CRMSC

  Espaço do Médico

Momento da Ética debate impactos do uso do CHATGPT na prática médica

Publicado em:

A popularidade instantânea do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial levanta diversos questionamentos. Essa nova tecnologia pode ser usada como ferramenta na Medicina? Diversos aspectos relacionados ao tema serão debatidos na edição de maio do Momento da Ética, evento virtual do CRM-SC que terá a participação do médico especialista em clínica médica e acupuntura, Ari Ojeda Ocampo Moré, que também é professor da UFSC e coordenador do MEDHub da universidade. “Esse é um tema extremamente atual e que precisa ser discutido desde já pela categoria”, diz o corregedor do CRM-SC e responsável pelo Momento da Ética, Anastácio Kotzias Neto.

Moré diz que a inteligência artificial – e não apenas o ChatGPT – pode apoiar os médicos na tomada de decisão, na pesquisa de informações para casos clínicos e na elaboração de textos com dados técnicos. “Mas é fundamental ter em mente que nada vai substituir o trabalho do médico”. Procedimentos como a boa anamnese e os exames clínicos seguem essenciais. Além disso, diz, o uso das novas tecnologias acrescenta a necessidade de preocupação extra com a responsabilidade legal e ética pela proteção de dados pessoais dos pacientes.

O Momento da Ética acontecerá na quarta-feira, dia 31/05, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo para todos os médicos pelo Canal do Youtube do CRM-SC: www.youtube.com/CRMSC1 e Instagram @crm.sc.

 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR