Vice-corregedor do CRM-SC participa do Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2023, em Belo Horizonte

O vice-corregedor do CRM-SC, conselheiro Marcelo Lemos dos Reis participou, em Belo Horizonte, do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2023, realizado pelo Conselho Federal de Medicina.

O evento, que ocorreu de 14 e 15 de setembro, discutiu temas de interesse para a saúde e à assistência da população. Dentre os tópicos em destaque na programação, estiveram as novas regras para publicidade médica, que foram recentemente aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e divulgadas no Diário Oficial da União.

Segundo o presidente do CFM, José Hiran Gallo, o II ENCM 2023 foi um espaço privilegiado para desenvolver e alinhar estratégias de ação para o sistema formado pelos conselhos e pelo movimento médico nacional.

O evento também estimulou a aproximação entre o sistema de conselhos e o mundo da política. Como parte dessa estratégia, a abertura do encontro foi marcada pela conferência “Da Medicina ao Parlamento”, proferida pelo deputado Federal Dr. Frederico (Patriota-MG). Ele compartilhou suas perspectivas sobre a relação entre a medicina e a esfera parlamentar.

Programação – No primeiro dia do II ENCM 2023, os participantes acompanharam o debate sobre direito médico, em mesa-redonda coordenada pela conselheira federal, Maria Teresa Renó Gonçalves (AP). Junto com ela, estiveram a presidente do CRM-MG, Ivana Raimunda de Menezes Melo, e o coordenador jurídico do CFM Alejandro Bullón, e a advogada Marcella Oliveira Pinho, da Assessoria Jurídica do Conselho, que se trouxeram suas visões sobre as tentativas de criminalização do ato médico e a pejotização na saúde pública e privada.

Também houve debate sobre “Publicidade Médica: para onde caminhar?”, A discussão explorou as implicações e os impactos das novas diretrizes na prática médica, no campo da comunicação e nas interações com os pacientes. De forma complementar, a experiência do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) foi apresentada pela vice-presidente da instituição, Juliana Albuquerque.

No segundo dia de II ENCM 2023, o evento debateu debates sobre temas, como cooperação como promotora de saúde, educação e qualificação médica. A atividade se encerrará com a conferência “Humanidades: luz para a medicina”, sob a responsabilidade do ex-presidente do CFM, Roberto Luiz d’Avila.

Carta

Ao final do evento foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, em prol do exercício da Medicina no século XXI.

Clique aqui para ler a Carta na íntegra.

Na foto, vice-corregedor do CRM-SC Marcelo Lemos dos Reis, presidente do CFM José Hiran Gallo e o ex-presidente do CFM e do CRM-SC, Roberto d’Avila