CRMSC

  Espaço do Médico

Surto de dengue em SC: uso de repelente é medida de prevenção

Publicado em:

O surto de dengue que afeta Santa Catarina é o tema do episódio mais recente do podcast “Sua Saúde”, produção do CRM-SC. O presidente Eduardo Porto Ribeiro recebeu a infectologista Renata Zomer, que falou sobre sintomas, diagnóstico e prevenção. Entre as medidas necessárias para se proteger, ela indicou o uso de repelente.

“Usar repelente é uma medida paliativa, que não acaba com o mosquito, mas que impede que ele venha até você. A recomendação é passar repelente duas vezes por dia, pelo menos, principalmente no início da manhã e no final da tarde, que é quando os mosquitos estão mais ‘alvoroçados’”, destacou Renata Zomer, que integra a Câmara Técnica de Infectologia do CRM-SC e também é diretora do Hospital Nereu Ramos.

No momento, Santa Catarina vive um aumento de casos da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC), pelo menos 145 dos 295 municípios do Estado estão em situação de infestação do mosquito.

Durante a conversa no “Sua Saúde”, a infectologista Renata Zomer também falou sobre os sintomas da doença e os sinais de alerta após o diagnóstico. Segundo a especialista, os sinais mais comuns de que a pessoa pode estar infectada pelo vírus são semelhantes aos de uma gripe: febre, dor no corpo e dor de cabeça.

A íntegra dessa edição do podcast “Sua Saúde” está disponível aqui.

Renata reforçou que, ao identificar esses sintomas, é importante que a pessoa procure atendimento médico para receber um diagnóstico. Caso o quadro de dengue seja confirmado, é fundamental que a pessoa se mantenha hidratada, e que fique atenta aos sintomas que podem indicar um agravamento do quadro.

“Os sinais de alarme são vômitos, dor abdominal contínua, desidratação, fraqueza extrema, desmaios e sangramentos de mucosas. Caso apresente esses sintomas, a pessoa deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) imediatamente”.

A infectologista também fez um apelo para que as pessoas reforcem os cuidados para evitar a proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti. “A gente precisa cuidar da nossa casa, do nosso ambiente, e fazer a denúncia aos meios adequados se verificar alguma casa ou local com água parada e sem limpeza periódica. Cuidar do que é nosso para poder proteger o outro”.

Em Florianópolis, denúncias podem ser feitas por meio do site da Vigilância Sanitária ou pelo telefone (48) 3212-3902.

O podcast Sua Saúde foi criado pelo CRM-SC para disseminar informação de qualidade sobre saúde. Os episódios já gravados incluem conversas com especialistas sobre vacinas, saúde do sono, dores nas costas, uso de anabolizantes, entre outros.

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR