CRMSC

  Espaço do Médico

Jornal Notícias do Dia: “Doenças respiratórias exigem ação do Estado e cuidados individuais, alerta presidente do CRM-SC”

Publicado em:
Entrevistado pelo jornalista Fábio Gadotti, do Jornal Notícias do Dia, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, falou sobre um dos temas que preocupam os médicos catarinenses – a alta nos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças. “Os relatos que recebemos indicam que esse ano há um pico bastante acentuado – desde já, antes da chegada do inverno propriamente dito -, no número de crianças que buscam atendimento de urgência e emergência nos hospitais catarinenses. Há casos leves, representados pelos resfriados comuns, mas se observou alarmante aumento de casos mais graves, associados a gripes e bronquiolites, relacionadas principalmente ao vírus sincicial respiratório mas também à influenza e até ao adenovirus. Isso vem provocando a lotação dessas estruturas e afeta o atendimento”. 
Eduardo Porto Ribeiro ainda destacou a importância de o Estado adotar medidas urgentes  (“Para atender a demanda crescente nas emergências pediátricas, por exemplo, é preciso aumentar a oferta de infraestrutura, principalmente com mais profissionais e novas UTIs”) e lembrou que é essencial o planejamento de longo prazo de soluções duradouras para garantia de atendimento adequado à população. 
Por fim, falou da importância da prevenção. “Há uma orientação que serve para crianças, adultos e idosos. A atualização do calendário vacinal. Os dados mostram que precisamos ampliar o número de vacinados para doenças como sarampo, influenza, entre outras”. 
Clique no link para ler a reportagem completa. 
Curta e Compartilhe:
VOLTAR