Nota de Esclarecimento: CFM e CRM-SC esclarecem critérios de acesso ao prontuário médico

Diante da notícia amplamente divulgada de que entidades médicas catarinenses buscam pactuar com a autoridade policial e o Ministério Público a flexibilização do acesso ao prontuário médico, O Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) vêm esclarecer aos médicos e à sociedade catarinense o que segue:

Leia mais

Sociedades médicas buscam apoio do CRM-SC para combater o exercício ilegal da Medicina

A violação do ato médico e a invasão de especialidade foi tema de reunião, na terça-feira (09), entre o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina e as Sociedades Brasileiras de Cirurgia Plástica, de Dermatologia, de Endocrinologia e Otorrinolaringologia.

Leia mais

Presidente do CRM-SC participa de reuniões na AHESC – FEHOSC e na PGE/SC

O presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, participou de reuniões institucionais com os presidentes da Associação de Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC), Maurício José Souto-Maior, e da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC), Ir. Neusa L. Luiz, e também com o procurador-geral do Estado de Santa Catarina, Márcio Vicari.

Leia mais

Demografia Médica CFM: número de médicos em Santa Catarina duplica em 13 anos

A quantidade de médicos em Santa Catarina dobrou de 2011 para cá, segundo dados da Demografia Médica 2024, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (8), aponta que o estado tinha 11.790 médicos há 13 anos e, agora, conta com 24.754 profissionais. Com isso, a densidade por mil habitantes também cresceu: passou de 1,89 para 3,15 médicos por cada grupo de mil pessoas.

Leia mais

I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes do CFM

No dia 3 de abril ocorrerá o I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento vai debater temas como a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, o doping nos esportes de alto rendimento e os efeitos adversos no uso de anabolizantes, entre outros temas e será transmitido pelo Zoom e pelo YouTube do CFM.

Leia mais

CRM-SC e OAB/SC firmam novo Termo de Acordo de Cooperação para Defensor Dativo

O CRM-SC e a OAB Santa Catarina, por meio de seus presidentes Marcelo Lemos dos Reis e Cláudia Prudêncio, respectivamente, celebraram novo Termo de Acordo de Cooperação, regulamentando a nomeação e a remuneração dos Defensores Dativos que tenham interesse em atuar em processos ético-profissionais e/ou procedimentos administrativos perante o CRM-SC a partir de abril de 2024. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 21 de março até 9 de abril de 2024, diretamente no site do CRM-SC.

Leia mais

CRM-SC celebra 66 anos com olhar para o futuro digital

Em artigo publicado na Jornal Notícias do Dia, em 20 de março de 2024, na editoria de “Opinião do Leitor”, o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, discorre sobre os 66 anos do CRM-SC, completados neste mês, e o futuro digital da instituição.

Leia mais

Momento da Ética apresenta uma ferramenta para dar suporte à decisão clínica

O Momento da Ética apresentará aos médicos catarinenses a DynaMed, uma ferramenta de apoio à decisão, que os profissionais poderão usar para obter respostas clínicas.
Glória Rodrigues, gerente de Implementação e Sucesso do Cliente das soluções de Clinical Decisions da EBSCO para América Latina e Caribe, é a convidada da edição de março do evento, que ocorrerá no dia 27, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do CRM-SC (www.youtube.com/CRMSC1).

Leia mais

Novas regras de publicidade médica entram em vigor nesta segunda-feira, 11 de março

As novas regras para a publicidade médica, conforme a Resolução 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM), entram em vigor a partir desta segunda-feira, 11 de março.

Leia mais