CRMSC

  Espaço do Médico

Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama

Publicado em:

 

Neste mês de outubro, o CRM-SC terá sua iluminação na cor rosa em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa, criado na década de 90 nos EUA, visando ampliar a luta contra o câncer de mama e estimular a participação da sociedade no fomento de ações de prevenção à doença.

Segundo informações divulgadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA) em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata. 

CUIDADOS

No Brasil, em 2020, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais, como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso, não ter amamentado e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o País, de acordo com dados do INCA.

A prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.

SINTOMAS

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.

DIAGNÓSTICO

 O diagnóstico precoce aumenta em 90% as chances de cura da doença e possibilita que a pessoa leve uma vida com qualidade. Há algumas formas de se detectar o câncer de mama, sendo uma delas o exame de toque. Tão importante quanto o exame de toque, é a realização da mamografia, por isso ela deve ser realizada anualmente para mulheres a partir dos 40 anos de idade.

   

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR