Search in posts
Search in pages

Palestras da 1ª noite do 13º Fórum de Ética Médica abordam ações na pandemia de Covid-19

O CRM-SC realiza nos dias 13, 14 e 15 de outubro o 13º Fórum de Ética Médica. Neste ano, devido a pandemia da Covid-19, o evento está sendo totalmente on-line.

A primeira edição do Fórum ocorreu em 2008 e marcou a comemoração dos 50 anos de CRM-SC, na gestão do presidente Anastácio Kotzias Neto e desde então é o evento mais aguardado pelos médicos de Santa Catarina.

O evento aborda assuntos de interesse da classe médica, jurídica e da sociedade. Já passaram palestrantes de renome nacional e internacional, presidentes de entidades médicas, conselheiros do CRM e CFM, promotores, juízes, professores, ex-ministros da saúde, como o professor Dr. Adib Jatene, em 2009 e o Dr. Luiz Henrique Mandetta, em 2019. A edição deste ano também conta com palestrantes de peso, como o médico português, professor catedrático da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Dr. Rui Nunes.

AÇÕES DO CRM-SC E CFM NA PANDEMIA DE COVID-19

A primeira noite do evento – terça-feira, dia 13 –  trouxe as ações realizadas pelo CRM-SC e CFM na pandemia da Covid-19. O presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado, destacou os desafios frente ao cenário atual. Ele citou que o CRM priorizou ações de apoio ao médico com a criação do portal Covid-19, no site do CRM-SC, onde foi disponibilizado seis canais de interação com os médicos, documentos e orientações técnicas, como pareces e recomendações. Ortellado destacou a implantação de um sistema para a emissão de receitas e formulários livres digitais que facilitou de forma segura e sigilosa a prescrição de medicamentos.

“Esse sistema foi um grande avanço para os médicos de Santa Catarina, pois está permitindo ao profissional exercer com mais tranquilidade a telemedicina”, afirmou. Até o dia 30 de setembro foram emitidas pelo sistema de receituário online – 21.607 receitas normais, 51.248 receitas controladas e 8.150 formulários livres.

Ortellado citou também, a implementação do Programa de Compliance do CRM-SC, além das atividades realizadas e serviços prestados aos médicos neste período. “Nosso desafio é estar cada vez mais próximo dos médicos, facilitando e agilizando o acesso aos serviços oferecidos pelo Conselho”.

O segundo palestrante da noite foi o 2º vice-presidente do CFM, Alexandre de Menezes Rodrigues, que enfatizou quatro frentes desenvolvidas pelo Conselho Federal de Medicina neste período de pandemia. A primeira está relacionada às condições de trabalho do médico, seguido da valorização do papel médico junto à sociedade e nos seus locais de trabalho. “Todas as ações, seja na justiça ou junto dos órgãos reguladores tentamos avaliar o papel do médico, inclusive com as discussões jurídicas relacionadas à validação automática dos diplomas dos médicos formados em instituições do exterior”.

O terceiro ponto destacado por Menezes foi sobre o exercício ético da medicina, seja na lida com medicamentos, prescrições eletrônicas e telemedicina. E por último, o apoio ao médico através de linhas de crédito, garantia do uso de EPIs e permissão para a realização de consultas online.

Assista as duas palestras na íntegra aqui: