Eleições CFM: O voto é obrigatório e as regularizações de pendências e atualizações cadastrais devem realizadas até 30 de julho

As eleições do Conselho Federal de Medicina (CFM) serão realizadas nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, das 8h às 20h, de forma on-line. O voto é obrigatório, mas facultativo para os maiores de 70 anos. Também deverão votar os médicos estrangeiros com inscrição no Conselho Regional de Medicina no estado onde atuam.

Nestas eleições, só não votam os profissionais inscritos exclusivamente como “médico militar”, médicos inativos, novos médicos inscritos ou em débito até cinco dias úteis antes da data de início da eleição (30/7/24) ou profissionais que não atendam aos requisitos dispostos na Resolução CFM Nº 2.335/2023.

O médico que não puder votar deverá justificar a ausência até o dia 7 de outubro de 2024 no site https://eleicoescfm.org.br, caso não justifique dentro do prazo, deverá pagar multa ao CRM-SC.

Regularização de pendências com o CRM-SC

Para votar o profissional deverá estar em situação regular junto ao CRM-SC (sem débitos ou pendências administrativas) e com os dados cadastrais atualizados. Caso haja alguma pendência, o médico deverá resolvê-la até o dia 30 de julho de 2024, data em que será gerado o colégio eleitoral com todos os médicos em situação regular, no site do CRM-SC – Espaço do Médico.

Sendo assim, as regularizações após esta data não habilitarão o médico a votar, bem como não será possível resolver pendências financeiras ou realizar a atualização de dados nos dias de votação.

Votação eletrônica

A votação poderá ser feita pelo celular, tablet ou computador, de maneira rápida e simples.  E assim como nas eleições dos CRMs em 2023, o processo contará com os mais modernos recursos tecnológicos para proteger o sigilo do voto e a autenticidade da identidade do médico votante. A autenticação da identidade será feita por diversos meios: biometria facial, certificado digital e em nuvem (padrão ICP-Brasil) e com código PIN recebido por e-mail ou SMS, com duplo fator de autenticação, por isso é importante manter os dados cadastrais atualizados no CRM-SC.

Portal da Eleições

O portal das eleições – www.eleicoescfm.org.br – disponibiliza todas as informações sobre o pleito, respostas para dúvidas frequentes e espaço para consulta da situação do médico junto ao CRM-SC.