CRM-SC realiza o 5º ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico nas escolas médicas catarinenses

O CRM-SC iniciou na segunda-feira, dia 02/09, o 5º ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico pelas escolas de médicas da região Oeste de Santa Catarina.

Os formandos em Medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS foram os primeiros a participar dos encontros que orientam sobre deveres e postura profissional, conforme determina o Código de Ética Médica. Na terça-feira, dia 03, a palestra ocorreu na Unoesc, Joaçaba e na quarta-feira, dia 04, na Uniplac, em Lages.

Desde 2022, a autarquia federal realiza aulas sobre direito médico nas universidades do estado com o objetivo de buscar maior aproximação com os futuros médicos e orientar sobre a conduta adequada diante de situações do cotidiano da atuação médica. A segunda vice-presidente do CRM-SC, Andrea Caldeira de Andrada Ferreira destaca a importância da trajetória profissional baseada na ética. “Nosso estado possui, atualmente, 17 escolas médicas e o nosso Conselho está comprometido em auxiliar esses profissionais que estão entrando no mercado de trabalho a compreender os desafios do cotidiano da atividade médica”.

Os encontros incluem a apresentação institucional do CRM-SC e palestra ministrada pela assessora jurídica do Conselho, Mariah Martins que trata sobre questões jurídicas e éticas, como por exemplo, a relação médico-paciente, as condições de trabalho que garantem a prática segura do ato médico, a importância do preenchimento correto do prontuário médico e a publicidade médica.

Confira o Cronograma do 5º Ciclo de Palestras de Ética e Direito Médico

Setembro