CRMSC

  Espaço do Médico

Ministro da Saúde Visita o CRM-SC

Publicado em:

Foco na atenção básica à saúde, fortalecida com a criação da Secretaria Nacional de Atenção Primária à Saúde. Esta foi a principal mensagem do ministro Luiz Henrique Mandetta, durante sua passagem por Florianópolis a convite do Fórum de Ética do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). Segundo Mandetta, é hora de reestruturar o Sistema Único de Saúde do Brasil. “Para começar, o meu cliente tem que ser bem tratado”, disse o ministro, referindo-se aos usuários do SUS. “Existe uma coisa sádica no Brasil que é o paciente do SUS, que sustenta o sistema, ter que entrar nas unidades de saúde pela porta dos fundos. Isso precisa mudar. Ser contratado pelo SUS é um excelente negócio para todos”.

Recebido já na chegada ao CRM-SC pelo presidente Marcelo Linhares, diretores, conselheiros e pelo conselheiro federal Anastácio Kotzias, amigo pessoal do ministro, Mandetta disse que muita coisa foi feita nos primeiros oito meses de gestão e que agora é necessário organizar a participação de estados e municípios no atendimento aos pacientes. No esquema atual, afirmou, há muitos hospitais pequenos com baixa resolutividade. “Talvez tenhamos que deixar que os Estados cuidem dos procedimentos de alta complexidade e organizem o sistema, enquanto municípios atendem baixa e média complexidade”, ponderou. “Ainda não temos um modelo, precisamos estudar bem a situação.

Sobre a questão das vacinas, o ministro lembrou da baixa taxa de vacinação em vários municípios e informou que o Ministério da Saúde está preocupado com a situação. “A gente recomenda que as unidades de saúde se organizem. Estamos pedindo reforço nas fábricas para ir abastecendo as secretarias de saúde para em outubro fazermos uma grande campanha de vacinação”.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR