Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
<<<Voltar

Presidente do CRM-SC prestigia lançamento da 4ª edição do Registro Hospitalar de Câncer

Publicado em:

O presidente do CRM-SC, Marcelo Linhares participou nesta terça-feira, 26/11, do lançamento da Revista do Registro Hospitalar de Câncer, do Hospital Infantil Joana de Gusmão – HIJG, que neste ano chega a sua quarta edição.

A revista traz dados epidemiológicos coletados no período de 2014 a 2018 e visa apresentar informações que possam contribuir para o entendimento da doença e para o planejamento de políticas mais eficazes de enfrentamento do câncer.

A coordenadora do Serviço de Onco-hematologia da instituição e responsável pela publicação, pediatra Denise Bousfield da Silva apresentou o conteúdo da revista, que leva em consideração, por exemplo, o quantitativo de casos por tipo de câncer, faixa etária e sexo, distribuição de procedência de pacientes por região geográfica de Santa Catarina. Conforme os dados, nos últimos quatros anos, a sobrevida em Santa Catarina foi de 85,75%, enquanto que a taxa média no Brasil é de 63%. A maior incidência é de leucemia, seguido de linfomas. Os dois totalizam 43% dos casos tratados no hospital. “Somos referência estadual no tratamento do câncer infantil e esses dados ampliam nosso estudo para melhorar ainda mais o atendimento”, ressalta a pediatra.

O presidente do CRM-SC destacou em sua fala o orgulho em integrar o corpo clínico do hospital há 20 anos e a importância da publicação para a comunidade médica. “A revista fornece informações valiosas sobre o câncer infantil no estado possibilitando o aperfeiçoamento, tanto hospitalar como dos profissionais que atuam nesta área”, finalizou.

Curta e Compartilhe: