CRMSC

  Espaço do Médico

Momento da Ética debate a importância das pesquisas avançadas e as fontes científicas na Medicina

Publicado em:

O primeiro Momento da Ética de 2024, evento virtual promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, abordará a importância das pesquisas avançadas e as fontes científicas de informações para a área médica. O webinar ocorrerá no dia 28/02, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube (www.youtube.com/CRMSC1) e Instagram (@crm.sc).

O CRM-SC oferece, gratuitamente, o acesso ao MEDLINE Complete (do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), uma ferramenta de apoio aos médicos catarinenses que apresenta uma base de dados bibliográficos em texto completo, com acesso aos principais periódicos de biomedicina e saúde. A iniciativa é uma parceria da autarquia com a EBSCO Information Services, fornecedora global de conteúdos e tecnologias de base de dados de pesquisa, serviço de descoberta, e-books, e revistas de todo o mundo.

E para apresentar as funcionalidades da solução aos médicos, no dia 28 de fevereiro, o Momento da Ética receberá o especialista em treinamentos da EBSCO Brasil, Antonio Ribeiro Butter, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas e Mestre em Administração de Empresas, que abordará as “Pesquisas avançadas na Medline Complete, sua fonte científica de informações”.

Ferramenta

“É uma ferramenta muito importante e com conteúdo de extrema relevância para os médicos pesquisadores e também para o conhecimento e atualização de todos os profissionais da Medicina”, explica o conselheiro federal e corregedor do CRM-SC, responsável pelo Momento da Ética, Anastácio Kotzias Neto.

Para acessar o Medline Complete, basta o médico acessar sua área restrita do site do CRM-SC (www.crmsc.org.br), utilizando seu login e senha, entrar no Portal do Conhecimento e clicar no link da base de dados. No primeiro acesso é preciso fazer um cadastro informando alguns dados e criação de login e senha, esse cadastro deve ser feito computador, e depois é possível acessar por aplicativo no celular com as mesmas credenciais cadastradas.

Periódico

Por meio da Medline Complete, os médicos têm acesso ao texto completo de mais de 2.500 periódicos científicos indexados na ferramenta, de mais de 420 editores mundiais, como JAMA (Journal of American Medical Association); Annals of Internal Medicine; The American Surgeon; Journal of Clinical Oncology, Family Practice, entre outros.

Além dos periódicos indexados na MEDLINE, a plataforma EBSCO traz resultados da ScieLo (Scientific Electronic Library Online), DOAJ (Directory of Open Access Journals) e milhares de outros periódicos pré-revisados por pares tudo em um único local.

A plataforma abrange mais de 300 especialidades e assuntos afins, entre as quais em Anestesiologia, Cardiologia, Endocrinologia, Genética e Genômica, Farmacologia, Bioquímica e Diabetes.

 

Confira no vídeo abaixo a palestra na íntegra:

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR