugar na profissão e na sociedade”.

 

Mulheres são maioria entre colaboradores do CRM-SC

O CRM-SC possui um quadro de 91 colaboradores, e destes, 67% são mulheres. Como forma de homenagear todas as 61 colaboradoras do Conselho (foto abaixo), destacamos a experiência profissional de duas: Maria Elizabete da Silva, do setor de Fiscalização, que está no CRM-SC há 42 anos e da Claudete Iracema Alves, coordenadora do setor de Processos Éticos, com 35 anos de casa.

As duas são as colaboradoras com mais tempo de CRM e lembram o início da carreira. “Eu entrei no Conselho com 18 anos, naquela época eram 2.200 médicos inscritos. Os cinco funcionários eram responsáveis por todos os processos, pois não existia a setorização das demandas”, lembra Elizabete. Há oito anos é uma das responsáveis pela cobrança da documentação que regulariza a certificação dos estabelecimentos de saúde. “Eu venho trabalhar feliz, porque tudo que tenho é resultado do meu esforço e trabalho”.

Claudete conta que assumiu o setor de Processos em 1992, época em que todo o trabalho era registrado manualmente. “Hoje tudo é digitalizado, desde denúncias até as atas dos julgamentos”. Afirma que tem muito prazer e orgulho em trabalhar no Conselho. “Amo o que faço, me sinto útil e sei que ainda tenho muito para contribuir no CRM”.

Conselheiras da atual gestão do CRM-SC (2018-2023)

Colaboradoras da sede do CRM-SC

Curta e Compartilhe:
VOLTAR