CRMSC

  Espaço do Médico

Telemedicina e Residência Médica foram os temas da 2ª noite do Fórum de Ética Médica do CRM-SC

Publicado em:

A segunda noite de palestras do 13º Fórum de Ética Médica do CRM-SC abordou temas que interferem na atuação e qualificação do médico.

O primeiro tema foi sobre Telemedicina abordado pelo primeiro vice-presidente do CFM, Donizetti Giamberardino Filho, que destacou a necessidade da medicina acompanhar a evolução tecnológica, mas sempre levando em consideração a relação paciente-médico. “A telemedicina serve de ferramenta de apoio à continuidade dos serviços de saúde durante a pandemia”.

A telemedicina foi instituída pela Lei 13.989/20 com o intuito de ser um agente facilitador da prática da medicina, “ela não veio para substituir o médico presencial, ela tem que ser pensada com uma ferramenta de acesso e pode trazer qualidade e eficiência”, ressaltou Giamberardino. Ele detalhou o histórico, bem como, as modalidades, princípios e bases para atuar em telemedicina.

O segundo tema da noite foi Residência Médica, ministrado pela secretária executiva da Comissão Nacional de Residência Médica, Viviane Cristina Uliana Peterle. Ela apresentou o funcionamento do programa através da distribuição de vagas, financiamento de bolsas, gestão, matriz curricular, preceptoria e legislação.

Assista as duas palestras na íntegra aqui:

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR