CRMSC

  Espaço do Médico

Tipo de diabetes mais comum é ‘silencioso’ e aumenta risco de complicações, alerta médica

Publicado em:

Em entrevista ao podcast “Sua Saúde”, endocrinologista Yara Medeiros falou sobre o diagnóstico, monitoração e mudança de estilo de vida em diabéticos 

A demora no diagnóstico e no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 é uma das principais causas para o surgimento de complicações a curto e longo prazos. Em entrevista ao podcast “Sua Saúde”, produzido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), a médica endocrinologista Yara Medeiros falou sobre a importância do acompanhamento com médico especialista e citou a importância de mudanças do estilo de vida que podem postergar a manifestação da doença na fase de pré-diabetes.

O diabetes tipo 2, que corresponde a cerca de 90% dos casos, está associado ao aumento de  AVC (acidente vascular cerebral) e infarto agudo do miocárdio, por exemplo. De acordo com Yara Medeiros, isso acontece pela demora no diagnóstico ou porque os diabéticos não entendem a importância do tratamento de uma doença que não causa sintomas, na maioria das vezes.  O problema muitas vezes é “silencioso” – e pode ser identificado apenas após vários anos.

Yara Medeiros diz que o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para evitar complicações a longo prazo. Ela também destaca a necessidade de que os pacientes sejam “educados” para compreender a importância de acompanhamento médico regular, já que o diabetes pode prejudicar outros órgãos.

Yara comenta ainda que o diabetes é uma doença difícil de se evitar. Mas, apesar dos fatores genéticos envolvidos, é sim possível postergar o seu aparecimento com mudanças no estilo de vida.  “Por conta dos fatores genéticos, o problema aparece em média quando a pessoa tem entre 65 e 70 anos. Mas alguns hábitos e comorbidades podem antecipar  em décadas o diabetes tipo 2. A obesidade é um dos fatores, além da má alimentação, sedentarismo, tabagismo e álcool em excesso. O ponto mais importante do tratamento deste tipo de diabetes é o controle destes fatores”.

O podcast “Sua Saúde” foi criado pelo CRM-SC para disseminar informação de qualidade sobre saúde. Os episódios já gravados incluem conversas com especialistas sobre vacinas, saúde do sono, dores nas costas, uso de anabolizantes, entre outros.

Ouça o episódio no Spotify Aqui 

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR