Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
<<<Voltar

Momento da Ética aborda “Ensino Médico: Quantidade é qualidade?

Publicado em:

A edição de outubro do Momento da Ética, debateu a qualidade do ensino médico no país. A palestra “Ensino Médico: Quantidade é qualidade? foi apresentada pelo conselheiro federal pelo estado de Santa Catarina, Anastácio Kotzias Neto, que também é corregedor do CRM-SC.

No primeiro semestre deste ano o CFM publicou um estudo, em que foi mostrada a falta de estrutura de muitas escolas médicas. Na maioria dos municípios onde funcionam as escolas médicas abertas recentemente, não há leitos hospitalares de internação, equipes de saúde da família ou hospitais de ensino disponíveis ou em quantidade para proporcionar aos alunos o cenário recomendado de práticas. Além disso, o País não conta com professores em número suficiente para o ensino de disciplinas privativas da medicina, conforme a Lei nº 12.842/13.

Atualmente o Brasil possui 376 escolas médicas, sendo 19 em Santa Catarina. “Esses números mostram que não precisamos de mais faculdades, mas sim de cursos de medicina que consigam oferecer formação adequada e de qualidade aos estudantes e oferecer condições que os médicos se fixem em locais que os necessite”, diz Kotzias.

Momento da Ética aconteceu na quarta-feira, dia 26/10, às 19h30, com transmissão ao vivo para todos os médicos pelo Canal do Youtube do CRM-SC: www.youtube.com/CRMSC1.

 

 

Curta e Compartilhe: