Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
<<<Voltar

Médica intensivista Lara Kretzer apresenta: “Protocolo de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia

Publicado em:

Bioética e escassez de recursos diante da pandemia da COVID-19 foi tema do primeiro webinar do CRM-SC, realizado na quinta-feira, 30/07. A médica intensivista no Hospital Universitário HU/UFSC, no Hospital Baia Sul e no Hospital Nereu Ramos em Florianópolis, Lara Kretzer discutiu o assunto.

A médica destacou a necessidade de antecipar a escassez de recursos para fazer um planejamento técnico para que em momentos de crise seja possível ter rapidez de ações e com isso salvar o maior número de vidas, em sobrecarrega do sistema de saúde. “Estamos vivenciando um momento de pandemia mundial, por isso, a elaboração de um protocolo ajuda a dar mais transparência para a sociedade sobre a tomada de decisão, baseados em critérios técnicos e éticos. E o mais importante, que será aplicado por todas as equipes e para todos os pacientes”, relatou.

Lara é uma das autoras do Protocolo de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia por COVID-19, publicado por quatro entidades médicas, sendo, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e a Academia Brasileira de Cuidados Paliativos (ANCP). O documento busca orientar os médicos sobre os critérios para internação de pacientes com COVID-19, diante da possibilidade iminente de falta de recursos, equipamentos e medicação nossa realidade atual, mas sem necessidade de implementar o protocolo proposto na rede de saúde do país.

Assista o Webinar – https://www.youtube.com/watch?v=qZBJeFjvGCs

Curta e Compartilhe: