Search in posts
Search in pages

Saúde mental dos médicos em tempos de pandemia

O CRM-SC preocupado com a saúde mental dos médicos neste período de pandemia pela COVID-19. Assista o vídeo abaixo onde o presidente do CRM-SC, Marcelo Neves Linhares e o conselheiro e vice-corregedor, Fabio Firmino Lopes RQE 9857 comentam sobre algumas situações comuns.

Neste difícil momento pelo qual todos estamos passando, o CRM-SC solicita que as médicas e os médicos catarinenses estejam atentos à sua própria saúde emocional. Uma pandemia como a atual, que demanda grandes esforços dos médicos e demais profissionais de saúde, aumenta de forma inédita seu estresse e sua predisposição a sintomas psiquiátricos.

Fique atento a sensações de exaustão mental e física, diminuição da empatia e da capacidade de tomar decisões clínicas, angústia, pensamentos obsessivos e depressão.

As médicas e médicos terão de lidar com um alto grau de estresse profissional, além daquele que todos estão tendo em suas vidas privadas, com o isolamento social e confinamento relativo, na tentativa de reduzir a velocidade com que a pandemia pode evoluir.

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina reconhece a angústia dos médicos que, além de seu imprescindível trabalho na linha de frente, nos atendimentos aos suspeitos e doentes acometidos pela COVID-19, precisam lidar com o distanciamento de seus familiares e o temor constante quanto à saúde de seus entes queridos.

O respeito aos próprios limites é o modo mais efetivo e seguro de ir além e seguir em frente.

O profissional que se cuida cuidará melhor do paciente.

Texto do conselheiro e vice-corregedor do CRM-SC – Fabio Firmino Lopes CRM 4933 RQE 9857