CRMSC

  Espaço do Médico

Secretário de Estado da Saúde apresenta Política Hospitalar de SC aos conselheiros do CRM

Publicado em:

A última reunião do Pleno do CRM-SC ocorreu na noite desta segunda-feira, 16/12, e contou com a visita institucional do secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, que apresentou aos conselheiros a nova Política Hospitalar de Santa Catarina.

Homologada em agosto deste ano pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), novos critérios e classificações passam a ser adotados pelas unidades hospitalares existentes em Santa Catarina. Entre eles, citam-se, número de leitos SUS, taxa de ocupação de leitos, grau de complexidade, localização estratégica, entre outros. Haverá um incentivo extra para determinadas instituições que deverão disponibilizar leitos para o atendimento de saúde mental, uma área crítica no estado.

“Nossa intenção com essa política é fomentar a regularização das instituições junto ao Estado, bem como, ao CRM e Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros para que o serviço ofertado tenha todas as condições necessárias para aumentar a segurança da população”, ressaltou Zeferino. A proposta foi construída com a participação de representantes do governo do Estado, da CIB, composta por gestores municipais, e ouvindo as demandas das instituições filantrópicas.

O presidente do CRM-SC, Marcelo Linhares destacou que as informações apresentadas são importantes, porque dão transparência e maior efetividade à saúde estadual e reforçou que os diversos setores do CRM, especialmente, o Setor de Fiscalização, estão imbuídos no propósito de auxiliar os gestores públicos a alcançarem esses objetivos. Ao final da apresentação, o secretário também respondeu questões dos conselheiros.

Da esquerda para direita: Secretário-geral, Eduardo Porto Ribeiro,  Presidente, Marcelo Neves Linhares, Secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino e o Conselheiro, Marcelo Lemos dos Reis.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR