CRMSC

  Espaço do Médico

Palestra sobre a autonomia do médico e do paciente sob a luz da Bioética encerra o 13º Fórum de Ética Médica do CRM-SC

Publicado em:

A autonomia do médico e do paciente sob a luz da Bioética foi o tema central da última noite do Fórum de Ética Médica do CRM-SC. O médico português, Rui Nunes, que é doutor em Bioética e coordenador do curso de Doutorado em Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto defendeu que alguns bens básicos, como educação e saúde, devem ser de acesso a todos em uma sociedade livre, pluralista, moderna e desenvolvida.

“A solução nunca é discriminar em razão de uma característica arbitrária. A dignidade da pessoa é inerente à condição humana e, portanto, não depende de raça, sexo, cor, condição financeira”. E complementou que, “Assim, dois doentes – com o mesmo tipo de neoplasia – devem ser tratados de forma igual. Já pelo ponto de vista da saúde podem ser tratados com desigualdade: casos não tão graves podem ser tratados diferentemente de casos graves. Não há alternativa senão criarmos, do ponto de vista ético, uma forma de priorização, em que se possa distinguir situações mais complexas de menos complexas. Vários países começaram a implementar essa visão e têm hoje os melhores sistemas de saúde do mundo”.

O palestrante enfatizou que, a união na ética pelo ser humano sem restrições é o que separa um país de 1º mundo de um país de 3º mundo.  

Assista a palestra na íntegra aqui:

Curta e Compartilhe:
VOLTAR