CRMSC

  Espaço do Médico

Serviço do CRM-SC simplifica notificação compulsória

Publicado em:

A tecnologia, usada pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) para oferecer o receituário digital aos médicos, agora vai permitir que os profissionais tenham maior facilidade também para encaminhar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informações para notificação compulsória de doenças.
Prevista em lei, a notificação às autoridades da suspeita ou confirmação de determinadas doenças ou eventos de saúde pública é considerada importante para a identificação de possíveis surtos e como meio de acelerar medidas de prevenção. Nesse momento será possível fazer a notificação de mais de 40 doenças – meningite, raiva humana, malária, leptospirose, entre outras.
“A digitalização desse serviço vai agilizar e simplificar o envio de informações desde os consultórios e clínicas até a Vigilância”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro. “Hoje há colegas que enfrentam dificuldades para cumprir a obrigatoriedade”. O acesso ao formulário para notificação compulsória é feito no Espaço do Médico.  
Em encontro recente no CRM, o Superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, e a Gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor reforçaram a importância da notificação – e, principalmente, do encaminhamento dos dados no prazo adequado, o que serve de alerta tanto para medidas preventivas quanto de informação para o planejamento da ação dos órgãos públicos de saúde.

Curta e Compartilhe:
VOLTAR