CRM-SC sedia reunião de trabalho do Cosemesc

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc) participaram nesta terça-feira (10/02), na sede do Conselho Regional de Medicina – CRM-SC, da segunda reunião de trabalho de 2020.

O principal tema da pauta foi a dificuldade de fechamento da escala de plantão da UTI Neonatal do Hospital Regional de São José Doutor Homero de Miranda Gomes. Os médicos neonatologistas do hospital estiveram presentes na reunião e relataram a preocupação com a falta de profissionais, situação que perdura há anos, mas que se agravou nos últimos meses.  Como encaminhamento, o Cosemesc irá solicitar audiência com o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, no sentido de sensibilizar o Estado a realizar concurso público e para ampliação da remuneração do médico.

Outro tema da pauta foi sobre as vagas remanescentes do curso de Medicina na Unisul Pedra Branca, em Palhoça. O coordenador do curso, Rodrigo Dias Nunes fez uma explanação sobre as mudanças estruturais do curso. Por fim, o representante da Associação Catarinense de Médicos Residentes, Artur de São Thiago Lemes, apresentou a proposta de reajuste do valor da bolsa-residência.

Participaram da reunião: Marcelo Neves Linhares (CRM-SC), Cyro Soncini (Simesc), Ernani São Thiago (ACM), Jorge Saab (Acamesc), Vicente Caropreso (deputado estadual), Artur de São Thiago Lemes (Associação Catarinense de Médicos Residentes), Cristina Pires Pauluci (Simesc), Leopoldo Back (Simesc) e médicos da UTI Neonatal do HRSJ.

A próxima reunião será realizada no dia 14 de abril, no Simesc.