CRMSC

Presidente do CRM-SC participa do Encontro da Oftalmologia Catarinense

Publicado em:

O presidente do CRM-SC Marcelo Lemos dos Reis, participou no último sábado, 09/11, do Encontro da Oftalmologia Catarinense, em Lages.

Na oportunidade apresentou a trajetória dos 66 anos do CRM-SC, em defesa da boa prática da medicina, atuando como órgão fiscalizador, judicante, cartorial e também através de atividades educativas.

Reis destacou em sua fala, a criação da Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina em parceria com as autoridades catarinenses da Polícia Civil, do Ministério Público, do PROCON e da Vigilância Sanitária. “Criamos também um canal específico para denúncias para que médicos e pacientes possam levar ao conhecimento do CRM-SC a atuação de profissionais não habilitados que exercem atos privativos aos médicos”. As denúncias podem ser feitas em https://crmsc.org.br/exercicio-ilegal-da-medicina/ .

Outro ponto levantado pelo presidente do CRM-SC foi sobre a qualidade do ensino médico e o número de escolas médicas no Brasil. Atualmente o país conta com 390 escolas, mas existem 294 pedidos para abertura de novos cursos. “O que nos preocupa são que esses pedidos e muitos cursos já em funcionamento não atendem os critérios estabelecidos pela Portaria 531, do Ministério da Saúde, que define, por exemplo, o número de leitos no SUS para a prática por vaga, existência de hospital de ensino ou unidade hospitalar, além de equipes multiprofissionais de atenção primária à saúde”.

Lemos, ressalta que quando estas recomendações não são cumpridas o ensino é precário podendo comprometer a qualidade dos serviços prestados à comunidade, por isso, o dirigente defende a aplicação do exame nacional de proficiência em Medicina, que está em trâmite no Senado Federal.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR