Representantes do COSEMESC se reúnem para encontro mensal na sede do CRM-SC

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), estiveram reunidos na terça-feira, 11/08, na sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, para a reunião mensal.

Os temas abordados no encontro foram sobre o projeto de lei 3716/20 e 3654/2020, ambos tratam sobre os processos de revalidação dos diplomas expedidos por instituições de educação superior estrangeiras. A estrutura hospitalar para o tratamento da COVID-19 também foi discutida. A preocupação das entidades está relacionada à operacionalização dos leitos nos hospitais públicos. “Recebemos a informação de que 191 leitos foram habilitados pelo Ministério da Saúde, mas devido à falta de profissionais não foram viabilizados”, ressaltou o coordenador do COSEMESC, Ademar José de Oliveira Paes Jr.

Outra preocupação levantada pelo presidente da Academia de Medicina de Santa Catarina, Jorge Abi Saab Neto foi a interrupção do tratamento de outras doenças, “os pacientes por medo não estão dando continuidade ao tratamento de várias outras doenças, causando o agravamento das mesmas. Precisamos reforçar a importância desses pacientes continuarem com os tratamentos, principalmente os cardiopatas e oncológicos”.

O impasse sobre o funcionamento da emergência pediátrica no Hospital Regional de São José também foi discutido na reunião. O próximo encontro acontece no dia 8 de setembro, na sede do CRM-SC.

Crédito: Carla Cavalheiro/Simesc