CRM-SC visita hospitais de cinco cidades do Alto Vale do Itajaí Publicado em:
Visitas ocorreram em Petrolândia, Vidal Ramos, Agrolândia, Witmarsum e Vitor Meireles e tiveram o objetivo de averiguar pendências e orientar os gestores para garantir às condições adequadas de atendimento à população
Nesta semana o CRM-SC realizou roteiro de visitas em hospitais de cinco municípios do Alto Vale do Itajaí para averiguar as condições físicas e de trabalho, no sentido de garantir a segurança do ato médico.
As visitas ocorreram em Petrolândia, Vidal Ramos, Agrolândia, Witmarsum e Vitor Meireles. O terceiro vice-presidente e coordenador do Setor de Fiscalização, Vicente Pacheco Oliveira explica que o foco das visitas foi averiguar pendências apontadas em vistorias realizadas no passado pelo CRM-SC, mas que ainda não foram resolvidas pelos hospitais. Como exemplo, ele cita a instalação de aparelho de raio-x e o preenchimento da escala de plantão médico. “A intenção do CRM é dialogar com os diretores técnicos destes hospitais e junto com eles buscar soluções resolutivas para as irregularidades. As visitas não são para punir, mas sim para orientar e garantir que a população tenha acesso adequado à saúde”, ressalta.
Nas visitas, o coordenador do setor de Fiscalização Vicente Pacheco Oliveira esteve acompanhado do médico fiscal, Anderson dos Reis Storti; da agente fiscal, Lorena Bertoli e da assessora jurídica do CRM-SC, Mariah Martins.
Na terça-feira, 29/03, os representantes do CRM-SC estiveram no Hospital Vidal Ramos, onde conversaram com o secretário municipal da saúde, Rodrigo Tabarelli, com o diretor técnico do hospital, Clayton Guimarães e a administradora Jusimara Petry. A instituição está realizando adequações na estrutura física exigidas pela Vigilância Sanitária para a instalação do aparelho de raio-x.
Também na terça-feira foi visitado o Hospital Petrolândia. Na oportunidade conversaram com o secretário municipal de saúde, André Cardoso, com a administradora do hospital, Juliana Cardoso e com o diretor técnico, Carlos Sawada. Os representantes do hospital afirmaram que o aparelho de raio-x já foi comprado e que até o final do mês de abril deverá ser instalado.
Na quarta-feira, dia 30/03, os representantes do CRM-SC estiveram no Hospital Alex Krieser, de Agrolândia, onde conversaram com o administrador Juarez Adriano e com o diretor técnico, Gabriel Ribeiro. Eles explicaram que o projeto arquitetônico para instalação do aparelho de raio-x está para aprovação na Vigilância Sanitária Estadual.
Ainda na quarta-feira, estiveram no Hospital de Witmarsum para conversar com a diretora técnica, Mayura Cardoso. Todas as adequações apontadas pelo setor de Fiscalização do CRM-SC foram realizadas pela instituição. A última visita da equipe do CRM-SC foi no Hospital de Vitor Meirelles, onde estiveram reunidos com a administradora, Isabel Morghenroth. A gestora afirmou que o processo licitatório para aquisição do aparelho de raio-x já ocorreu e a instituição aguarda a vistoria da Vigilância Sanitária para averiguação da estrutura física.
VOLTAR