Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
<<<Voltar

Em reunião com Secretário da Saúde, CRM-SC manifesta preocupação com atendimento pediátrico e fila de cirurgias eletivas

Publicado em:

Em visita à Secretária de Estado de Saúde, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, manifestou a preocupação da autarquia com a situação registrada nas emergências e nas UTIs pediátricas do estado. Recebido pelo secretário Aldo Baptista Neto e pelo secretário adjunto, Alexandre Lencina Fagundes, Porto alertou que a situação, bastante grave, pode piorar com a chegada do inverno e que são necessárias medidas emergenciais.
O próprio CRM-SC vai alertar a população sobre a importância de medidas preventivas – o que inclui o cumprimento do calendário vacinal. Em paralelo, acrescentou Porto, é essencial que o Estado busque meios de ampliar a oferta de atendimento.
O CRM também está alerta para a situação da fila de cirurgias eletivas. O acúmulo de procedimentos atrasados prejudica os pacientes, que podem sofrer com a complicação de quadros clínicos não tratados, e expõe os médicos a situações de grande stress. Segundo Porto, o CRM-SC tem a atribuição de fiscalizar a prática da medicina no estado e está à disposição para contribuir nas discussões sobre soluções para a situação.
O secretário Aldo Baptista Neto falou dos esforços que tem sido feitos para ampliar a infraestrutura de UTIs e acelerar a realização de cirurgias. Ele destacou que o Estado deve ter 68 novas unidades de UTIs neonatais e pediátricas nos próximos meses e acrescentou que estão sendo executadas ações para aumentar o volume mensal de cirurgias eletivas realizadas no estado.
Acompanhado pelo Conselheiro Marcelo Lemos e pelo assessor da presidência, Sander DeMira, o presidente do CRM aproveitou a oportunidade para convidar o secretário a ser um dos palestrantes do FEMESC, marcado para o dia 1º de julho. O representante do Governo vai falar sobre os planos do Estado para a valorização do profissional médico.

Reunião ocorreu na segunda-feira, dia 30/05, no gabinete da SES

Curta e Compartilhe: