Podcast do CRM-SC aborda saúde sexual masculina

Em episódios anteriores, programa destacou a importância das vacinas

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) lançou um podcast com a participação de médicos catarinenses que estimula a discussão de assuntos de interesse público e a promoção da saúde em Santa Catarina. Batizado de Sua Saúde, o programa é veiculado no canal do YouTube do Conselho e em plataformas de streaming de áudio. O episódio mais recente tem a participação do Conselheiro do CRM e urologista Jovânio Fernandes da Rosa e traz orientações sobre a saúde sexual masculina.

O programa faz um alerta sobre a venda de soluções “milagrosas” pela internet de produtos sem qualquer comprovação de eficácia. Segundo Jovânio da Rosa, é preciso atenção redobrada à grande quantidade de propaganda de produtos para a sexualidade masculina que inclui itens que se anunciam como “descobertas recentes ou pesquisas inovadoras”, o que pode não ser verdade. Pacientes podem estar sendo ludibriados por promessas enganosas.

Esse é o terceiro episódio do podcast – disponível aqui. Na conversa, que tem a participação do presidente do CRM, Eduardo Porto Ribeiro, também são abordados os famosos “sprays para impotência”, que na prática não tem qualquer vantagem comprovada sobre os comprimidos, embora sejam anunciados como mais seguros e eficazes. “Na prática, inventam formulações com medicamentos conhecidos para conseguir vendê-los mais caro pela internet”.

O programa aborda também as clínicas que vendem injeções penianas prometendo a “cura definitiva” da impotência. “As injeções intracavernosas são tratamentos de segunda linha, utilizadas por homens em que os medicamentos via oral não podem ser utilizados ou não funcionaram. São tratamentos eficazes, mas incapazes de curar ou reverter o quadro de disfunção erétil. Algumas clínicas fazem este tipo de propaganda enganosa, com objetivo de vender meses de tratamento por preços exorbitantes”.
O presidente do CRM-SC, Dr. Eduardo Porto Ribeiro considera grave que estejam enganando a população desta forma. Ele diz que a entidade pode receber denúncias sobre o assunto e que comunica o Ministério Público sempre que tem ciência de qualquer caso concreto de propaganda enganosa. Para relatar Denúncias, clique aqui.

As edições anteriores do podcast Sua Saúde abordaram a importância das vacinas. Nas próximas semanas serão publicados programas sobre questões como a importância do pré-natal e os riscos associados ao uso de “chips de beleza ou emagrecimento” e esteróides.

Para acessar o programa no Spotify, clique aqui

Para acessar o programa no youtube, Clique aqui