Eleição do CFM ocorrerá nos dias 6 e 7 de agosto

A eleição do Conselho Federal de Medicina (CFM) para o mandato 2024-2029 será realizada nos dias 6 e 7 de agosto, das 8h às 20h, de forma on-line, assim como ocorreu no ano passado nas eleições dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs). O mandato dos atuais 54 conselheiros federais encerra no dia 30 de setembro, e os médicos dos 26 estados e do Distrito Federal elegerão um conselheiro federal titular e um suplente.

Para votar, os médicos que atuam em Santa Catarina devem estar em situação regular junto ao CRM-SC (sem débitos ou pendências administrativas) e com os dados cadastrais atualizados. Caso haja alguma pendência, o profissional deverá resolvê-la até 30 de julho, data limite para a regularização, no site do CRM-SC – Espaço do Médico.

A votação poderá ser feita pelo celular, tablet ou computador, de maneira rápida e simples.  E assim como nas eleições dos CRMs em 2023, o processo contará com os mais modernos recursos tecnológicos para proteger o sigilo do voto e a autenticidade da identidade do médico votante.

A autenticação da identidade será feita por diversos meios: biometria facial, certificado digital e em nuvem (padrão ICP-Brasil) e com código PIN recebido por e-mail ou SMS, com duplo fator de autenticação, por isso é importante manter os dados cadastrais atualizados no CRM-SC.

Voto: O voto é obrigatório para todos os médicos, sendo facultativo para quem tem mais de 70 anos. Apenas os médicos que atuam exclusivamente como militares não podem votar e ser votados.

Portal das Eleições: A partir de 24 de abril, o CFM disponibilizará o portal das eleições – www.eleicoescfm.org.br – com  informações sobre o pleito e com espaço para consulta da situação do médico junto ao seu CRM.

Novidade: Neste ano, o processo de inscrição de chapas tramitará eletronicamente no sistema SEI-Medicina. Por meio da plataforma serão feitos os registros das chapas (das 8h do dia 3 de junho até às 18h do dia 10 de junho) e a tramitação dos documentos. Os candidatos interessados podem antecipar o cadastro como usuários externos no site: https://portalsei.cfm.org.br/para-o-cidadao/cadastro-de-usuario-externo/.

Clique e confira o Edital de Eleições CFM 2024-2029