CRMSC

  Espaço do Médico

Site do CRM-SC passa a contar com software de acessibilidade com leitura do conteúdo em áudio e Libras

Publicado em:

O site do CRM-SC, desde o dia 20/04, conta com uma nova funcionalidade, visando garantir acesso ao conteúdo para pessoas com necessidades especiais.

O aplicativo Rybená é um software especializado que por meio de uma personagem em 3D auxilia pessoas com deficiência auditiva, visual ou com baixo letramento a obter, de forma dinâmica e em tempo real, a tradução do conteúdo de texto em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e áudio.

Para o presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado, a instalação do software representa um passo significativo para a aproximação da autarquia com a sociedade. “A ferramenta possibilita uma melhor interação entre pessoas com necessidades especiais e o site do CRM. E também demonstra a preocupação da autarquia em estar próxima de todos os médicos e da sociedade, atendendo a um dos grandes objetivos desta gestão”.

Recursos

Para utilizar o aplicativo, basta o usuário clicar sobre os ícones localizados ao lado direito da tela e em seguida selecionar o texto e escolher a forma de tradução em Libras ou áudio.

O recurso permite o entendimento das páginas eletrônicas por parte do público com limitações de acesso: pessoas com deficiências intelectuais (por exemplo, síndrome de Down), analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldade de leitura e de compreensão de textos. Outra vantagem da ferramenta é o fato de oferecer 5.276 sinais cadastrados na base de dados.

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR