CRMSC

  Espaço do Médico

Presidentes do CFM e do CRM-SC debatem Sigilo Médico

Publicado em:

A edição de março do Momento da Ética, debate mensal promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), será especial, com a participação do presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, do presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, e de sete ex-presidentes da autarquia catarinense: Daniel Knabben Ortellado, Marcelo Neves Linhares, Vicente Pacheco Oliveira, Roberto D´Ávila, Newton Martins Mota, Antônio Silveira Sbissa e Anastácio Kotzias Neto, atual corregedor e responsável pelo evento.

Em pauta, uma questão chave para a boa prática da medicina: o sigilo médico, considerado essencial para o estabelecimento de relações de confiança entre pacientes e profissionais de saúde.

O evento, online, ocorre na quarta-feira, dia 29/03, será transmitido a partir das 19h30 pelo canal do Youtube (www.youtube.com/CRMSC1) e no Instagram (@crm.sc) do Conselho. O sigilo médico merece um capítulo inteiro no Código de Ética Médica. O artigo 74 da norma determina, por exemplo, que é vedado ao médico “revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente”.

“Desde a anamnese, parte essencial do tratamento, o médico precisa conhecer a fundo a vida do paciente. Isso exige a criação de uma relação de confiança que depende, entre outros fatores, da certeza, por parte do indivíduo que busca tratamento, de que as informações repassadas estão protegidas”, diz Anastácio Kotzias Neto. “A realização de exames, os tratamentos e o acompanhamento também garantem ao médico o acesso a fatos da vida do paciente que são de foro íntimo e devem ser tratados e guardados com muita responsabilidade”.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR