Nova gestão do CRM-SC completa dois meses com foco em diálogo, fiscalização e valorização da classe médica Publicado em:
A presidente, Dra. Andréa apresenta balanço das ações já realizadas e destaca planejamento para o segundo semestre de 2025
O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) completa dois meses sob a presidência da Dra. Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira. A nova gestão tem priorizado o fortalecimento do diálogo institucional, a valorização da classe médica e a qualificação dos serviços de saúde no estado.
Entre as primeiras ações, destaca-se a entrega de relatórios de vistoria à Secretaria de Segurança Pública e à Polícia Científica. Os documentos foram elaborados pela força-tarefa do CRM-SC após vistorias nas unidades do Instituto Médico Legal (IML) em 2024, incluindo setores de Medicina Legal, Identificação, Criminalística e Análise Forense. O relatório apontou problemas como precariedade na infraestrutura, falta de insumos e sobrecarga na escala médica. A iniciativa tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para a necessidade de melhorias nessas estruturas, fundamentais para o sistema de justiça e para a saúde pública.
Outro eixo da gestão tem sido o estreitamento do diálogo com outros Conselhos Regionais de Medicina, como o Cremers (RS), CRM-DF e Cremesp (SP). “A troca de experiências entre os CRMs é essencial para promover uma atuação mais eficiente e integrada em defesa da medicina de qualidade”, afirmou a presidente.
Dra. Andréa também participou de reuniões em Brasília com a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM), acompanhada da conselheira federal por Santa Catarina e vice-corregedora do CRM-SC, Dra. Graziela Bonin. A pauta incluiu a integração dos sistemas eletrônicos entre as autarquias, como parte do processo de modernização administrativa.
Em âmbito estadual, o CRM-SC segue dialogando com a Secretaria de Estado da Saúde sobre pautas relevantes, como a situação das maternidades filantrópicas e a recomposição salarial dos médicos da rede pública.
Planejamento: aproximação regional e revitalização das delegacias
Para o segundo semestre de 2025, a nova gestão planeja a retomada dos encontros regionalizados com médicos do interior do estado. Já estão confirmadas palestras no Oeste, com a presença dos conselheiros nas cidades de Xanxerê, Concórdia e São Miguel do Oeste.
“Nosso objetivo é estar cada vez mais próximos dos médicos. Para isso, o CRM-SC está engajado em promover vários eventos voltados a toda classe médica, tanto o profissional que está iniciando a sua jornada, quanto para aqueles que estão no mercado de trabalho há mais tempo”, destaca Dra. Andréa.
Além disso, está em andamento o plano de revitalização das delegacias regionais do CRM-SC, localizadas nos municípios de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Porto União, Rio do Sul e São Miguel do Oeste. “Estes investimentos possibilitarão que as regionais tenham a mesma estrutura moderna e confortável da sede”, finaliza a presidente.

Dra. Andréa assumiu a presidência do CRM-SC, no dia 1º de junho