CRMSC

  Espaço do Médico

Vice-corregedor do CRM-SC marca presença no VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas do CFM

Publicado em:

O vice-corregedor do CRM-SC, conselheiro Marcelo Lemos dos Reis participou, em Brasília, nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, do VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas. Realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o evento apresentou discussões sobre a presença e as perspectivas das humanidades na formação médica neste século. Além de uma conferência sobre “Humanidades Médicas: um buquê de princípios para anunciar o retorno da primavera essencial”.

Em dois dias de debates, oficinas e apresentação de trabalhos, a programação do VIII Congresso teve a apresentação de palestras por especialistas membros da Comissão de Humanidades Médicas do CFM, seguidas de mesas redondas que discutiram o ensino das humanidades nas escolas de medicina.

A coordenadora do encontro, Helena Maria Carneiro Leão, também 2ª secretária do CFM, destacou o objetivo do evento: “com este oitavo Congresso, pretendemos estimular ainda mais a sensibilidade do médico brasileiro e também incentivar os jovens estudantes sobre a arte da medicina, em seu mais amplo contexto.

Oficinas – O Congresso deu espaço para oficinas de debates, que contribuíram para uma maior interação entre os participantes. As discussões tiveram temáticas como o “Nascer”, “Viver plenamente envelhecer dignamente” e o “Morrer”. As oficinas também discutiram o papel do cinema e das artes em geral para a humanização da medicina e a comunicação médico-paciente na era da internet. Este último tema foi apresentado pelo médico Chao Lung Wen, que é professor da USP e chefe da disciplina de Telemedicina do Departamento de Patologia da FMUSP.

Apresentação de trabalhos – A exemplo das outras edições, o VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas contou com espaço para a apresentação de obras científicas sobre temas relacionados às humanidades médicas.

 

Vice-corregedor do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis e o conferencista DR. Chao Lung Wen, que falou sobre a comunicação médico-paciente na era da internet.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR