Nesta terça-feira (10/12), a Comissão de Combate ao Exercício Ilegal da Medicina realizou mais uma operação para impedir a atuação de não-médicos.
O CRM-SC, Procon-SC e CRO-SC, estiveram em uma clínica, no centro de Florianópolis, onde uma dentista realizava procedimentos privativos da medicina, como: blefaroplastia (cirurgia em pálpebras) llifting facial e rinoplastia (cirurgia no nariz), para recolhimento de informações, documentos e vistoria.
A profissional, que estava no local, foi autuada pelo Procon por propaganda enganosa, diante das publicidades em suas redes sociais, divulgando atos privativos da Medicina. O órgão também remeterá o caso à Polícia Civil, para as medidas criminais pertinentes. Perante o Conselho Regional de Odontologia, a dentista responderá processo ético-profissional, por extrapolar os limites da atuação.
Leia Também: Operação Notifica dentista que atua em Balneário Camboriú
Segundo o CRO-SC, além de realizar procedimentos fora da área de atuação da odontologia, a dentista divulgava propaganda enganosa de “rinomodelação definitiva”, o que não existe, já que o procedimento tem duração limitada, sendo necessário refazê-lo, após determinado período.
O CRM-SC reforça o alerta aos pacientes sobre os perigos em realizar procedimentos médicos com profissionais não habilitados. Blefaroplastia, rinoplastia e lifting facial são atos que só podem ser realizados por médicos.
Além dos riscos durante o procedimento cirúrgico, o ato anestésico, se realizado de forma errônea, pode causar choque anafilático. A técnica operatória inadequada pode culminar em necroses, deformidades e outras sequelas graves irreversíveis.