CRMSC

  Espaço do Médico

NOTA DE REPÚDIO

Publicado em:

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) vem a público, por meio desta nota, manifestar seu total repúdio a agressão física covarde e imotivada sofrida por médico residente no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, na manhã de hoje.

O ato de violência, que culminou em cirurgia reconstrutiva da face do médico, foi praticado por pessoa que, sem qualquer conhecimento técnico, discordou da conduta e procedimento médico realizado quando do atendimento da esposa, paciente gestante, em trabalho de parto.

A brutalidade e desumanidade jamais se justificam.

Infelizmente, a agressão em Itajaí não é fato isolado e repete-se por todo País. Diante do aumento significativo de relatos de casos dessa natureza, o CFM e CRMs vem desenvolvendo campanha contra a violência, orientando a necessidade de registro desse tipo de crime por meio de boletim de ocorrência, bem como postulando junto das autoridades a adoção de medidas para o combate as agressões aos médicos no ambiente de trabalho.

A crise na saúde pública é o estopim na deterioração da relação médico-paciente. O médico tornou-se, equivocadamente, o responsável pelas mazelas inerentes a um sistema de saúde deficitário, decorrente da insensibilidade e incompetência por parte dos gestores associada à incessante campanha depreciativa do trabalho médico a atribuir-lhe os problemas e as deficiências.

O CRM-SC está atento acompanhando o caso e se solidariza com o profissional médico.

 

Florianópolis/SC, 13 de novembro de 2019.

CRM-SC

Curta e Compartilhe:
VOLTAR