CRMSC

  Espaço do Médico

União da categoria é essencial para valorizar o médico, garantir condições de trabalho adequadas e melhorar atendimento à comunidade

Publicado em:

A 23ª Edição do Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (Femesc) deve ser o ponto de partida para apresentação de sugestões para as autoridades e, principalmente, para a mobilização dos médicos em torno de pautas de interesse comum. “O Femesc não termina aqui”, disse o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, em seu discurso final. “Vamos encaminhar ao Governo do Estado a Carta do Femesc, com propostas objetivas de ações que devem ser implementadas para melhorar a saúde pública em Santa Catarina, e vamos nos esforçar, sempre unidos, para que essas boas ideias se transformem em realidade”.

O evento, promovido pelo Conselho Superior de Entidades Médicas (Cosemesc), teve como ponto de partida a discussão sobre a realidade atual do mercado de trabalho dos médicos. O painel, apresentado pelo Secretário Geral do Simesc, Leopoldo Back, teve a mediação do Presidente da ACAMESC, Jorge Abi Saab Neto, e a participação de Lisiane Anzanello, Vânia Maria Caruso Bícego e Edevard José de Araújo.

O cenário traçado é preocupante. Expostos a sobrecarga de trabalho, médicos de todo o estado atuam muitas vezes em condições inadequadas e tem baixa remuneração. Além do excesso de vínculos trabalhistas e da insegurança característica da “pejotização”, enfrentam problemas provocados pela falta de infraestrutura e pela escassez de investimentos em manutenção e melhorias de instalações e equipamentos.

A situação atual e o futuro da profissão preocupam os dirigentes de entidades médicas. Principalmente por causa da abertura indiscriminada de novos cursos, vários deles incapazes de atender critérios de qualidade, e pela oferta desenfreada de novas vagas. Em vez de quantidade, concordaram os participantes do evento, é essencial a preocupação com a qualidade da formação dos futuros médicos.

O problema da distribuição de profissionais pelo País deve ser enfrentado com planejamento e ações estruturais – não com o simples despejo de incontáveis médicos no mercado. O painel intitulado “O que queremos para o médico em Santa Catarina” teve a coordenação do Presidente do Simersul, Licínio Argeu Alcântara, e a moderação do presidente da ACM, Ademar José de Oliveira Paes Jr. Além deles, participaram dos debates o deputado estadual Vicente Caropreso, o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente, e o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, Alexandre Lencina Fagundes.

O painel mostrou que atualmente 25% dos médicos catarinenses estão em Florianópolis, cidade que concentra 6% da população do estado. Para levar mais médicos a outras regiões, é necessário investir em infraestrutura e também criar condições que garantam segurança trabalhista para os profissionais se instalarem onde haja demanda. “A carreira de estado do médico é essencial para o enfrentamento desse problema, o que trará benefícios para todo o sistema de saúde. Com mais infraestrutura e profissionais em outras localidades, vai se diminuir a necessidade de pacientes viajarem até a capital em busca de tratamento”, diz Eduardo Porto Ribeiro.

Conselheiro do CFM por Santa Catarina, o médico Anastácio Kotzias encerrou a programação com uma palestra sobre o presente o futuro da profissão. Destacou os problemas causados pela disseminação de novas escolas que não atendem padrões de qualidade na formação de futuros profissionais e o achatamento da remuneração dos médicos. Além de apostar na qualidade do atendimento e na relação médico-paciente, a busca de soluções para a valorização do trabalho médico passa pela união da categoria e até pela mobilização política.

Fotos: Cristiano Andujar

Participantes do 1º painel que debateu a Realidade do Médico em SC hoje

Participantes do 2º painel: O que queremos para o médico em Santa Catarina

Participantes da abertura oficial do evento

Palestrante Dr: Anastácio Kotzias Neto

Coordenador do Cosemesc e presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro

Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Medeiros Parente

Evento ocorreu de forma híbrida: presencial e transmitido pelo Youtube do CRM-SC

Presidente do CRM-SC transmite a coordenação do Cosemesc ao Simesc

 

Clique aqui para assistir ao evento na íntegra

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR