Setembro Amarelo alerta para a importância do debate sobre a prevenção ao suicídio

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção ao suicídio. Neste mês, a Sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina terá sua iluminação na cor amarela em apoio à Campanha desenvolvida anualmente pelas duas entidades.

Neste ano de 2021 a campanha ganha ainda mais relevância, devido ao contexto de quase dois anos da pandemia de Covid-19. O elevado número de mortes, além do aumento significativo da fome e do desemprego são indicadores que estão elevando os quadros de ansiedade, depressão, síndrome de Burnout e demais transtornos que estão incrementando o aumento de casos de suicídio.

De acordo com dados do Centro de Valorização da Vida (CVV), no Brasil a cada 45 minutos uma pessoa comete suicídio sendo que cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos suicídios podem ser prevenidos. Por isso, fique atento aos sinais de: isolamento; falta de interessante por atividades cotidianas; desequilíbrio emocional; abuso no uso de drogas; redução do autocuidado e em comentários relacionados à morte e suicídio.

Ao perceber a persistência dos sinais citados acima, busque conversar com amigos e familiares próximos e procure ajuda profissional. A CVV disponibiliza o número 188 para atendimento gratuito visando a prevenção ao suicídio, através de ligação de telefone fixo ou celular.

Mais informações: https://www.setembroamarelo.com/