CRM-SC debate medidas de combate à pandemia no Estado, em reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados

O Presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado, participou nesta segunda-feira, 13/07, de uma videoconferência organizada pela Comissão Externa da Câmara dos Deputados, para discutir medidas práticas no enfrentamento à pandemia da COVID-19 em Santa Catarina.

A Deputada Federal Carmen Zanotto coordenou as atividades, que teve a participação do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, do Secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, do Secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Luís Otávio Franco Duarte, dos Senadores catarinenses Esperidião Amin e Jorginho Mello e dos Deputados Federais Celso Maldaner e Angela Amin. Também estiveram presentes na reunião diversas autoridades de entidades ligadas à saúde e parlamentares.

O Presidente do CRM-SC ressaltou a preocupação do Conselho quanto à orientação de que o paciente deve ficar em casa e apenas procurar atendimento quando a doença já estiver em estágio avançado, sendo que nas demais enfermidades, o recomendado é buscar tratamento da forma mais precoce possível. “É preciso garantir a autonomia do médico e do paciente para que, em decisão conjunta avaliem o melhor tratamento, ainda nas fases iniciais da doença”. Ortellado avaliou de forma positiva o interesse da classe política em buscar medidas para melhorar as condições de atendimento em nosso Estado.

A reunião debateu questões como a ocupação dos leitos de UTI, disponibilidade de recursos, falta de insumos médicos e agilidade para a realização de testes diagnósticos.

Acesse a gravação da reunião na íntegra no link abaixo: