CRMSC

  Espaço do Médico

Sociedades médicas buscam apoio do CRM-SC para combater o exercício ilegal da Medicina

Publicado em:

A violação do ato médico e a invasão de especialidade foi tema de reunião, na terça-feira (09), entre o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e as Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, de Dermatologia, de Endocrinologia e Otorrinolaringologia.

Os presidentes regionais das sociedades foram recebidos pelo presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis e pela 1ª vice-corregedora, Graziela Schmitz Bonin. Durante a reunião, eles expressaram sua preocupação em proteger a população contra práticas médicas inadequadas por parte de profissionais não qualificados e solicitaram o apoio do Conselho para combater o exercício ilegal da medicina.

Preocupação

O presidente regional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Rogério Schutzler Gomes destacou o número elevado de pacientes que apresentam intercorrências após a realização de procedimentos estéticos com profissionais não habilitados. “Diariamente recebemos pacientes que buscam correção, após um procedimento realizado sem nenhum cuidado ou estrutura adequada. Isso nos preocupa, pois é um problema de saúde pública”.

A comercialização de medicações sem receita, com a finalidade de emagrecimento foi citado pela presidente regional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, Adriana Striebel. “Temos preocupação com o uso abusivo e indiscriminado dessas substâncias, muito usadas para fins estéticos. Esse tipo de medicação precisa de tratamento e acompanhamento adequado, pois podem ser nocivas à saúde”.

Ações do CRM-SC

Marcelo Lemos dos Reis reiterou o apoio do CRM-SC às preocupações das Sociedades, comprometendo-se a expandir e fortalecer as medidas de combate à ilegalidade na medicina. A 1ª vice-corregedora destacou as iniciativas do CRM-SC e do Conselho Federal de Medicina (CFM) contra a prática ilegal da medicina, incluindo ações judiciais para revogar resoluções que invadem a prática médica e fiscalizações diárias para promover a correta prática médica.

Como encaminhamento da reunião, foi proposto uma campanha educativa para conscientizar a população sobre a importância de procurar especialistas qualificados para procedimentos médicos.

Também participaram da reunião: a presidente regional da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Juliana Kida Ikino; o presidente regional da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, Delmer Polmeni, além da assessora jurídica do CRM-SC, Mariah Martins e a advogada Daniela Gonçalves.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR