CRMSC

  Espaço do Médico

Webinar discute o Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia

Publicado em:

O CRM-SC e a Sociedade Catarinense de Pediatria realizaram na noite de terça-feira (3/11) webinar para discutir o Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia.

O evento online abordou temas importantes para a identificação e em defesa ao enfrentamento à violência. “Esse assunto é extremamente importante, porque a pandemia acentuou essa realidade, médicos têm observado o aumento de violência contra a criança e contra a mulher, por isso, a necessidade da discussão”, destacou o presidente do CRM-SC, Daniel Ortellado.

Já a presidente da Associação Catarinense de Pediatria, Rosamaria Medeiros e Silva ressaltou que, “a disseminação de informações sobre essa questão é estratégica para conter os altos índices de violência. O isolamento social aumentou significativamente o número de casos de violência doméstica o que nos preocupa e nos mobiliza”. O webinar teve a moderação do pediatra e conselheiro do CRM-SC, Marcelo Gurgacz.

PALESTRAS

A primeira palestra tratou sobre a Atuação do Ministério Público na proteção dos direitos da criança e do adolescente no contexto da pandemia. O promotor de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, João Luiz de Carvalho Botega citou as ações praticadas no período de pandemia.

A médica pediatra e coordenadora das equipes de atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual no Hospital Universitário da UFSC e do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Vanessa Borges Platt, abordou sobre o Panorama epidemiológico e as Ações institucionais. Confira nesse link a apresentação com dados e estatísticas referentes à violência.

A terceira palestra foi sobre os Aspectos psicológicos da violência intrafamiliar contra a criança e adolescente. O psicólogo do juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher de Florianópolis, Ricardo Luiz de Bom Maria apresentou informações importantes sobre comportamento intrafamiliar e como identificar a violência.

E por fim, a médica pediatra e membro da RAIVS – Rede de Atenção Integral às Pessoas em Situação de Violência Sexual da Grande Florianópolis -, Tatiana de Andrade Lemos trouxe os Sinais de Alerta e Prevenção.

Assista o evento na íntegra:

 

Curta e Compartilhe:
VOLTAR