CRMSC

  Espaço do Médico

Palestra: Debate e curiosidades médicas em torno da obra Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci

Publicado em:

A arte faz parte do cotidiano das pessoas de diferentes formas, seja através da dança, música, cinema, literatura ou pintura. Ela é a principal forma de expressar sentimentos e as experiências de vida permitindo, com isso, o desenvolvimento humano.  Com o objetivo de aproximar a Arte da comunidade médica, a Comissão de Bioética e Humanidades Médicas do CRM-SC, juntamente com a Cátedra de Bioética do Porto – Unesco e a Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina realizaram na noite de quarta-feira , 27/11, no auditório da sede do CRM-SC a palestra “A História da Arte e as Doenças” – parte II.

O palestrante foi o ex-presidente do CRM-SC e ex-presidente do CFM, Roberto Luiz D´Avila, e o tema foi a pintura Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci. A obra é uma das pinturas mais famosa e valiosa do mundo, e desperta interesse na literatura médica. “O quadro é analisado pelos profissionais da medicina de forma muito profunda, existe um compêndio com possíveis diagnósticos sobre as doenças de Mona Lisa”, comentou D´Avila. Entre eles estão, a existência de um lipoma na parte superior da mão direita, de um xantelasma próximo do olho direito e a postura de Mona Lisa indica gravidez recente. “Mas a lista de diagnósticos é extensa, há quem defende uma provável paralisia labial e até surdez e alcoolismo. No total são 16 prováveis doenças”, salientou o palestrante.

Após a apresentação com as curiosidades em torno da obra, a palavra foi aberta ao público para compartilhar informações e opiniões. O coordenador da Comissão de Bioética e Humanidades Médicas do CRM-SC, Armando d´Acampora, ressaltou que a programação retornará em março de 2020. “Vamos trazer novos temas para o debate, desde curiosidades até informações técnicas”.  As inscrições são gratuitas e são feitas pelo e-mail eventos@crmsc.org.br.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR