Organização Mundial da Saúde ressalta importância do check-list para segurança do paciente
Publicado em:
A parceria do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) com a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Santa Catarina (SAESC), disseminando o slogan “Faça Certo, torne Seguro!”, busca conscientizar a comunidade em torno das práticas que reforçam a segurança dos pacientes. Cirurgias seguras salvam vidas, ressalta a campanha. Neste sentido, a Lista de Verificação de Segurança Cirúrgica da Organização Mundial da Saúde (OMS) foi desenvolvida após ampla consulta com o objetivo de reduzir erros e eventos adversos, ressaltando o trabalho em equipe e a comunicação em cirurgias. Conforme os parceiros da campanha, os procedimentos previstos na lista devem ser replicados nos ambientes hospitalares, pois trata-se de um checklist simples que ajuda médicos e enfermeiros a trabalharem em equipe, comunicarem melhor e aumentarem a segurança do paciente. A lista de verificação demonstrou redução significativa tanto na morbidade quanto na mortalidade e é utilizada pela maioria dos profissionais cirúrgicos mundialmente. Trata-se de um protocolo essencial para a anestesiologia. Cada hospital pode adaptar o checklist, mas a base deve ser a recomendada pela OMS.
Passos simples que salvam vidas
Em sua primeira etapa, ainda antes da anestesia, deve ser confirmada a identidade do paciente, além de ser conferida qual cirurgia será feita. Devem ser checadas alergias e riscos. A segunda etapa, antes da incisão, toda a equipe se apresenta, confirmando o local e o tipo de cirurgia, além da verificação dos materiais e exames disponíveis. A etapa seguinte, a ser feita antes de sair da sala cirúrgica, onde devem ser conferidos instrumentos e compressas, além de serem revisados os cuidados após a cirurgia com o devido registro de complicações caso ocorram. Mais segurança, menos riscos! A lista da OMS salva milhões de vidas no mundo todo. Confiança para o paciente, organização para a equipe médica. A segurança do paciente é prioridade! A Lista de Verificação da OMS ajuda a salvar vidas, evitando erros em cirurgias com passos simples, mas muito importantes.
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação em nosso site. Ao utilizar, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.