Novos conselheiros federais de Santa Catarina tomam posse em solenidade na Casa do Médico Brasileiro Publicado em:
Os novos conselheiros federais da Gestão 2024-2029 tomaram posse em 1º de outubro de 2024, durante uma cerimônia administrativa na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM), em Brasília (DF). Representantes de Santa Catarina, a médica Graziela Schmitz Bonin, vice-corregedora do CRM-SC, assumiu como conselheira titular, enquanto o médico Marcelo Lemos dos Reis, presidente do CRM-SC, ocupa a posição de conselheiro suplente.
O primeiro encontro no plenário foi para a posse administrativa e todos os 56 conselheiros (um titular e um suplente por unidade da federação, além de dois indicados pela Associação Médica Brasileira – AMB) assinaram o termo de posse, com a missão de fiscalizar e regulamentar a prática médica. Na sequência, os conselheiros titulares elegeram a nova diretoria do CFM.
Os conselheiros, sendo 30 eleitos para o primeiro mandato no CFM e 26 reeleitos, têm a missão de assegurar a qualidade da medicina, promovendo a saúde e o bem-estar da população brasileira.
“Os compromissos assumidos em campanha — de trabalhar por um Conselho mais eficiente, moderno e próximo dos médicos — guiarão minha atuação no CFM como representante de todos os médicos e médicas catarinenses”, destacou a conselheira titular Graziela Bonin.
Entre as atividades, os novos membros se dedicarão à aprovação de resoluções, pareceres e recomendações, além de julgar processos éticos e desenvolver soluções que melhorem o trabalho dos médicos e o atendimento aos pacientes. Eles também atuarão politicamente, buscando sensibilizar parlamentares, gestores e membros do Judiciário em questões relevantes para a categoria, como a limitação da abertura de novas escolas médicas, a valorização dos profissionais e a melhoria das condições de trabalho nas redes pública e privada.
“Meu compromisso é ser a voz de cada médico e médica catarinense, lutando incansavelmente por uma medicina mais inclusiva, inovadora e eficiente”, reforçou o conselheiro suplente, Marcelo Reis.
Esta gestão foi eleita por meio do primeiro processo eleitoral 100% online realizado pelo CFM, em agosto, e contou com ampla participação da categoria em Santa Catarina, elegendo os representantes do estado com 72,2% de aprovação e um total de 10.959 votos.
Conheça os conselheiros federias por Santa Catarina
Graziela Schmitz Bonin – CRM 9185-SC | Cirurgia Geral – RQE n°18248 – Cirurgia Plástica – RQE n°6040
Graduou-se pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2001. Concluiu residência médica em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário da UFSC, em janeiro de 2006. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC). Exerce sua especialidade em clínica privada e na Maternidade Unimed na região do Vale do Itajaí.
No Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), é conselheira e vice-corregedora, tendo atuado também como coordenadora da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame), coordenadora de Comunicação e secretária-geral.
No CFM, foi conselheira suplente na Gestão 2019-2024, tendo coordenado nesse período as Câmaras Técnicas de Cirurgia Plástica e de Queimaduras.
Já foi membro da Comissão do Médico Jovem e integrou as Comissões de Fiscalização e Codame Nacional, tendo participado ativamente da elaboração da Nova Resolução e do Manual de Publicidade Médica do CFM.
Marcelo Lemos dos Reis – CRM 8310-SC | Ortopedia e Traumatologia – RQE n° 2849
Graduou-se pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 1995. Concluiu residência médica em Ortopedia e Traumatologia, no Hospital de Traumato Ortopedia Dr. Mário Jorge, em 1998.
Fez MBA em Gestão Hospitalar, em 2018, e Informática em Saúde, pelo Hospital Sírio Libanês, em 2019. Também finalizou mestrado em Ciências Médicas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2003.
Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia –Regional Santa Catarina e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Ombro e Cotovelo.
Atuou como secretário-adjunto da Saúde do Estado de Santa Catarina, superintendente dos Hospitais Públicos do Estado e diretor do Hospital Celso Ramos (SC).
Atualmente, exerce a função de presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC).
A chapa vencedora tem como propósito tornar o Conselho Federal mais eficiente no exercício das suas funções, com melhores ferramentas tecnológicas para concretizar pleitos históricos Medicina, como a carreira de estado e a segurança do ato médico.
Clique aqui para conhecer os novos conselheiros da Gestão 2024-2029 do CFM EFETIVOS E SUPLENTES