Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages

I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes do CFM

26 de março de 2024

No dia 3 de abril ocorrerá o I Fórum sobre o uso de Esteroides Androgênicos Anabolizantes realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O evento vai debater temas como a deficiência androgênica do envelhecimento masculino, o doping nos esportes de alto rendimento e os efeitos adversos no uso de anabolizantes, entre outros temas e será transmitido pelo Zoom e pelo YouTube do CFM.

leia mais...

CRM-SC e OAB/SC firmam novo Termo de Acordo de Cooperação para Defensor Dativo

20 de março de 2024

O CRM-SC e a OAB Santa Catarina, por meio de seus presidentes Marcelo Lemos dos Reis e Cláudia Prudêncio, respectivamente, celebraram novo Termo de Acordo de Cooperação, regulamentando a nomeação e a remuneração dos Defensores Dativos que tenham interesse em atuar em processos ético-profissionais e/ou procedimentos administrativos perante o CRM-SC a partir de abril de 2024. As inscrições estarão abertas a partir das 10h do dia 21 de março até 9 de abril de 2024, diretamente no site do CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC celebra 66 anos com olhar para o futuro digital

20 de março de 2024

Em artigo publicado na Jornal Notícias do Dia, em 20 de março de 2024, na editoria de “Opinião do Leitor”, o presidente do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, discorre sobre os 66 anos do CRM-SC, completados neste mês, e o futuro digital da instituição.

leia mais...

Momento da Ética apresenta uma ferramenta para dar suporte à decisão clínica

11 de março de 2024

O Momento da Ética apresentará aos médicos catarinenses a DynaMed, uma ferramenta de apoio à decisão, que os profissionais poderão usar para obter respostas clínicas.
Glória Rodrigues, gerente de Implementação e Sucesso do Cliente das soluções de Clinical Decisions da EBSCO para América Latina e Caribe, é a convidada da edição de março do evento, que ocorrerá no dia 27, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube do CRM-SC (www.youtube.com/CRMSC1).

leia mais...

Novas regras de publicidade médica entram em vigor nesta segunda-feira, 11 de março

11 de março de 2024

As novas regras para a publicidade médica, conforme a Resolução 2.336/2023 do Conselho Federal de Medicina (CFM), entram em vigor a partir desta segunda-feira, 11 de março.

leia mais...

Prefeitura de Florianópolis apresenta projeto do Complexo Integrado de Saúde do município para os dirigentes do CRM-SC

5 de março de 2024

O presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), Marcelo Lemos dos Reis, acompanhado da 2ª vice-presidente, Andrea Antunes de Andrada Ferreira, e da conselheira Renata Zomer, participou de uma reunião com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, e com a equipe da Secretaria de Saúde do município, na manhã desta terça-feira (5).

leia mais...

Médicos especialistas em Medicina do Trabalho devem cadastrar o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

5 de março de 2024

Os médicos especialistas em Medicina do Trabalho registrados no CRM-SC já podem realizar o cadastramento do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual é responsável. O cadastro é realizado diretamente no Espaço do Médico. Para isso, o médico precisará informar seu Login/senha e clicar no Menu Cadastro PCMSO.

leia mais...

CRM-SC orienta médico designado perito judicial a responder à justiça para evitar sanções

29 de fevereiro de 2024

O CRM-SC orienta o médico designado perito judicial a responder ao juiz, obrigatoriamente, independente de aceitar ou declinar da nomeação. O profissional não é obrigado a aceitar o encargo de atuar como perito oficial, mesmo quando designado, porém, tanto o Código de Ética Médica como a Resolução CFM n° 1.497/1998, determinam que é dever do médico responder o juiz dentro do prazo estipulado.

leia mais...

CRM-SC disponibiliza passo a passo para solicitação do RQE gratuito até dezembro de 2024

22 de fevereiro de 2024

Os médicos têm até o dia 31 de dezembro de 2024 para fazer a inscrição gratuita do Registro de Qualificação de Especialista (RQE) no CRM-SC. Confira os vídeos tutoriais com o passo a passo para solicitar o RQE, após a conclusão da Residência Médica e/ou aprovação na prova de Título.

leia mais...

Momento da Ética debate a importância das pesquisas avançadas e as fontes científicas na Medicina

21 de fevereiro de 2024

O primeiro Momento da Ética de 2024, evento virtual promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, abordará a importância das pesquisas avançadas e as fontes científicas de informações para a área médica. O webinar ocorrerá no dia 28/02, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube (www.youtube.com/CRMSC1) e Instagram (@crm.sc).
O CRM-SC oferece, gratuitamente, o acesso ao MEDLINE Complete (do Medical Literature Analysis and Retrieval System Online), uma ferramenta de apoio aos médicos catarinenses que apresenta uma base de dados bibliográficos em texto completo, com acesso aos principais periódicos de biomedicina e saúde.

leia mais...

CRM-SC reforça a importância da vacinação contra a Dengue

21 de fevereiro de 2024

As primeiras doses da vacina contra a dengue para aplicação no SUS já chegaram a Santa Catarina e o CRM-SC reforça a importância da população vacinar-se para prevenir a doença.

leia mais...

CRM-SC busca apoio da Alesc para transformar em lei Resolução que obriga presença de ambulância e de equipe médica em eventos

21 de fevereiro de 2024

Os dirigentes do CRM-SC estiveram, nesta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina para uma reunião com o deputado estadual, Vicente Caropreso que tratou sobre pautas de interesse à área da saúde. O presidente da autarquia, Marcelo Reis, acompanhado do 1° vice-presidente, Juliano Pereima de Oliveira Pinto e da 2ª vice-presidente, Andrea Antunes Caldeira de Andrada Ferreira solicitaram o apoio do parlamentar para tornar obrigatória a presença de ambulância e de equipe técnica, incluindo médico presencial, em todos os eventos realizados no estado, através da elaboração de um Projeto de Lei.

leia mais...

CRM-SC realiza Assembleia Geral de Médicos

19 de fevereiro de 2024

O CRM-SC realiza no dia 20 de março a Assembleia Geral de Médicos para apreciação das contas do exercício de 2023 e a Resolução CRM-SC nº 239/2023, que normatiza os procedimentos para o pagamento de diárias, jeton e auxílio de representação no CRM-SC. A primeira convocação será às 19h; em não havendo quórum, a segunda convocação será 30 minutos após e se deliberará com qualquer número de presentes. O link de acesso para a reunião será disponibilizado no site:www.crmsc.org.br.

leia mais...

Dirigentes do CRM-SC participam de reunião no HU-UFSC, em Florianópolis

16 de fevereiro de 2024

Nesta sexta-feira (16), o presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Marcelo Lemos dos Reis, participou de uma reunião com a equipe de gestão do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC), em Florianópolis, acompanhado do 1° Vice-Presidente do CRM-SC, Juliano Pereima de Oliveira Pinto, da 2ª Vice-Presidente do CRM-SC, Andrea Antunes Caldeira de Andrada Ferreira e da médica fiscal do CRM-SC, Vânia Bicego.

leia mais...

Serviços de atendimento móvel de urgência e emergência em eventos em SC devem ter médico presencial, conforme resolução do CRM-SC

1 de fevereiro de 2024

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), responsável por regulamentar a atividade médica neste Estado, definiu as regras para a atuação das empresas que prestam serviços de atendimento móvel de urgência e emergência nos eventos. Desde 2022, quando a Resolução CRM-SC nº 224/2022 foi publicada, empresas prestadoras destes serviços devem ter equipe técnica, incluindo médico presencial, além de instalações físicas e operacionais estruturadas.

leia mais...

CRM-SC reforça alerta sobre viroses de verão

24 de janeiro de 2024

Durante o verão é comum que hospitais, pronto atendimentos e consultórios médicos registrem casos de doenças diarreicas agudas (DDA), conhecidas popularmente como “viroses de verão”. Hábitos durante esse período, em conjunto com o aumento da população flutuante nas cidades, especialmente as litorâneas, podem resultar no aumento expressivo dessas doenças. O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) reforça as orientações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referente aos cuidados que devem ser tomados pela população e pelos serviços de saúde, para evitar surtos da doença.

leia mais...

Anuidade CRM-SC 2024

22 de janeiro de 2024

As anuidades do CRM-SC 2024, tanto de Pessoa Física como Pessoa Jurídica, poderão ser pagas a partir de 1º de janeiro de 2024, utilizando cartão de crédito ou por meio de boleto bancário, diretamente no Espaço do Médico.

leia mais...

Representantes do CRM-SC prestigiam a posse da nova diretoria da ACM

15 de janeiro de 2024

O presidente do CRM-SC Marcelo dos Reis – acompanhado do conselheiro, Roberto D’Avila e do deputado estadual, Vicente Caropreso – participaram da posse da nova diretoria da Associação Catarinense de Medicina, na noite de sexta-feira, 12/01.

leia mais...

CRM-SC prorroga campanha do Recadastramento obrigatório até dia 15/01

4 de janeiro de 2024

O CRM-SC prorrogou a campanha de atualização dos dados cadastrais dos médicos que atuam no estado, até o dia 15/01/2024.

leia mais...

Homem é preso em flagrante pela Polícia Federal ao tentar se registrar como médico com diploma falso no CRM-SC

13 de dezembro de 2023

Um homem de 42 anos foi preso em flagrante pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira, 13/12, na sede do Conselho Regional de Medicina da Santa Catarina (CRM-SC), enquanto tentava obter, com um falso diploma de conclusão de curso, registro profissional de médico, junto à autarquia federal.

leia mais...

CRM-SC realiza campanha para recadastramento obrigatório dos médicos

8 de dezembro de 2023

O CRM-SC iniciou nesta sexta-feira, 8/12, uma campanha de atualização dos dados cadastrais dos médicos que atuam no estado. O recadastramento será obrigatório e realizado diretamente no Espaço do Médico. Para isso, o médico precisará informar seu Login/senha e seguir os passos informados na página.

Os médicos deverão atualizar os seus dados até o dia 30 de dezembro. Caso o médico não efetue o recadastramento, ficará impossibilitado de emitir Receituários ou acessar qualquer outro serviço disponibilizado pelo CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC participa de reunião na Vertical – Saúde da ACATE

6 de dezembro de 2023

O CRM-SC esteve na Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE, na última segunda-feira (04), para participar de reunião da Vertical Saúde, composta por mais de 90 empresas que atuam no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o segmento da saúde.

leia mais...

CRM-SC recebe a doação de livro e pintura que retratam os desafios vivenciados pela pandemia de Covid-19

5 de dezembro de 2023

O CRM-SC recebeu nesta segunda-feira (04), a doação de um exemplar do livro Retratos da Pandemia 2020, organizado pelo médico oncologista clínico, Luiz Alberto Silveira e uma tela pintada a óleo pela também médica, Mariette Van de Sande Silveira, em homenagem aos profissionais da saúde. As duas obras são registros históricos de fatos, vivências e desafios profissionais e pessoais do período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.

leia mais...

Representantes do CRM-SC participam do 10º Congresso Brasileiro de Direito Médico

1 de dezembro de 2023

Representantes do CRM-SC participam, em Brasília, do 10º Congresso Brasileiro de Direito Médico. Realizado pelo CFM, em Brasília, o evento debateu diversos temas, incluindo aspectos trabalhistas e tributários relacionados à prática médica, bem como as implicações éticas e os impactos na saúde pública decorrentes de uma possível descriminalização das drogas.

leia mais...

Neste semestre, o CRM-SC promoveu diálogos com mais de 380 futuros médicos, abordando temas de Ética e Direito Médico

22 de novembro de 2023

O 3º Ciclo de Palestras sobre Ética e Direito Médico concluiu sua trajetória na Unesc, em Criciúma, no último dia 21 de novembro. A edição contou com a participação de 389 acadêmicos da última fase de Medicina, provenientes de oito renomadas universidades catarinenses.

leia mais...

Evento online do CRM-SC reforça a campanha “O que você tem a ver com a corrupção”?

16 de novembro de 2023

O Momento da Ética do CRM-SC, de novembro, irá debater um tema recorrente para nós, brasileiros, a Corrupção.  Esse comportamento está presente em nosso cotidiano, desde as relações mais próximas até o ambiente político e corporativo.  A temática será abordada, no evento online do CRM-SC, pelo promotor de justiça da 35ª Promotoria de Justiça de Florianópolis, Affonso Ghizzo Neto, que é o idealizador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção”? A palestra acontecerá na quarta-feira, dia 29 de novembro, a partir das 19h30 e será transmitida pelo canal do youtube da autarquia (www.youtube.com/CRMSC1) e pelo Instragram (@crm.sc).

leia mais...

Médicos devem estar alertas para possibilidade de casos de leptospirose

16 de novembro de 2023

As frequentes cheias registradas nos últimos meses em Santa Catarina devem manter os médicos atentos para a possibilidade do aparecimento de casos de leptospirose nos consultórios e hospitais. “É muito importante que o profissional questione se o paciente teve contato com água ou lama que podem estar contaminadas pela urina ou fezes de roedores (ratazanas, ratos ou camundongos, por exemplo) e esteja alerta no momento do diagnóstico para a possibilidade de ocorrência da doença”, diz a infectologista e Conselheira do CRM-SC, Renata Zomer. Alerta sobre o assunto está sendo feito pelo Conselho e pela Secretaria de Estado da Saúde.

leia mais...

Representantes do CRM-SC participam do I Encontro Nacional de Secretários-Gerais e Coordenadores Administrativos, em Brasília

14 de novembro de 2023

Nos dois dias de programação, os representantes dos CRMs e do CFM estiveram, juntos, trabalhando pelo alinhamento de procedimentos administrativos e pelo incremento de melhores práticas no atendimento aos médicos de ponta a ponta do País.

leia mais...

CRM-SC amplia ações de fiscalização

13 de novembro de 2023

Nos nove primeiros meses de 2023, a equipe do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) fez 728 ações de fiscalização em todo o estado, número maior do que o registrado entre janeiro e setembro do ano passado, quando foram 647 ações de fiscalização. No período foram emitidas 261 notificações.

leia mais...

CRM-SC promove aperfeiçoamento em compras e contratações

9 de novembro de 2023

Funcionários do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participaram de treinamento sobre novas regras internas para organização de compras de produtos, contratação de serviços e pagamento de despesas. “É muito importante estarmos atentos à melhoria dos nossos processos de trabalho. Devemos ser cada vez mais eficientes e transparentes para oferecermos melhores serviços para a população e, principalmente, para o médico catarinense”, diz a Conselheira e Secretária Geral do CRM-SC, médica Lygia Bruggemann Peters.

leia mais...

Veja como acessar o Portal do Conhecimento CRM-SC

6 de novembro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) oferece aos profissionais registrados a oportunidade de acesso gratuito ao Portal do Conhecimento, espaço virtual onde é possível acompanhar milhares de publicações de periódicos selecionados e revisados por pares além de ferramentas de apoio ao diagnóstico e à decisão médica e divulgação de pesquisas. Com atualização constante, a biblioteca digital é acessada a partir do Espaço do Médico.

leia mais...

CRM-SC orienta futuros médicos sobre ética e direito médico

6 de novembro de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vão visitar quatro universidades catarinenses nos próximos dias para debater ética médica com alunos da última fase do curso de medicina. O grupo, liderado por Conselheiros da autarquia, vai passar por Rio do Sul (07/11), Joinville (08/11), Mafra (09/11) e Jaraguá do Sul (10/11).

leia mais...

Representantes do CRM-SC conversam sobre boas práticas com acadêmicos de Medicina da UFSC

31 de outubro de 2023

Nesta manhã de terça-feira (31/10) os representantes do CRM-SC estiveram na UFSC para conversar sobre Ética e Direito Médico com os acadêmicos que estão se formando em Medicina.

leia mais...

Avanço da inteligência artificial vai dominar discussões sobre ética médica e pesquisas científicas

27 de outubro de 2023

“A inteligência artificial terá um impacto gigantesco na medicina. Precisamos estudar o tema desde já e nos prepararmos de forma intensa para enfrentar dilemas éticos que já estão postos diante de nós”, disse o professor português Rui Nunes, presidente da International Chair in Bioethics (ICB), durante o Momento da Ética, promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC).

leia mais...

Presidente de entidade internacional discute bioética e ética médica com profissionais catarinenses

19 de outubro de 2023

O presidente da International Chair in Bioethics (ICB), entidade global que atua na difusão do ensino da bioética e da ética médica no ensino superior, sobretudo nas escolas médicas, o português Rui Nunes será o convidado do mês do Momento da Ética, evento virtual promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). O Momento da Ética está agendado para a quarta-feira, dia 25, com transmissão pelo canal do CRM-SC no YouTube (www.youtube.com/CRMSC1) e no Instagram (@crm.sc) da entidade a partir das 19h30.

leia mais...

CRM-SC conversa com estudantes de Medicina da Unisul – Pedra Branca sobre Direito Médico

17 de outubro de 2023

O CRM-SC realizou nesta terça-feira mais uma palestra sobre Ética e Direito Médico. A conversa foi com acadêmicos da última fase de Medicina, da Unisul – Pedra Branca, em Palhoça.

leia mais...

Confira as fotos da Solenidade de Posse dos Conselheiros do CRM-SC 2023-2028

11 de outubro de 2023

Na sexta-feira, 06/10, ocorreu a cerimônia de posse dos novos conselheiros do CRM-SC, no Teatro Pedro Ivo. Os 42 conselheiros vão atuar na autarquia até 31/05/2028.

leia mais...

CRM-SC inicia 3º Ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico na Univali, em Itajaí

10 de outubro de 2023

O CRM-SC iniciou nesta terça-feira, 10/10, o 3º Ciclo de Palestras sobre Ética e Direito Médico nas escolas médicas catarinenses. A primeira universidade visitada foi a Univali, em Itajaí, onde acadêmicos da última fase de Medicina receberam orientações sobre seus deveres e postura, conforme determina o Código de Ética Médica. Até o final de novembro serão visitadas oito universidades.

leia mais...

Posse no CRM-SC tem críticas à abertura de novos cursos de medicina e contratação sem Revalida

10 de outubro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) é contrário à proposta apresentada pelo Ministério da Saúde na última semana e que prevê a abertura de 95 novos cursos de medicina em instituições privadas, com 5,7 mil vagas, em 23 estados brasileiros nos próximos anos. “Infelizmente, temos observado a acentuada proliferação de faculdades de medicina que, em busca de resultados financeiros, negligenciam a qualidade da formação dos novos profissionais”, disse o presidente do CRM catarinense, Marcelo Lemos dos Reis, durante evento de posse dos novos Conselheiros e diretores da autarquia, na última sexta-feira, dia 06/10.

leia mais...

Novos Conselheiros e diretores assumem seus cargos no CRM-SC

1 de outubro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) promoveu sessão plenária para a posse dos novos Conselheiros e a eleição da diretoria da autarquia, neste domingo, 1º/10. O grupo de Conselheiros vai atuar no período 2023 – 2028.

leia mais...

CRM-SC e JUCESC assinam convênio

29 de setembro de 2023

Os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro, e da Junta Comercial de Santa Catarina (JUCESC), Fernando Baldissera, assinaram convênio, na quinta-feira, dia 28/09, que garante condições especiais para o compartilhamento de dados do órgão do governo do Estado com a autarquia.

leia mais...

Inauguração nova sede do CFM

28 de setembro de 2023

Representantes do CRM-SC marcaram presença na noite desta quarta-feira, 27/09, em Brasília, da inauguração da nova sede do Conselho Federal de Medicina (CFM). Estiveram presentes: o corregedor, que também é conselheiro federal por SC, Anastácio Kotzias Neto, o vice-corregedor Marcelo Lemos dos Reis e o ex-presidente do CFM e do CRM-SC, Roberto D´Ávilla.

leia mais...

Evento virtual do CRM-SC debaterá “A situação atual dos Programas: Mais Médicos e Médicos pelo Brasil em SC”

25 de setembro de 2023

O CRM-SC debaterá neste mês, através do Momento da Ética a situação atual dos Programas: Mais Médicos e Médicos pelo Brasil em Santa Catarina.  O evento virtual será no próximo dia 27/09, com transmissão ao vivo a partir das 19h30, pelo canal do Youtube da autarquia e Instagram.
A palestrante convidada para falar sobre o tema é a médica fiscal e coordenadora de Área do CRM-SC, Vânia Maria Caruso Bícego que fará uma explanação sobre o levantamento realizado pela Autarquia para identificação e fiscalização dos profissionais médicos que atuam no estado, através dos programas federais de saúde.  

leia mais...

Vice-corregedor do CRM-SC marca presença no VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas do CFM

25 de setembro de 2023

O vice-corregedor do CRM-SC, conselheiro Marcelo Lemos dos Reis participou, em Brasília, nos dias 21 e 22 de setembro deste ano, do VIII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas. Realizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o evento apresentou discussões sobre a presença e as perspectivas das humanidades na formação médica neste século. Além de uma conferência sobre “Humanidades Médicas: um buquê de princípios para anunciar o retorno da primavera essencial”.

leia mais...

NOTA OFICIAL

21 de setembro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vem a público manifestar seu apoio e sua aprovação às ações desenvolvidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) no combate às clínicas que atuam à margem da lei e oferecem “soluções milagrosas” de emagrecimento ou ganho de massa muscular. Ao utilizar métodos sem qualquer comprovação científica, esses estabelecimentos põem em risco a saúde dos pacientes, o que é inaceitável sob qualquer aspecto, e tiram proveito de pessoas muitas vezes fragilizadas, que buscam tratamento para problemas que as afligem ou comprometem seu bem-estar. Indivíduos que caem nas mãos de charlatões são vítimas – e merecem nosso respeito e acolhimento. (Clique e leia a íntegra)

leia mais...

Vice-corregedor do CRM-SC participa do Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina de 2023, em Belo Horizonte

18 de setembro de 2023

O vice corregedor do CRM-SC, conselheiro Marcelo Lemos dos Reis participou, em Belo Horizonte, do II Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina do ano de 2023, realizado pelo Conselho Federal de Medicina.
O evento, que ocorreu de 14 e 15 de setembro, discutiu temas de interesse para a saúde e à assistência da população. Dentre os tópicos em destaque na programação, estiveram as novas regras para publicidade médica, que foram recentemente aprovadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e divulgadas no Diário Oficial da União.

leia mais...

Conselheira federal por SC, Graziela Schmitz Bonin fala sobre as novas regras de publicidade médica na CBN nacional

13 de setembro de 2023

O Conselho Federal de Medicina (CFM) apresentou, nesta terça-feira (12), novas regras sobre publicidades feitas por médicos nas redes sociais no Brasil. O Ponto Final CBN recebeu a conselheira federal por Santa Catarina, Graziela Schmitz Bonin, para falar sobre o assunto. Na conversa, a conselheira, que integra a Comissão Nacional de Divulgação de Assuntos Médicos, CODAME, destacou as principais mudanças feitas pela nova resolução de publicidade médica.

leia mais...

CFM moderniza resolução da publicidade médica

12 de setembro de 2023

O novo texto vai permitir que o médico divulgue seu trabalho nas redes sociais, faça publicidade dos equipamentos disponibilizados no seu local de trabalho e, em caráter educativo, use imagens de seus pacientes, ou de banco de fotos. A Resolução CFM nº 2.336/2023 será publicada amanhã (13/09) no Diário Oficial da União e entrará em vigor 180 dias após a publicação.
Além de permitir ao médico mostrar o seu trabalho, a nova resolução também autoriza a divulgação dos preços das consultas, a realização de campanhas promocionais, o uso das imagens dos pacientes, investimentos em negócios não relacionados à área de prescrição do médico, além de outras permissões.

leia mais...

“Medicina de qualidade é essencial para a sociedade”

5 de setembro de 2023

Leia a seguir a entrevista concedida pelo presidente do CRM-SC, Eduardo porto Ribeiro, à coluna Pelo Estado, veiculada em duas dezenas de jornais catarinenses. 
Depois de 18 meses à frente da autarquia, ele destaca a excelência do médico catarinense e avalia a necessidade de ações estruturais que valorizem a categoria e garantam condições adequadas de trabalho. “Preservar e estimular a qualidade da medicina é essencial para promover a saúde e o bem-estar da população”, disse ele na conversa com a coluna Pelo Estado.

leia mais...

Acesse o Portal do Conhecimento CRM-SC

29 de agosto de 2023

Vídeo apresenta as funcionalidades do novo Portal do Conhecimento CRM-SC. Acesse de forma gratuita milhares de conteúdos científicos e ferramentas de apoio à decisão.

leia mais...

Futuro da assistência Médica

24 de agosto de 2023

Futuro da Assistência Médica – Artigo publicado pelo Médico Ortopedista, Conselheiro do CRM e Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Medicina (CFM), Anastácio Kotzias Neto, no Jornal Notícias do Dia.

leia mais...

Justificativa de voto Eleição CRM-SC Gestão 2023/2028

16 de agosto de 2023

O médico que não pôde votar na eleição do CRM-SC, por causa justificada ou impedimento, poderá justificar o voto até 60 dias após o encerramento da votação (até o dia 15 de outubro de 2023). O formulário de justificativa de voto está disponível no Portal das Eleições. 

leia mais...

Momento da Ética debate a relevância da defesa de interesses políticos para a Medicina

16 de agosto de 2023

A edição deste mês acontecerá na quarta-feira, dia 30 de agosto, e terá como pauta de debate “Lobby médico no Congresso Nacional: a relevância da defesa de interesses políticos para a Medicina”. Quem fará a explanação será Gabriella Belkisse Rocha, especialista em direito médico e saúde e responsável pelas Relações Institucionais e Governamentais do CFM. O evento será transmitido, a partir das 19h30, pelo canal do Youtube da autarquia (www.youtube.com/CRMSC1) e Instagram (@crm.sc).

leia mais...

Novos Conselheiros do CRM-SC são eleitos para gestão 2023–2028

16 de agosto de 2023

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na noite de terça-feira, 15/08, o resultado das eleições dos novos conselheiros dos CRMs de todo o País. Em Santa Catarina, a Chapa 1: ÉTICA e INOVAÇÃO recebeu 12.430 votos. A posse dos eleitos será no dia 1º de outubro. Veja quem são os Conselheiros Eleitos para a gestão 2023-2028 do CRM-SC

leia mais...

Novo prazo: emissão de receitas será somente com Certificado Digital ICP-Brasil a partir de 21 de agosto

10 de agosto de 2023

O CRM-SC prorrogou por vinte dias o prazo para mudança na forma de emissão de receitas pelo sistema da autarquia. A partir de 21 de agosto será possível fazer a emissão somente com o uso de Certificado Digital ICP-Brasil. A opção de assinatura por meio do Login e Senha será desabilitada.

Dificuldades com o Certificado Digital podem ser sanadas pelo 48 3952-5041.

Importante: O Espaço do Médico continuará a ser acessado por meio de e-mail e senha. Apenas para a emissão de Receituário será desabilitado esse tipo de acesso e será somente com Certificado Digital ICP-Brasil.

leia mais...

CFM reafirma importância do sigilo do prontuário médico

10 de agosto de 2023

A manifestação do CFM é uma resposta a questionamento feito pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). A autarquia recebeu consultas e manifestações de preocupação de diretores técnicos de hospitais que sofreram seguidos episódios de pressão por parte de autoridades policiais para liberação de prontuários. Em um caso extremo, o médico de plantão no hospital de Bom Jardim da Serra foi levado de forma coercitiva até a delegacia depois de negar acesso ao prontuário de paciente.

leia mais...

Prorrogado: CRM-SC emitirá RQE gratuitamente até 31 de dezembro

10 de agosto de 2023

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) concederão até 31 de dezembro de 2023 gratuidade para médicas e médicos obterem o Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE).

leia mais...

Eleição CRM-SC 2023: votação será exclusivamente on-line nos próximos dias 14 e 15 de agosto

8 de agosto de 2023

Nos dias 14 e 15 de agosto, segunda e terça-feira, acontece a eleição do CRM-SC 2023. Serão escolhidos 40 conselheiros – 20 efetivos e 20 suplentes – que ficarão à frente da autarquia nos próximos cinco anos.
Em Santa Catarina apenas uma chapa está concorrendo ao pleito, denominada Chapa 01 – Ética e Inovação.

Clique Aqui para saber como votar e horário de atendimento do CRM-SC nos dias de votação.

leia mais...

24º FEMESC aborda prontuário médico e programas federais

4 de agosto de 2023

Nos dias 25 e 26 de agosto, em Criciúma, médicos e dirigentes médicos estarão reunidos para a 24ª edição do Fórum de Entidades Médicas, o FEMESC. Para este ano, os temas de abordagem são prontuário médico e também os programas federais Mais Médicos e Médicos pelo Brasil.

leia mais...

Atenção: últimos dias para atualizar seus dados e participar das Eleições do CRM-SC

4 de agosto de 2023

Nos dias 14 e 15 de agosto acontece a eleição do CRM-SC. O voto é obrigatório e totalmente online. 
Participe!

Confira o horário de Atendimento da Sede e Delegacias do CRM-SC nos dias de votação.

leia mais...

Rotina saudável é essencial para prevenção do diabetes infantil

3 de agosto de 2023

Médicos e pais estão preocupados e não é por acaso. Ano após ano, cresce o número de crianças e jovens nos consultórios com diagnóstico de diabetes, doença crônica associada a diversos outros problemas de saúde, como os acidentes vasculares, o infarto, entre outros. A prevenção é essencial – e passa pela mudança de hábitos desde muito cedo. “Ainda na gestação a mulher precisa estar atenta principalmente à qualidade da alimentação”, diz a endocrinologista pediátrica, Rose Marie Linhares. Entrevistada do podcast Sua Saúde, produzido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), ela destacou a importância da rotina saudável.

leia mais...

Artigo: Saúde exige responsabilidade

2 de agosto de 2023

Há pouco lembramos os 10 anos desde a promulgação da lei do ato médico. A norma parte da constatação – acertada – de que a adequada atuação do médico, de laboriosa, longa, cara e difícil formação, é fundamental para a proteção da sociedade e a promoção da saúde pública. Por isso, define áreas de atuação privativa e estabelece, em seu artigo 6º, que: ‘a denominação ‘médico’ é privativa do graduado em curso superior de Medicina reconhecido e deverá constar obrigatoriamente dos diplomas emitidos por instituições de educação superior credenciadas’… Reforça ainda a importância dos Conselhos como agentes fiscalizadores da atuação ética e responsável dos médicos.

leia mais...

CRM-SC oferece Portal do Conhecimento com acesso gratuito a periódicos e ferramenta de apoio a decisões clínicas aos médicos catarinenses

24 de julho de 2023

Os profissionais registrados no Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) têm acesso gratuito ao Portal do Conhecimento, espaço virtual recém-criado onde é possível acompanhar milhares de publicações de periódicos selecionados e revisados por pares e outras ferramentas de apoio ao diagnóstico e à decisão médica e divulgação de pesquisas. Com atualização constante, a biblioteca digital é acessada a partir do Espaço do Médico.

leia mais...

Edital Convocação Eleição Corpo de Conselheiros do CRM-SC – Gestão 2023-2028

14 de julho de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina, de acordo com a Lei nº. 3.268 de 30/09/1957, alterada pela Lei nº 11.000, de 15/12/2004, regulamentada pelo Decreto nº. 44.045, de 19/07/1958, alterado pelo Decreto nº. 6.821, de 14/04/2009 e através da Resolução CFM nº. 2.315/2022, de 12/05/2022, comunica que realizará nos dias 14 e 15 de agosto de 2023, das 8h às 20h, a eleição para preenchimento dos cargos de Conselheiros efetivos e suplentes para a gestão 2023-2028.

leia mais...

Tipo de diabetes mais comum é ‘silencioso’ e aumenta risco de complicações, alerta médica

13 de julho de 2023

A demora no diagnóstico e no tratamento do diabetes mellitus tipo 2 é uma das principais causas para o surgimento de complicações a curto e longo prazos. Em entrevista ao podcast “Sua Saúde”, produzido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), a médica endocrinologista Yara Medeiros falou sobre a importância do acompanhamento com médico especialista e citou a importância de mudanças do estilo de vida que podem postergar a manifestação da doença na fase de pré-diabetes.

leia mais...

Médicos podem atuar em juntas médicas periciais do CRM-SC

6 de julho de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vai receber inscrições de profissionais interessados em atuar como peritos em Juntas Médicas nomeadas pela autarquia para acompanhar processos administrativos. Os médicos selecionados vão ser nomeados pela Corregedoria para analisar casos de doenças incapacitantes.

leia mais...

Eleição dos novos Conselheiros 2023/2028

28 de junho de 2023

Nos dias 14 e 15 de agosto acontece a eleição do CRM-SC.
O voto é obrigatório e totalmente online.
Para votar:
 – Mantenha seus dados cadastrais atualizados (e-mail e telefone celular)
– Situação financeira em dia com o CRM-SC

leia mais...

Fotos da solenidade de entrega do Diploma de Mérito Médico – 02/06

5 de junho de 2023

Confira as fotos da entrega do Diploma de Mérito Médico realizada pelo CRM-SC no dia 02 de junho.

leia mais...

Convocação para Eleição – Conselheiros Regionais Titulares e Suplentes – Gestão 2023-2028

2 de junho de 2023

Preenchimento dos cargos de Conselheiros Regionais, titulares e suplentes, para a gestão de 01 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2028.

leia mais...

Momento da Ética debate impactos do uso do CHATGPT na prática médica

29 de maio de 2023

A popularidade instantânea do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial levanta diversos questionamentos. Essa nova tecnologia pode ser usada como ferramenta na Medicina? Diversos aspectos relacionados ao tema serão debatidos na edição de maio do Momento da Ética, evento virtual do CRM-SC que terá a participação do médico especialista em clínica médica e acupuntura, Ari Ojeda Ocampo Moré, que também é professor da UFSC e coordenador do MEDHub da universidade. O Momento da Ética acontecerá na quarta-feira, dia 31/05, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo para todos os médicos pelo Canal do Youtube do CRM-SC e Instagram.

leia mais...

Fotos da Solenidade de entrega do Diploma de Mérito Médico – 26/05

29 de maio de 2023

Confira as fotos da entrega do Diploma de Mérito Médico!

leia mais...

Sono de qualidade é fundamental para saúde e importância é subestimada, alerta especialista

29 de maio de 2023

O sono tem um papel fundamental para a saúde do corpo e da mente – e o impacto dos problemas relacionados a ele na saúde geral das pessoas tem sido subestimado. Quem faz o alerta é Pablo Moritz, pneumologista e especialista em saúde do sono. Ele falou sobre o assunto em entrevista ao podcast “Sua Saúde”, do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC).

leia mais...

CRM-SC entrega Mérito Médico

25 de maio de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) promove nesta sexta-feira, 26/05, o evento de entrega do Diploma do Mérito Médico, um reconhecimento a profissionais que completaram 40 anos de atividade ininterrupta sem qualquer sanção por ato contrário à ética e que tenham atuação relevante na promoção da Medicina. Médicos de diversas regiões do estado receberão a homenagem.

leia mais...

CRM-SC debate boas práticas médicas com estudantes de Chapecó e Joaçaba

23 de maio de 2023

Representantes do CRM-SC estarão nesta semana na região Oeste para os últimos encontros de um ciclo de palestras sobre Direito Médico com acadêmicos do último ano de Medicina. A primeira parada será em Chapecó, nesta terça-feira (23), às 19h, em um debate com estudantes da UFFS e Unochapecó. Na quarta-feira (24), a conversa ocorre em Joaçaba, na Unoesc, a partir das 18h.

leia mais...

Nota

18 de maio de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) acompanha com preocupação os problemas nos sistemas de prontuários eletrônicos utilizados em hospitais do estado. O atendimento médico não deve ser interrompido, mas os obstáculos ao acesso e registro adequado das informações médicas podem comprometer a sua qualidade. O CRM-SC solicita que a Secretaria de Estado da Saúde garanta a solução do problema com máxima urgência, garantindo a rápida volta à normalidade das atividades nas unidades de saúde afetadas.

leia mais...

CRM-SC debate ética e boas práticas médicas com estudantes da Grande Florianópolis e de Itajaí

15 de maio de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participam de eventos em Florianópolis, Palhoça e Itajaí durante a semana. A programação começa nesta terça-feira na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com uma conversa com alunos do último ano do curso de medicina. Na capital, o evento terá a participação do vice corregedor do CRM-SC, Marcelo Lemos dos Reis, e do Conselheiro Leonardo Staub.

leia mais...

Acadêmicos de Medicina de Rio do Sul e Blumenau participam de encontro com CRM-SC

11 de maio de 2023

Representantes do CRM-SC estarão nesta quinta (11) e sexta-feira (12/05), na região do Alto Vale do Itajaí para conversar com acadêmicos do último ano de Medicina sobre Direito Médico. A primeira parada será em Rio do Sul, na Unidavi, às 9h. Na sexta pela manhã, a conversa será em Blumenau, na FURB.

leia mais...

CFM apoia manifestação contra fechamento de Hospitais de Custódia e Tratamentos Psiquiátricos

10 de maio de 2023

O Conselho Federal de Medicina (CFM) apoiou manifestação contra a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 487/23, que prevê o fechamento de todos os Hospitais de Custódia e Tratamentos Psiquiátricos no país. Além do CFM, o texto que critica a decisão do CNJ foi assinado pela Associação Brasileira de Psiquiatra (ABP), Associação Médica Brasileira (AMB), Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e Federação Médica Brasileira (FMB). O manifesto foi divulgado na segunda-feira (8).

leia mais...

CRM-SC dá prazo até o dia 27 para município solucionar problemas urgentes na UPA de Lages

4 de maio de 2023

O município de Lages tem até o dia 27 de maio para sanar problemas identificados pela equipe de fiscalização do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dra Maria Gorete dos Santos, responsável por mais de 570 atendimentos diários à população. Duas questões são as mais graves: a falta de médicos para compor escalas completas de pediatria e clínica médica e a falta de serviço de Raio X disponível de forma ininterrupta durante todo o dia. Caso os problemas não sejam solucionados até o prazo limite, o CRM pode determinar que os médicos não atuem na UPA – a chamada interdição ética.

leia mais...

Edital – Eleição Corpo de Conselheiros do CRM-SC – Gestão 2023-2028

4 de maio de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina faz saber, de acordo com a Lei nº. 3.268 de 30/09/1957, alterada pela Lei nº 11.000, de 15/12/2004, regulamentada pelo Decreto nº. 44.045, de 19/07/1958, alterado pelo Decreto nº. 6.821, de 14/04/2009 e através da Resolução CFM nº. 2.315/2022, de 12/05/2022, que realizará nos dias 14 e 15 de agosto de 2023, a eleição para preenchimento dos cargos de Conselheiros efetivos e suplentes para a gestão 2023-2028.

leia mais...

CRM-SC conversa sobre Direito Médico com estudantes de Criciúma e Tubarão

3 de maio de 2023

Representantes do CRM-SC estarão nesta quarta (03) e quinta-feira (04/05), no Sul do estado para conversar com acadêmicos do último ano de Medicina sobre Direito Médico. A primeira parada será em Criciúma, na Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc, às 14h. Na quinta pela manhã, a conversa será na Unisul, em Tubarão.

leia mais...

Representantes do CRM-SC visitam Procuradoria Geral do Estado

28 de abril de 2023

Eduardo Porto Ribeiro, presidente do CRM-SC, e Marcelo Neves Linhares, vice-presidente, estiveram hoje (28/04) em uma reunião com o Procurador Geral do Estado, Márcio Vicari, para discutir possíveis parcerias que gerem benefícios para a população. O encontro teve a participação também da advogada do CRM-SC, Mariah Martins, e do assessor da presidência da autarquia, Sander De Mira.

leia mais...

Uso de celular em excesso está prejudicando o desenvolvimento de crianças e adolescentes, alerta médica pediatra

27 de abril de 2023

Tatiana Lemos falou sobre “intoxicação digital” e os desafios para diminuir o tempo de tela durante edição do podcast “Sua Saúde”, do CRM-SC.
Parte indispensável da rotina adulta nos dias atuais, os celulares vêm ganhando usuários cada vez mais jovens. E a incorporação dos aparelhos à vida de crianças e adolescentes traz riscos, para os quais pais e responsáveis devem estar atentos. Esse é o alerta da médica pediatra Tatiana Lemos, que falou sobre a chamada “intoxicação digital” durante participação no podcast “Sua Saúde”, produção do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC).

leia mais...

CRM-SC debate ética e boas práticas médicas com estudantes e gestores de hospitais de Lages, Mafra e Joinville

25 de abril de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) visitam três diferentes regiões do estado durante a semana. A programação começa em Lages nesta terça-feira (25/04). Na cidade, o vice-presidente da autarquia, Marcelo Neves Linhares, participa de um encontro com diretores técnicos e clínicos de hospitais da região e depois conversa com alunos do último ano do curso de medicina da Uniplac. Na quarta-feira as atividades ocorrem em Mafra e na quinta, em Joinville.

leia mais...

CRM-SC debate Resolução que proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos ou de melhoria do desempenho esportivo

24 de abril de 2023

Publicada no último dia 11 de abril, a Resolução nº 2.333/23, do Conselho Federal de Medicina (CFM), determina que os médicos não podem prescrever terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, para ganho de massa muscular ou melhora do desempenho esportivo, seja para atletas amadores ou profissionais. A decisão, tomada a partir da constatação dos diversos riscos associados ao uso de anabolizantes, vai ser debatida no Momento da Ética desse mês.
O evento, virtual, é promovido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e está marcado para às 19h30 de quarta-feira (26/04), com transmissão pelo YouTube e Instagram da autarquia. A convidada para o bate-papo será a conselheira federal Annelise Meneguesso, relatora da Resolução no CFM

leia mais...

CRM-SC: novos equipamentos são importantes para melhorar condições de trabalho do médico

20 de abril de 2023

O conselheiro e vice-corregedor do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), o doutor Marcelo Lemos dos Reis representou a autarquia na inauguração do novo tomógrafo que vai permitir dobrar a capacidade anual de exames no Hospital Infantil Joana de Gusmão. A cerimônia teve a participação do diretor-geral do Hospital, Levy Rau, da Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e de autoridades e representantes da área de saúde.

leia mais...

Educação Médica Continuada: CRM-SC quer saber a sua opinião!

19 de abril de 2023

A educação médica continuada é essencial para os profissionais que desejam ter êxito em sua carreira e oferecer a melhor experiência para seus pacientes. Em 2023, o CRM-SC quer aprimorar o conteúdo que oferece aos médicos de Santa Catarina através do seu Programa de Educação Médica Continuada. Responda a Pesquisa e nos ajude a identificar interesses (assuntos) e modalidade para aperfeiçoarmos o planejamento das próximas ações.

leia mais...

CRM-SC discute parceria com a JUCESC

18 de abril de 2023

Os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro, e da Junta Comercial (Jucesc), Fernando Baldissera, discutem parceria que deve aperfeiçoar o acompanhamento das atividades de empresas médicas no estado. O objetivo é firmar convênio que garanta o compartilhamento de dados da JUCESC sempre que houver alteração contratual das pessoas jurídicas médicas ou quando de seus registros na Junta.

leia mais...

CFM proíbe a prescrição médica de terapias hormonais com fins estéticos, de ganho de massa muscular e de melhoria de desempenho esportivo

13 de abril de 2023

Fica vedada a prescrição médica de terapias hormonais com esteroides androgênicos e anabolizantes (EAA) com finalidade estética, para ganho de massa muscular e/ou melhora do desempenho esportivo, seja para atletas amadores ou profissionais, por inexistência de comprovação científica suficiente que sustente seu benefício e a segurança do paciente. É o que define o Conselho Federal de Medicina (CFM) através da Resolução nº 2.333/23, publicada na terça-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU).

leia mais...

Surto de dengue em SC: uso de repelente é medida de prevenção

12 de abril de 2023

O surto de dengue que afeta Santa Catarina é o tema do episódio mais recente do podcast “Sua Saúde”, produção do CRM-SC. O presidente Eduardo Porto Ribeiro recebeu a infectologista Renata Zomer, que falou sobre sintomas, diagnóstico e prevenção. Entre as medidas necessárias para se proteger, ela indicou o uso de repelente.

leia mais...

CFM pede ao Ministério da Educação criação de GT para disciplinar abertura de escolas médicas

6 de abril de 2023

O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou na terça-feira (4) ofício ao Ministério da Educação no qual pede a criação urgente de Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de definir critérios objetivos para autorização de funcionamento de novos cursos de medicina no País. A proposta de iniciar essa discussão, com o intuito de regulamentar esse processo, foi feita pelo próprio ministro Camilo Santana, em reunião com representantes do movimento médico.

leia mais...

CRM-SC melhora governança

5 de abril de 2023

O grupo de conselheiros do CRM-SC aprovou medidas que vão aperfeiçoar as ferramentas de governança da entidade. A Resolução 229/2023 determina a criação da Comissão de Integridade e Compliance do Conselho, grupo que vai apoiar a diretoria na condução do programa de Compliance da entidade. Outra norma, a Resolução 230/2023, institui a Comissão Permanente Disciplinar do CRM-SC, responsável por investigar eventuais infrações éticas que ocorram dentro da entidade.

leia mais...

Qualidade, Segurança e Respeito – Em artigo, Presidente do CRM-SC comenta o Mais Médicos

31 de março de 2023

A dificuldade de garantia da oferta de atenção primária à saúde, principalmente nos locais chamados de difícil provimento, é um problema antigo, complexo e sempre urgente, que merece discussão séria, com foco em soluções estruturais e duradouras. Antes de mais nada, é essencial destacar que as políticas de interiorização e aumento da capilaridade do trabalho médico são fundamentais. Ninguém pode ser contrário a isso.
Por outro lado, é equivocado – inaceitável seria o termo mais adequado – abrir mão da qualidade e segurança no atendimento em troca de falsas promessas.

leia mais...

Presidentes do CFM e do CRM-SC debatem Sigilo Médico

22 de março de 2023

A edição de março do Momento da Ética, debate mensal promovido pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), será especial, com a participação do presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo, do presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, e de sete ex-presidentes da autarquia catarinense: Daniel Knabben Ortellado, Marcelo Neves Linhares, Vicente Pacheco Oliveira, Roberto D´Ávila, Newton Martins Mota, Antônio Silveira Sbissa e Anastácio Kotzias Neto, atual corregedor e responsável pelo evento. Em pauta, uma questão chave para a boa prática da medicina: o sigilo médico, considerado essencial para o estabelecimento de relações de confiança entre pacientes e profissionais de saúde.
O evento, online, ocorre na quarta-feira, dia 29/03, será transmitido a partir das 19h30 pelo canal do Youtube e no Instagram do Conselho.

leia mais...

CRM-SC participa de encontro com forças policiais

22 de março de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina (CRM-SC), da Polícia Civil e da Polícia Militar participaram de um encontro promovido pela secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto, para discutir a necessidade de diálogo e aproximação entre a autarquia e os órgãos de segurança.

leia mais...

Publicada Resolução CFM que define ultrassonografia geral e auditoria médica como áreas de atuação

21 de março de 2023

O Conselho Federal de Medicina atualizou a lista de especialidades médicas e áreas de atuação reconhecidas pela Comissão Mista de Especialidades (CME). A Resolução 2.330/2023 foi publicada na edição do Diário Oficial da União de quarta-feira (15/03) e passa a considerar a auditoria médica e a ultrassonografia geral como dois novos campos de atividade na medicina.

leia mais...

CRM-SC entrega Diploma de Mérito Médico aos profissionais da Grande Florianópolis

20 de março de 2023

O CRM-SC entregou na noite de sexta-feira (17/03) o Diploma do Mérito Médico a profissionais, da região da Grande Florianópolis, que completaram 40 anos de atividade ininterrupta sem qualquer sanção por ato contrário à ética e que tem atuação relevante na promoção da Medicina.
Confira as fotos clicando aqui!

leia mais...

CRM-SC e MPSC discutem a importância do sigilo do prontuário médico

15 de março de 2023

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro, participou na segunda-feira, 13/03, de uma audiência com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin. Também estiveram no encontro o Corregedor do CRM-SC e representante do estado no CFM, Anastácio Kotzias Neto, a advogada Mariah Martins e o promotor Felipe Muller.

leia mais...

CRM-SC participa de debate sobre judicialização da medicina

10 de março de 2023

O aumento da judicialização na medicina é um dos maiores desafios da saúde no Brasil, com impactos diretos na segurança dos pacientes, nos recursos destinados ao setor e nos serviços médico-hospitalares. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) indicam que a cada ano são encaminhadas à Justiça cerca de 700 mil ações individuais com pedidos relacionados a demandas da assistência médico-hospitalar em todo o país. Para debater o assunto, um evento em Florianópolis vai reunir médicos, advogados, juízes, desembargadores, procuradores, gestores da saúde e dirigentes de entidades dos profissionais que atuam na área.

leia mais...

NOTA DE REPÚDIO

9 de março de 2023

O CRM-SC vem a público externar repúdio ante à conduta realizada pela autoridade policial junto ao Hospital Municipal Américo Caetano Amaral, em Bom Jardim da Serra, no último dia 8 de março. O Delegado de Polícia da respectiva Comarca, após oficiar o médico Diretor Técnico do hospital, Dr. Osvaldo Rodrigues Rocha (CRM-SC 33.665) requisitando cópia de prontuário de determinado paciente, recebeu como resposta do profissional médico a negativa de liberar o documento sem ordem judicial ou sem autorização expressa do paciente ou familiares, conforme determina o Código de Ética Médica, por se tratar de documento sigiloso.

leia mais...

CRM-SC defende realização do Revalida

8 de março de 2023

Representante de Santa Catarina no Conselho Federal de Medicina (CFM), Anastácio Kotzias Neto, Conselheiro e Corregedor do CRM-SC, foi entrevistado na última semana pela ND TV. Em pauta, a aplicação do Revalida, ferramenta essencial para preservar a qualidade da medicina no País. Segundo o doutor Anastácio, o Revalida “é mais que necessário para garantir que os novos colegas, independente da origem de formação, tenham conhecimento e técnica adequados para atender a população”. A garantia de que todos os médicos que atuam no Brasil tenham formação adequada é fundamental para preservar a segurança da população.

leia mais...

Reunião do COSEMESC tem a presença do Superintendente dos Hospitais Públicos de SC

2 de março de 2023

A primeira reunião do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC) de 2023 teve a presença do Superintendente dos Hospitais Públicos de Santa Catarina, Roberto Henrique Benedetti, e do deputado estadual médico, Vicente Caropreso, que juntamente com as lideranças médicas debateram assuntos relacionados à Saúde. O encontro foi realizado na terça-feira (28/02), na sede da Associação Catarinense de Medicina (ACM). O primeiro ponto de pauta tratado, foi sobre a necessidade de realização de concurso público para suprir as contratações temporárias que não geram vínculo dos médicos com as unidades de saúde e deixam os hospitais desassistidos.

leia mais...

CRM-SC promove evento para discutir desafios da carreira do médico no estado

27 de fevereiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) promove nesta quarta-feira, 01/03, um evento virtual para debater os resultados de uma pesquisa realizada pela entidade e que revelou a piora nas condições de trabalho dos profissionais no estado. Expostos a jornadas cada vez mais longas, com número crescente de atendimentos realizados, os médicos entrevistados indicaram que a rotina atual compromete sua qualidade de vida. O assunto será a pauta do Momento da Ética, transmitido no YouTube do CRM-SC (www.youtube.com/CRMSC1) a partir das 19h30.

leia mais...

EDITAL ASSEMBLEIA GERAL DE MÉDICOS

16 de fevereiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina realiza no dia 27 de fevereiro de 2023, às 19h, através de reunião virtual com acesso via plataforma Zoom, Assembleia Geral Ordinária de Médicos.

leia mais...

CRM-SC comemora anúncio de pagamento de honorários médicos atrasados desde abril de 2022

16 de fevereiro de 2023

O anúncio, pelo Governo do Estado, do aporte de R$ 8 milhões para pagamento de honorários de médicos que atuam no Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, foi comemorado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-SC). A medida é importante para garantir a oferta de atendimento à população da região e foi tema de reuniões da entidade com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

leia mais...

CRM-SC participa de reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis

15 de fevereiro de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participaram na última semana de uma reunião com a secretária de saúde de Florianópolis, Cristina Pires Pauluci. Responsável pela área de fiscalização do Conselho, Vicente Pacheco destacou avanços da administração no atendimento às regras que determinam a quantidade de diretores técnicos necessários para o acompanhamento dos serviços em estabelecimentos de saúde públicos.

leia mais...

CRM-SC destaca a importância dos médicos conhecerem a CID-11, que estará vigente no País a partir de 2025

15 de fevereiro de 2023

Publicada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a 11ª Classificação Internacional de Doenças deve estar em uso nos sistemas de informações da Vigilância em Saúde brasileiros a partir de 1º de janeiro de 2025. Nota Técnica do Ministério da Saúde orienta os profissionais sobre a transição e destaca que é importante que os médicos conheçam e busquem informação sobre a CID 11. 

leia mais...

CRM-SC participa de cerimônia do CEPON

13 de fevereiro de 2023

O Conselheiro Juliano Pereima de Oliveira Pinto representou o CRM-SC na cerimônia de Formatura de Residência Médica do CEPON. No evento, realizado no dia 10 de fevereiro, os residentes receberam certificados de conclusão de especialização em Anestesiologia, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cirurgia Oncológica, Hematologia e Hemoterapia, Oncologia Clínica, Medicina Paliativa e Dor.

leia mais...

Transformação digital: mais de 1,16 milhão de receitas médicas foram emitidas on-line em Santa Catarina em 2022

10 de fevereiro de 2023

Levantamento do CRM-SC mostra os benefícios da transformação digital da entidade para médicos e pacientes. Um dos serviços oferecidos pela entidade aos profissionais, em 2022 o receituário digital foi usado por 14 mil médicos, o equivalente a 61% dos 23 mil profissionais registrados o estado. No ano, os médicos catarinenses emitiram 1,16 milhão de receitas usando o sistema.

leia mais...

DEMOGRAFIA MÉDICA 2023: CFM lança plataforma que democratiza acesso a informações sobre os profissionais da medicina no País

6 de fevereiro de 2023

A Demografia Médica 2023, lançada pelo CFM, mostra que o Brasil possui médicos ativos, com registro nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população. Mas apesar do significativo contingente, um dos maiores do mundo, ainda há um cenário de desigualdade na distribuição, fixação e acesso aos profissionais.

leia mais...

CRM-SC emitirá RQE gratuitamente até julho

1 de fevereiro de 2023

Os Conselhos Federal e Regionais de Medicina (CFM/CRMs) concederão 180 dias de gratuidade para médicas e médicos obterem o Registro de Qualificação de Especialidade Médica (RQE). O benefício vale a partir de hoje (01/02) e pode ser solicitado nos CRMs de todos os estados brasileiros.

leia mais...

Nota à Sociedade

1 de fevereiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) mantém firme compromisso com a defesa da medicina de qualidade e a promoção da saúde pública. Por isso, a autarquia manifesta grande preocupação com decisão recente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região que determinou a extensão de contratos de intercambistas cubanos participantes do Programa Mais Médicos.

leia mais...

Pesquisa mostra que médicos catarinenses enfrentam problemas que comprometem sua própria qualidade de vida

31 de janeiro de 2023

A piora nas condições de trabalho e o excesso de atividades, com jornadas cada vez mais longas e número crescente de atendimentos realizados, comprometem a qualidade de vida do médico catarinense. Pesquisa do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), realizada em parceria com o SEBRAE-SC, mostra que 60,7% dos médicos concordam total ou parcialmente com a afirmação “me sinto a cada dia mais estressado com meu trabalho”.

leia mais...

ACIF e CRM-SC: preocupações com saneamento são complementares

30 de janeiro de 2023

Os presidentes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro, e da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Rodrigo Rossoni, se encontraram na sexta-feira (27/01) para discutir assunto que preocupa às duas entidades: os problemas de saneamento básico registrados nos últimos dias em toda Santa Catarina – e em especial na capital. Na conversa, ficou definido que um representante do CRM-SC deverá participar de discussões no grupo técnico mantido pela ACIF para analisar questões relacionadas à coleta e tratamento de esgotos e produção e distribuição de água potável.

leia mais...

COSEMESC apresenta pautas da categoria à secretária Carmem Zanotto  

25 de janeiro de 2023

Representantes do CRM-SC participaram de encontro da secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, com integrantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC). A reunião ocorreu na tarde de terça-feira (24/01).

leia mais...

Desejos de Ano Novo: saúde para todos, reconhecimento e respeito

18 de janeiro de 2023

Artigo veiculado no jornal Notícias do Dia Santa Catarina tem mais de 22 mil médicos e médicas em atividade. Profissionais que enfrentaram enormes dificuldades durante a pandemia da Covid, muitas vezes colocando a própria vida em risco – assim como também fizeram tantos enfermeiros e técnicos em clínicas e hospitais – e que receberam reconhecimento e merecidos aplausos pela tarefa que cumpriram com destemor. A vacinação em massa e o surgimento de linhagens menos agressivas do coronavírus diminuíram o grau de urgência da doença. Superado o auge da crise, cumpre relembrar e reforçar: o trabalho do médico segue essencial para a promoção da saúde da população e de cada indivíduo.

leia mais...

Nota de Pesar: Falecimento do conselheiro Armando Vieira Lorga

16 de janeiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) recebeu com extrema tristeza a notícia do falecimento ocorrido na tarde de hoje (segunda-feira, 16/01) do Conselheiro e colega Armando Vieira Lorga.

leia mais...

CRM-SC e SCC firmam parceria em projeto de promoção da saúde pública

16 de janeiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) firmou parceria com o SCC-SBT para dar maior visibilidade ao podcast Sua Saúde. Criado pela entidade, o projeto tem a participação de médicos catarinenses e promove discussões periódicas sobre assuntos de interesse público. “O objetivo é esclarecer a população sobre temas importantes para seu bem-estar e, ao mesmo tempo, fortalecer o papel do médico como protagonista da promoção da saúde”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

leia mais...

CRM-SC renova frota de veículos utilizados para fiscalizações

10 de janeiro de 2023

O CRM-SC renovou a frota de veículos usados pelas equipes do Setor de Fiscalização da autarquia. Os quatro novos veículos são alugados. O contrato de locação tem validade de cinco anos e permite a troca anual da frota, o que vai garantir redução de gastos com manutenção.

leia mais...

Conselho Regional de Medicina abre diálogo com nova secretária de saúde do Estado

6 de janeiro de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participaram de um encontro com a secretária estadual de saúde, Carmen Zanotto, e manifestaram interesse em contribuir com a solução de problemas que afetam pacientes e médicos. Além do presidente da entidade, Eduardo Porto Ribeiro, a visita teve a participação do Conselheiro e vice-corregedor Marcelo Lemos dos Reis. O diálogo entre a entidade e a administração pública é considerado importante para aperfeiçoar os serviços de saúde no estado e garantir a qualidade da estrutura de trabalho oferecida aos médicos.

leia mais...

Anuidade CRM-SC 2023: Emissão dos boletos disponível a partir de 02/01/23

2 de janeiro de 2023

ATENÇÃO: O CRM-SC não enviará boleto impresso, via Correios, tanto para Pessoa Física como Pessoa Jurídica. A emissão dos boletos já está disponível para impressão e pagamento no Espaço do Médico.

leia mais...

Horário de Atendimento das Delegacias CRM-SC

23 de dezembro de 2022

Importante: Estão suspensos os prazos processuais referentes às Sindicâncias, Processos Ético-Profissionais, Processos de Pedidos de Desagravos, Processos Administrativos e Cartas Precatórias em trâmite perante o CRM-SC no período de 20/12/2022 a 20/01/2023.

leia mais...

Tempo de reflexão e de planos

23 de dezembro de 2022

A época do ano é propícia a reflexões sobre os meses passados e os que estão por vir. Tempo de balanço e de projeção. O que fizemos de bom? Onde nos equivocamos? Onde podemos melhorar? Reflexões que valem para a vida pessoal, a atuação profissional e – por que não? – para a atividade em entidades como o CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC faz mais de 800 ações de fiscalização até novembro

17 de dezembro de 2022

A equipe do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) fez 809 ações de fiscalização em todo o estado entre janeiro e novembro de 2022. Além das visitas presenciais a consultórios, hospitais, postos de saúde e outros serviços em 90 municípios, com a realização de 357 fiscalizações in loco, houve 452 fiscalizações eletrônicas. Nos onze meses, foram emitidas 257 notificações.

leia mais...

Equipe do CRM-SC realiza vistoria técnica no Hospital Dom Joaquim, de Sombrio

15 de dezembro de 2022

A equipe de Fiscalização do CRM-SC esteve essa semana no município de Sombrio, no Sul do estado, para averiguar os serviços prestados à comunidade pelo Hospital Dom Joaquim.

leia mais...

CRM-SC faz alerta sobre erros em exames no Hospital Infantil Joana de Gusmão

13 de dezembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) encaminhou ao Ministério Público (MPSC) informações sobre problemas registrados nos serviços do laboratório de análises clínicas que atua como terceirizado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Em encontro com o Promotor de Justiça Sandro Ricardo Souza, da área da infância e da juventude, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, disse que a situação causa grande preocupação entre os médicos.

leia mais...

Momento da Ética do CRM-SC debate Judicialização da Medicina 

8 de dezembro de 2022

Problema cada vez mais comum, a judicialização da medicina foi tema de debate entre médicos e advogados em evento virtual promovido pelo CRM-SC na quarta-feira, dia 14/12. Transmitido pelo canal da instituição no YouTube (www.youtube.com/CRMSC1), o encontro teve a participação da advogada e especialista em direito médico e hospitalar, Mariah Martins.

leia mais...

CRM-SC recebe Prêmio Catarinense da Excelência

8 de dezembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) recebeu o Prêmio Catarinense da Excelência, reconhecimento pela adoção de práticas de melhoria contínua na gestão com apoio de ferramentas do Modelo de Excelência na Gestão (MEG). O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) recebeu o Prêmio Catarinense da Excelência, reconhecimento pela adoção de práticas de melhoria contínua na gestão com apoio de ferramentas do Modelo de Excelência na Gestão (MEG).

leia mais...

ENTENDA: o sigilo processual e o cuidado do CRM-SC em suas manifestações

7 de dezembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) tem a atribuição legal de apurar, julgar e disciplinar a atividade médica, zelando pelo perfeito desempenho ético da Medicina neste Estado. Para cumprir com tal prerrogativa, sua Corregedoria realiza uma efetiva apuração das denúncias, instaurando sindicâncias e processos éticos e executando diligências in loco por meio de suas equipes de fiscalização. Desde o recebimento das denúncias, o CRM-SC ainda conta, não raras vezes, com a atuação em conjunto do Poder Judiciário, autoridade policial, Ministério Público e Vigilância Sanitária.

leia mais...

Artigo: Saúde pública: saneamento básico é prevenção

6 de dezembro de 2022

Na teoria, o índice é preocupante: apenas um em cada quatro catarinenses tem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgotos. Na prática, a realidade é vexatória: basta uma simples caminhada ao lado de rios que cortam grandes cidades catarinenses e de imediato se percebe o despejo de esgoto de maneira totalmente inadequada, o que compromete a limpeza urbana, a balneabilidade das praias e causa degradação ambiental. Inadmissível constatar que o estado, um dos litorais mais belos do País, sofre com a situação que compromete atividades como o turismo e causa sérios riscos à saúde pública.

leia mais...

Médicos debatem rede de apoio à mulher vítima de violência

2 de dezembro de 2022

“É fundamental estarmos atentos a esse problema e prontos a acolher e apoiar as vítimas”, diz a ginecologista e conselheira do CRM-SC, Fabiana Rebelo Pereira Costa, que participou na quarta-feira à noite, 30/11, do Momento da Ética, evento virtual da do CRM-SC que debateu o assunto.

leia mais...

Momento da Ética de novembro discutiu Violência contra a Mulher: Reconhecimento do Ciclo da Violência e Rede de Apoio

23 de novembro de 2022

A edição de novembro do Momento de Ética debateu a violência contra a mulher. Foi abordado o chamado Ciclo da Violência e a Rede de Apoio. A palestra ocorreu na quarta-feira, dia 30/11, com transmissão ao vivo pelo canal do youtube  (www.youtube.com/CRMSC1) 

leia mais...

Resolução define regras para serviço de urgência e emergência em eventos

22 de novembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) publicou Resolução CRM-SC nº 224/2022 definindo regras para a atuação das empresas que prestam serviços de atendimento móvel de urgência e emergência em eventos (shows, cerimônias, congressos, jogos de futebol, entre outros) no estado. A medida, que já está em vigor, deve garantir mais segurança ao público e se aplica àqueles eventos que devem obrigatoriamente contar com estrutura de atendimento à saúde.

leia mais...

CRM-SC faz pesquisa para conhecer necessidades e opiniões dos médicos

21 de novembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vai fazer uma pesquisa de opinião para identificar novos serviços que a autarquia pode oferecer ao médico registrado no estado. O levantamento de informações, viabilizado em parceria com o Sebrae/SC, será feito pela FOCO.

leia mais...

CRM-SC encerra na UFSC ciclo de palestras sobre Direito Médico

17 de novembro de 2022

O CRM-SC realizou nesta quinta-feira, 17/11, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, o último encontro do ciclo de palestras sobre Direito Médico com acadêmicos da última fase de medicina. Desde junho, representantes da autarquia estiveram em 10 universidades catarinenses e conversaram com 508 alunos. Os encontros tiveram o objetivo de mostrar aos futuros médicos que o CRM-SC atua para garantir a excelência da prática da medicina e orientá-los sobre os deveres e postura determinados pelo Código de Ética Médica.

leia mais...

Reportagem alerta para riscos da automedicação

16 de novembro de 2022

O SBT Santa Catarina produziu matéria que faz alerta sobre os riscos da automedicação e da busca por soluções “milagrosas” para a disfunção sexual masculina.
Clique e veja mais

leia mais...

COSEMESC: Ajustes na RPM

10 de novembro de 2022

Em resposta ao contato realizado pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC), a Secretaria de Estado da Saúde informa que os ajustes no Decreto nº 1.752/2022 que tratam sobre a Remuneração por Produtividade Médica (RPM) foram concluídos e serão entregues à nova gestão estadual para os devidos encaminhamentos.

leia mais...

CRM-SC recebe prêmio ExcelênciaSC por boas práticas de gestão

7 de novembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) será uma das 16 organizações que recebem no dia 01 de dezembro, em Florianópolis, o Prêmio Catarinense da Excelência. A autarquia começou há alguns meses a implementar ferramentas de gestão alinhadas ao Modelo de Excelência na Gestão (MEG). “Nosso objetivo é aperfeiçoar constantemente os processos internos para ganhar eficiência e, principalmente, atender cada vez melhor ao médico catarinense. Estamos no primeiro patamar da premiação – 125 pontos -, o que mostra que ainda há muito a ser feito. Mas estamos no caminho”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

leia mais...

CRM-SC conversa com acadêmicos da Unisul e Univali sobre Direito Médico

7 de novembro de 2022

Na semana passada representantes do CRM-SC estiveram reunidos com alunos do último ano de medicina da Unisul, campus Pedra Branca e da Univali, de Itajaí para falar sobre Direito Médico.

leia mais...

Podcast Sua Saúde faz alerta sobre os perigos do “chip da beleza”

31 de outubro de 2022

O CRM-SC publicou mais um episódio do podcast Sua Saúde. Dessa vez a entrevista é com o Conselheiro e endocrinologista Itairan da Silva Terres. Há poucos meses ele assinou parecer da entidade que condena o uso clínico de implantes de gestrinona, frequentemente anunciados como “chips da beleza”.

leia mais...

Serviço do CRM-SC simplifica notificação compulsória

28 de outubro de 2022

A tecnologia, usada pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) para oferecer o receituário digital aos médicos, agora vai permitir que os profissionais tenham maior facilidade também para encaminhar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) informações para notificação compulsória de doenças.

leia mais...

Acadêmicos de medicina de Tubarão e Criciúma participaram de encontro com CRM-SC

25 de outubro de 2022

Representantes do CRM-SC estarão nos próximos dias em Tubarão (26/10) e Criciúma (27/10) para conversar com acadêmicos do último ano de medicina da Unisul e da Unesc. Além de repassarem informações sobre a forma de atuação da autarquia, o segundo vice-presidente Marcelo Neves Linhares e a assessora jurídica Mariah Martins vão falar sobre Ética e Direito Médico.

leia mais...

Momento da Ética aborda “Ensino Médico: Quantidade é qualidade?

20 de outubro de 2022

A edição de outubro do Momento da Ética, debateu a qualidade do ensino médico no país. A palestra “Ensino Médico: Quantidade é qualidade? foi apresentada pelo conselheiro federal pelo estado de Santa Catarina, Anastácio Kotzias Neto, que também é corregedor do CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC promove curso Gestão de Linhas de Cuidado para Excelência em Desfechos – Modelo MCPAD

20 de outubro de 2022

O curso, gratuito, é destinado preferencialmente a Diretores Técnicos de instituições de saúde e capacita os profissionais para atuarem na saúde com base em valor (VBHC) a partir dos desfechos que suas linhas de cuidado produzem, envolvendo abordagem prática, ênfase mercadológica e exercícios de projetos de desfechos.

leia mais...

Artigo Dia do Médico

19 de outubro de 2022

No último dia 18 de outubro foi comemorado o Dia do Médico. Em artigo publicado no jornal Notícias do Dia, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, registrou a importância da data. 

“O médico catarinense tem motivos de sobra para se orgulhar pelo 18 de outubro. Afinal de contas, a data celebra o profissional que desde sempre se dedica a cuidar do outro – muitas vezes nos seus momentos de maior fragilidade. Para cumprir esse papel, o médico faz inúmeras renúncias e se obriga a exercitar características fundamentais, como a empatia, a escuta atenta e a dedicação ao aprendizado constante – teórico e prático”.

leia mais...

CRM-SC recebe troféu “A Força Catarinense na Pandemia”

17 de outubro de 2022

O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, representou a entidade no evento de entrega do troféu “A Força Catarinense na Pandemia”, entregue pela Associação Catarinense de Medicina (ACM) a instituições que durante os mais de dois anos de enfrentamento da Covid-19 atuaram em ações de combate à pandemia, o que incluiu a busca por respiradores e medicamentos, treinamento de profissionais da saúde, proteção dos profissionais, atendimento emergencial e nas UTIs, assim como soluções tecnológicas para o monitoramento de casos e a luta pela vacinação.

leia mais...

Profissionais recebem Diploma de Mérito Médico

17 de outubro de 2022

Reconhecimento mais que merecido! O CRM-SC entregou na noite de sexta-feira (14/10) o Diploma do Mérito Médico a profissionais que completaram 40 anos de atividade ininterrupta sem qualquer sanção por ato contrário à ética e que tem atuação relevante na promoção da Medicina.

leia mais...

CRM-SC homenageia médicos que completaram 40 anos de atividade

13 de outubro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) vai homenagear profissionais com o Diploma de Mérito Médico, distinção entregue àqueles que completaram 40 anos de atividade ininterrupta no Estado sem qualquer sanção por ato contrário à ética e que tenham atuação relevante na promoção da Medicina. O evento de entrega da distinção será amanhã (14/10), na sede da autarquia. 

leia mais...

Podcast Sua Saúde traz orientações sobre pré-natal

7 de outubro de 2022

Essencial para proteger a saúde da mãe e do bebê, o pré-natal é o assunto do novo episódio do Sua Saúde, podcast do CRM-SC. A entrevistada dessa edição é a ginecologista e obstetra Fabiana Rebelo Pereira Costa. Ela, que também é Conselheira do CRM-SC, faz alerta importante: o adequado acompanhamento da gravidez, que preferencialmente e quando possível deve começar assim que a mulher decide ser mãe, é fundamental para prevenir doenças e pode evitar complicações no parto.

leia mais...

Acadêmicos de medicina da UFFS e Unochapecó participam de encontro com CRM-SC

4 de outubro de 2022

Na terça-feira (04/10) representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) estiveram em Chapecó para conversar com acadêmicos do último ano de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó). A aula ocorreu no auditório da UFFS.

leia mais...

CRM-SC visita hospitais de sete municípios do Alto Uruguai catarinense

29 de setembro de 2022

O CRM-SC, através do Setor de Fiscalização, realizou nesta semana um roteiro de visitas em hospitais de sete municípios do Alto Uruguai catarinense para averiguar as condições físicas e de trabalho, visando à segurança do ato médico. As visitas ocorreram nos municípios de Ipumirim, Peritiba, Arabutã, Itá, Seara, Ipira e Água Doce.

leia mais...

CRM-SC conversa sobre direito médico com estudantes de Joaçaba e Lages

27 de setembro de 2022

Representantes do CRM-SC visitam esta semana municípios do Planalto Serrano e Meio-Oeste. Foram promovidas palestras sobre Direito e Ética Médica para acadêmicos do último ano de medicina das Universidades de Joaçaba (Unoesc) e Lages (Uniplac).

leia mais...

Momento da Ética discutirá a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados na atividade médica

26 de setembro de 2022

A edição de setembro do Momento da Ética, evento virtual do CRM-SC que debate questões essenciais para a atuação dos médicos, abordou a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, legislação que traz regras para proteger a privacidade dos indivíduos. A responsável pelos esclarecimentos foi a advogada e ex-assessora jurídica do CRM-SC, Luciane Schmidt de Moura, que é consultora na área de proteção de dados.

leia mais...

CRM-SC alerta Ministério Público Federal sobre o perigo da falta de médicos no Hospital Universitário

20 de setembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina (CRM-SC) fez fiscalizações in loco e procurou o Ministério Público Federal para manifestar preocupação com a falta de médicos, principalmente pediatras, obstetras e ginecologistas, no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago, em Florianópolis. Relatórios da autarquia indicam problemas nas escalas no setor de urgência e emergência em pediatria. Na escala da UTI neonatal, há falta de profissionais nos finais de semana. A situação da obstetrícia também é grave.

leia mais...

Podcast do CRM-SC aborda saúde sexual masculina

19 de setembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) lançou um podcast com a participação de médicos catarinenses que estimula a discussão de assuntos de interesse público e a promoção da saúde em Santa Catarina. Batizado de Sua Saúde, o programa é veiculado no canal do YouTube do Conselho e em plataformas de streaming de áudio. O episódio mais recente tem a participação do Conselheiro do CRM e urologista Jovânio Fernandes da Rosa e traz orientações sobre a saúde sexual masculina.

leia mais...

Ministério da Saúde conhece sistema de receituário eletrônico desenvolvido pelo CRM-SC

15 de setembro de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e a Secretaria de Estado da Saúde apresentaram a representantes do Ministério da Saúde e do Conselho Federal de Medicina (CFM) a plataforma de emissão digital de receitas de medicamentos que exigem o chamado LME (Laudo de Medicamentos Especializados) do SUS. O detalhamento das informações sobre o funcionamento da plataforma e do fluxo de contatos do CRM com a Secretaria de Saúde e as farmácias distribuídas pelo estado atendem a uma consulta do Ministério da Saúde, que vai estudar a possibilidade de implantar ferramenta semelhante em todo o País.

leia mais...

Representante do CRM-SC participa de abertura do Congresso de Infectologia

9 de setembro de 2022

Presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, Eduardo Porto Ribeiro participou na quinta-feira (08/09) da solenidade de abertura do III Congresso Sul Brasileiro de Infectologia – INFECTOSUL 2022. O evento ocorre até o sábado, 10, em Florianópolis e reúne especialistas dos três estados. “A volta de eventos como esse é muito bem-vinda. Congressos presenciais são oportunidades importantes para os colegas trocarem experiências e conhecimentos”, diz Ribeiro.

leia mais...

CRM-SC e MP discutem problemas em laboratórios que atendem hospitais do Estado

8 de setembro de 2022

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e do Ministério Público de Santa Catarina discutiram problemas registrados nos serviços dos laboratórios de análises clínicas que atuam como terceirizados em quatro das principais unidades de atendimento do estado: o Hospital Governador Celso Ramos, o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Nereu Ramos e a Maternidade Carmela Dutra.

leia mais...

Momento da Ética debate o papel do Diretor Técnico e sua responsabilidade ética

26 de agosto de 2022

Na quarta-feira, 31/08, ocorreu mais uma edição do Momento da Ética do CRM-SC. A conversa desse mês teve como tema o papel do Diretor Técnico e sua responsabilidade ética. Para falar sobre o assunto, o convidado da noite foi o conselheiro do CRM-SC e ex-diretor técnico de dois hospitais, Marcello Alberton Herdt.

leia mais...

Vacinação: uma responsabilidade coletiva

25 de agosto de 2022

Em artigo publicado no jornal Notícias do Dia, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, aborda a importância da vacinação como meio eficaz de combater doenças como a poliomielite. A campanha de vacinação contra a doença segue até o dia 9 de setembro.

leia mais...

CRM-SC quer simplificar processo de notificação compulsória de doenças

23 de agosto de 2022

O CRM-SC e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) estudam uma parceria para a criação de ferramentas que tornem mais simples para o médico o processo de notificação compulsória de doenças. Prevista em legislação, a notificação às autoridades da suspeita ou confirmação de determinadas doenças ou eventos de saúde pública é considerada importante para a identificação de possíveis surtos e como meio de acelerar medidas de prevenção. A aproximação com os órgãos de vigilância epidemiológica foi tema de encontro que teve a participação do presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, do Superintendente de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, da Gerente de Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor, do médico infectologista e membro da Câmara Técnica de Infectologia do CRM-SC, Osvaldo Vitorino, e do assessor da presidência da autarquia, Sander DeMira.

leia mais...

Clique e assista ao segundo episódio do podcast Sua Saúde

17 de agosto de 2022

O segundo episódio do podcast Sua Saúde CRM-SC dá continuidade ao debate sobre a importância das vacinas. Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro conversa com a médica infectologista e pediatra, e também presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Catarinense de Pediatria, Sônia Maria de Faria. Em pauta: a vacina da Covid.

leia mais...

CRM-SC discute ética e boas práticas com profissionais e estudantes de Blumenau e Joinville

16 de agosto de 2022

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) participam nos próximos dias de uma série de eventos com estudantes e diretores técnicos e clínicos de instituições hospitalares de Blumenau e Joinville. A programação começa na quarta, no norte do estado, e terá a participação do vice-presidente da autarquia, Vicente Pacheco, do 1º secretário, Joel Antonio Bernhardt, e da assessora jurídica, Mariah Martins.

leia mais...

CRM-SC quer garantir segurança dos médicos legistas

12 de agosto de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) pretende acompanhar a rotina de trabalho dos médicos legistas para apoiar medidas que garantam a segurança desses profissionais. O assunto foi tratado em encontro que teve a participação do presidente da autarquia, Eduardo Porto Ribeiro, do 3º vice-presidente, Vicente Pacheco Oliveira, e dos médicos Fernando Fonseca e Lilian Brillinger Novello.

leia mais...

CRM-SC quer garantir qualidade do atendimento do Programa Mais Médicos

11 de agosto de 2022

Os Conselheiros do CRM-SC aprovaram resolução que prevê um período de até dois meses para que os médicos que atuam como supervisores e tutores acadêmicos dos intercambistas do Programa Mais Médicos encaminhem relatórios das atividades desenvolvidas no estado.

leia mais...

Sua Saúde: veja o primeiro episódio do podcast do CRM-SC

5 de agosto de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) lançou seu podcast, o Sua Saúde – CRM-SC. Com a participação de médicos catarinenses, o projeto vai promover discussões periódicas sobre assuntos de interesse público, além de contribuir com a promoção da saúde pública em Santa Catarina. No primeiro episódio, a infectologista, pediatra e presidente do Departamento Científico de Imunizações da Sociedade Catarinense de Pediatria, Sônia Maria de Faria fala sobre a importância das vacinas.

leia mais...

CRM-SC orienta sobre regras para prescrição de canabidiol

4 de agosto de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) emitiu parecer indicando que apenas profissionais especialistas e com registro em neurologia, neurocirurgia ou psiquiatria (incluindo suas respectivas áreas de atuação, como a neurologia infantil) podem prescrever canabidiol para uso medicinal.

leia mais...

COSEMESC busca respostas da SES sobre pautas da categoria médica

3 de agosto de 2022

Em encontro com Secretário da Saúde, Aldo Baptista Neto, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, destacou a importância de sugestões de mudança que a longo prazo tenham impacto positivo para a prestação de serviços de saúde à população.

leia mais...

CRM-SC alerta população sobre sintomas, transmissão e diagnóstico da varíola do macaco

29 de julho de 2022

Com apoio da Câmara Técnica de Infectologia, o CRM-SC alerta para importância de cuidados para evitar a transmissão da doença. A principal orientação é que ao identificar a infecção ou a suspeita a Vigilância Epidemiológica Municipal deve ser acionada imediatamente para acompanhamento e investigação do caso.

leia mais...

Sistema de Receitas do CRM-SC pode ser assinado com Certificado Digital ICP-Brasil

25 de julho de 2022

O CRM-SC passa a oferecer duas opções para a emissão de receitas em sua plataforma online a partir desta segunda-feira, 25/07. Além do Login e Senha (como feito hoje) também poderá ser feito com o uso de Certificado Digital ICP-Brasil. Clique aqui para assistir os vídeos tutoriais com o passo a passo.

leia mais...

Evento do CRM-SC discute a telemedicina com palestra de Donizetti Giamberardino, relator da resolução que regulamenta a prática

22 de julho de 2022

A série de debates “Momento da Ética”, promovida pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), discute nesta quarta-feira (27), às 19h30, a regulamentação da telemedicina no Brasil. O evento virtual terá como palestrante o médico Donizetti Dimer Giamberardino Filho, relator da resolução que regulamenta a atividade no país.

leia mais...

XXIII FEMESC – Carta de Florianópolis

21 de julho de 2022

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (COSEMESC) apresenta aos médicos, aos gestores da saúde, às entidades da classe e à sociedade as deliberações do XXIII Fórum das Entidades Médicas (FEMESC), realizado na cidade de Florianópolis, no dia 1º de julho de 2022, tendo como debate central o tema da “VALORIZAÇÃO DO TRABALHO MÉDICO”.

leia mais...

Ensino médico: há tempo para corrigir equívocos de soluções simplistas

18 de julho de 2022

Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM) comprova mais uma vez o que já devia ser sabido de todos: a abertura indiscriminada de cursos e vagas nas escolas médicas não é a solução adequada para garantir a presença de profissionais em diferentes partes do País – e principalmente naqueles locais chamados de “difícil provimento”. Os dados, aliás, mostram justamente o contrário: há intensa “migração” de profissionais recém formados para os grandes centros.

leia mais...

Palestra “A Telemedicina no exercício ético da medicina”

15 de julho de 2022

A palestra do Momento da Ética deste mês de julho debaterá “A Telemedicina no exercício ética da medicina”. A temática será ministrada pelo conselheiro federal pelo estado do Paraná, Donizetti Dimer Giamberardino Filho, que foi o relator da Resolução CFM 2.314/2022, publicada no início de maio deste ano e regulamentou a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação. O Momento da Ética acontecerá na quarta-feira, 27/07, às 19h30 e será transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do CRM-SC.

leia mais...

Delegacia em Florianópolis melhora atendimento aos médicos

15 de julho de 2022

Uma mudança na estrutura de atendimento aos médicos registrados no CRM-SC e que atuam em Florianópolis vai garantir mais agilidade na prestação de serviços aos profissionais. Instalada no andar térreo da Sede do Conselho, a nova Delegacia Regional presta todos os serviços presenciais oferecidos aos registrados como Pessoa Física. As demandas que não exigem a presença do médico na autarquia seguem sendo atendidas pelo setor de Pessoa Física.

leia mais...

Rede Acaert: CRM elabora relatório da sobrecarga no sistema de saúde e MPSC não descarta judicialização para garantir atendimentos

14 de julho de 2022

Rede Acaert de Rádio repercute a sobrecarga no sistema de saúde de Santa Catarina. Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro fala sobre as ações do CRM para buscar melhoria no atendimento, principalmente, nas emergências infantis. 

leia mais...

CRM-SC e MPSC reforçam aproximação para contribuir com melhoria da saúde em Santa Catarina

11 de julho de 2022

Representantes do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) e do Ministério Público estadual discutiram na sexta-feira,8/07, em encontro na sede do MPSC, a importância de trocarem informações e atuarem com maior proximidade na análise de problemas que comprometem a qualidade do atendimento à população e afetam a rotina de trabalho dos médicos. “Acompanhamos muito de perto o dia a dia nos hospitais, UPAs e outros pontos de atendimento, temos dados importantes e podemos contribuir”, diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.

leia mais...

União da categoria é essencial para valorizar o médico, garantir condições de trabalho adequadas e melhorar atendimento à comunidade

4 de julho de 2022

A 23ª Edição do Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina (Femesc) deve ser o ponto de partida para apresentação de sugestões para as autoridades e, principalmente, para a mobilização dos médicos em torno de pautas de interesse comum. “O Femesc não termina aqui”, disse o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, em seu discurso final. “Vamos encaminhar ao Governo do Estado a Carta do Femesc, com propostas objetivas de ações que devem ser implementadas para melhorar a saúde pública em Santa Catarina, e vamos nos esforçar, sempre unidos, para que essas boas ideias se transformem em realidade”.

leia mais...

CRM-SC conversa com acadêmicos de Medicina da Unisul, campus Pedra Branca

30 de junho de 2022

Representantes do CRM-SC estiveram nesta quinta-feira, 30/06, no campus da Unisul – Pedra Branca, em Palhoça, para conversar com os acadêmicos da última fase de Medicina, sobre Ética e Direito Médico. A aula desta quinta-feira foi a segunda, de um ciclo de palestras sobre as temáticas, que ocorrerá até o final do ano em todas as universidades catarinenses com curso de medicina. A primeira palestra ocorreu na Univali/Itajaí.

leia mais...

Femesc e ensino médico em discussão no Conversas Cruzadas

29 de junho de 2022

O Conversas Cruzadas da última terça-feira (28/06), na CBN Floripa, teve a participação dos médicos André Sobierajski, Vice-Presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Eduardo Porto Ribeiro, Presidente do CRM-SC, e Lisiane Anzanelo, Presidente do Simesc Blumenau. Em pauta, a 23ª edição do Femesc – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina, que ocorre no próximo dia 1º de julho.

leia mais...

Falta uma semana para o Femesc: inscreva-se!

24 de junho de 2022

No próximo dia 1º de julho, a sede do CRM-SC recebe o 23º Femesc – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina. O evento é promovido pelo Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc) e vai debater a valorização do trabalho da categoria.  

leia mais...

CRM-SC inicia ciclo de palestras sobre Ética e Direito Médico nas universidades

23 de junho de 2022

O CRM-SC iniciou por Itajaí um ciclo de visitas que vai aproximar ainda mais a autarquia da comunidade médica. Até o fim do ano, serão visitadas as 16 universidades catarinense com curso de medicina. Em Itajaí, as atividades incluíram também um encontro com os diretores técnicos e diretores clínicos dos hospitais da região para tratar das atribuições e responsabilidades desses profissionais.

leia mais...

CRM-SC implanta programa interno para valorizar colaboradores e aperfeiçoar atendimento aos médicos

22 de junho de 2022

Inspirada na filosofia de encantamento do cliente reconhecida como sinônimo de qualidade no atendimento nos parques da Disney, a palestra Protagonistas da Excelência marcou o evento de lançamento do Programa Sou Mais CRM-SC, na tarde dessa terça-feira, 21/06. O palestrante, Cláudio Vicente, apresentou aos colaboradores da entidade os principais pontos para a construção da excelência nos serviços: empatia, padronização de processos, entusiasmo e atitude protagonista no ambiente de trabalho.

leia mais...

CRM-SC participa de audiência sobre UTIs neonatais e pediátricas

21 de junho de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), representado pelo presidente, Eduardo Porto Ribeiro, participou nessa terça-feira (21/06) de audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa para analisar a falta de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) de pediatria e neonatais em Santa Catarina.

leia mais...

CRM-SC sedia a 23ª edição do Fórum das Entidades Médicas de SC

17 de junho de 2022

Florianópolis será sede da 23ª edição do Femesc – Fórum das Entidades Médicas de Santa Catarina. O evento, agendado para o dia 1º de julho, ocorrerá no auditório do CRM-SC, das 14h às 22h. O tema central do debate será: “Valorização do trabalho médico: presente e futuro”. Para se inscrever, clique aqui.

leia mais...

Artigo – Ensino médico de qualidade e promoção da saúde

17 de junho de 2022

Presidente do Conselho Regional de Medicina, Eduardo Porto Ribeiro assina artigo de opinião veiculado no jornal Notícias do Dia. O texto destaca a preocupação da entidade com a qualidade do ensino médico no Estado.

leia mais...

Jornal Notícias do Dia: “Doenças respiratórias exigem ação do Estado e cuidados individuais, alerta presidente do CRM-SC”

15 de junho de 2022

Entrevistado pelo jornalista Fábio Gadotti, do Jornal Notícias do Dia, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, falou sobre um dos temas que preocupam os médicos catarinenses – a alta nos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças.

leia mais...

CRM-SC apóia movimento de combate à violência contra a mulher

7 de junho de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) é um dos apoiadores do Movimento Vida Mulher, criado por um grupo de médicas e que pretende reforçar o papel dos profissionais de saúde no combate à violência contra a mulher. A iniciativa, que hoje reúne também representantes de diversas outras áreas, busca disseminar conhecimento sobre políticas de defesa da mulher e legislação entre os médicos. Nesta quinta, dia 9, às 19h, haverá mais um encontro na sede da Associação Catarinense de Medicina.

leia mais...

Em Belo Horizonte, encontro internacional abordará perspectivas pós-pandemia na Saúde

1 de junho de 2022

Belo Horizonte (MG) será palco do IV Encontro Luso-Brasileiro de Bioética e do I Encontro Ibero-Americano de Bioética do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com o tema “Futuro pós-pandemia’, ao longo de dois dias (8 e 9 de junho), um conjunto de especialistas do Brasil, Portugal e Espanha debaterão temas relacionados aos desafios da ética global, dos direitos fundamentais, do estado social e da conduta médica.

leia mais...

Em reunião com Secretário da Saúde, CRM-SC manifesta preocupação com atendimento pediátrico e fila de cirurgias eletivas

31 de maio de 2022

Em visita à Secretária de Estado de Saúde, o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, manifestou a preocupação da autarquia com a situação registrada nas emergências e nas UTIs pediátricas do estado. Recebido pelo secretário Aldo Baptista Neto e pelo secretário adjunto, Alexandre Lencina Fagundes, Porto alertou que a situação, bastante grave, pode piorar com a chegada do inverno e que são necessárias medidas emergenciais.

leia mais...

Proximidade do inverno preocupa médicos que atuam em hospitais pediátricos

31 de maio de 2022

Diante de um cenário de emergências e UTIs pediátricas lotadas, a proximidade do inverno preocupa os médicos e deve servir de alerta aos pais. Tradicionalmente os dias frios causam aumento na ocorrência de casos de infecções respiratórias. Em 2022, porém, a situação é atípica. “Já é esperado um maior número de casos neste período do ano. O aumento substancial registrado nas últimas semanas, porém, superou qualquer previsão”, diz o Conselheiro do CRM-SC, Marcelo Souza Cruz, anestesiologista que atua no Hospital Infantil Joana de Gusmão.

leia mais...

Entrevista Rádio Cidade em Dia:Regulamentação da prática da telemedicina no Brasil

27 de maio de 2022

A regulamentação da Telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM nº 1.643/2002, foi tema de entrevista concedida pelo presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, na sexta-feira, 27/06, à jornalista Daiana Carvalho da Rádio Cidade em Dia, de Criciúma.

leia mais...

Justiça Federal mantém Resolução do CRM-SC que impede médicos de realizarem partos fora do ambiente hospitalar

27 de maio de 2022

Decisão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região garante a validade da Resolução nº 193/2019, do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), que proíbe a participação do médico em partos fora do ambiente hospitalar. A decisão da Desembargadora Marga Inga Barth Tessler diz que é preciso levar em consideração a segurança das mães e dos nascituros “que certamente podem ser afetados no seu direito fundamental à vida, por opções ou escolhas menos seguras para o decisivo momento do parto”. A decisão atribuiu efeito suspensivo ao recurso de Apelação interposto pelo CRM-SC, ainda pendente de decisão final pelo TRF4.

leia mais...

Presidente do CRM-SC explica as regras da Telemedicina, em programa da Record News

26 de maio de 2022

No programa Vera Toledo, da Record News, de quinta-feira (26), o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, explicou como funciona e quais as regras aplicadas à telemedicina no Brasil.

leia mais...

CRM-SC digitaliza processos e busca melhoria contínua para atendimento aos profissionais registrados

24 de maio de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC aboliu o uso de papel na tramitação de processos internos. A medida é possível graças à implantação de um sistema de gestão digital de documentos e faz parte de projeto mais amplo, que pretende melhorar e acelerar o atendimento às demandas apresentadas ao órgão pelos mais de 22,7 mil médicos registrados.

leia mais...

Palestra “Questões éticas na escolha de via de parto”

24 de maio de 2022

O CRM-SC realizou na quarta-feira, 25/05, a nona palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “Questões éticas na escolha de via de parto”, com Andréa Antunes Caldeira de Andrada Ferreira – Conselheira do CRM-SC e ginecologista e Obstetra (CRM-SC 10411 RQE 11005 e 5612). 

leia mais...

Após ação conjunta do CFM e FPMed, Ministério da Educação revoga portaria que criava novas vagas em cursos de medicina

24 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Frente Parlamentar de Medicina (FPMed) uniram forças e participaram ativamente do processo que levou o Ministério da Educação a revogar a Portaria MEC nº 343/2022, divulgada no último dia 18 e que permitia a expansão de vagas em cursos de Medicina no Brasil. A nova orientação do Governo, que saiu na edição do Diário Oficial da União de segunda-feira (23), anula os efeitos da norma anterior que sofreu críticas pela forma como concebida e pelos riscos que trazia para o ensino médico brasileiro.

leia mais...

CBN Floripa: Presidente do CRM-SC fala sobre aumento da fila de espera por cirurgias eletivas

23 de maio de 2022

Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro conversou ao vivo com o jornalista Anderson Silva, no programa CBN Hub, na segunda-feira, 23/05, sobre o problema das filas de espera por cirurgias eletivas em Santa Catarina e também sobre a falta de leitos nas UTIs Neonatais de todo o estado.

leia mais...

CRM-SC faz alerta sobre riscos do “chip da beleza”

20 de maio de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) emitiu Parecer condenando o uso clínico de implantes de gestrinona, frequentemente anunciados como “chips da beleza”. Segundo o documento, assinado pelo Conselheiro Itairan da Silva Terres: “não há, no momento, base científica que justifique o uso clínico de implantes de gestrinona para qualquer indicação, exceto em ambiente de estudos científicos devidamente registrados em Comissão de Ética em Pesquisa, conforme o regramento vigente para a condução de pesquisas clínicas envolvendo seres humanos no Brasil. O uso de medicamento sem registro no País e em apresentação e via de administração não estudada para a indicação proposta, afronta as normas sanitárias e éticas vigentes”.

leia mais...

CFM se posiciona contra a abertura de novas vagas nos cursos de medicina

19 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou uma nota criticando a Portaria MEC nº 343/2022, publicada esta semana, que permite a expansão de vagas em cursos de Medicina no Brasil. “Lamentavelmente, essa decisão foi tomada sem consulta ao CFM e às demais entidades médicas, setores diretamente envolvidos com a formação médica no País. Isso expressa uma opção excludente, autoritária e pouco transparente na condução de tema delicado e com consequências para a vida da população e dos profissionais”, afirma o CFM.

leia mais...

CRM-SC apoia Ministério Público na busca de soluções para melhorar atendimento no Hospital Regional de São José

18 de maio de 2022

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC), Eduardo Porto Ribeiro participou de reunião, na segunda-feira (16/05), com o promotor Cristian Richard Stahelin Oliveira, da 11ª Promotoria de Justiça,  e entregou os resultados de uma vistoria feita no Hospital Regional de São José para avaliar as condições de trabalho na instituição e o atendimento na UTI Neonatal. Antes, na sexta-feira da semana passada, o CRM-SC também promoveu reunião com o novo diretor técnico do hospital, o médico Eduardo Casagrande, que se mostrou comprometido em aprimorar a gestão do hospital.

leia mais...

Falta de leitos em UTIs pediátricas de SC exige ações emergenciais

16 de maio de 2022

O colunista da NSC, Renato Igor abordou nesta segunda-feira, 16/05, a falta de leitos em UTIs pediátricas de Santa Catarina e ouviu o CRM-SC sobre o assunto. O conselheiro Marcelo Gurgacz, com 20 anos de experiência em UTIs pediátricas, destacou a necessidade de um planejamento e medidas de médio prazo. Já o presidente Eduardo Porto Ribeiro, ressaltou sobre a urgência de ações para ampliação da infraestrutura de atendimento.

leia mais...

Artigo: A educação médica e a interiorização da oferta de profissionais

12 de maio de 2022

O Blog do Prisco publicou, nesta quinta-feira (12/05), Artigo escrito pelo presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro sobre “A educação médica e a interiorização da oferta de profissionais”.

leia mais...

CRM-SC parabeniza o médico Luiz Alberto Silveira pela posse na Academia Catarinense de Letras

11 de maio de 2022

O CRM-SC parabeniza o médico oncologista clínico, Luiz Alberto Silveira, pela posse, na Academia Catarinense de Letras. Ele passa a ocupar a cadeira 35, que pertencia ao escritor e artista plástico, Rodrigo de Haro. A cerimônia ocorreu na Casa José Boiteux, centro de Florianópolis, na noite da última terça-feira, (11/05).

leia mais...

Concurso CRM-SC: Inscrições podem ser feitas até 23 de maio

5 de maio de 2022

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina publicou edital para a realização de novo concurso público. Ao todo, o certame oferece 14 vagas imediatas, além de vagas para a formação de cadastro de reserva. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de maio de 2022, através do site www.quadrix.org.br.

leia mais...

Após amplo debate, CFM regulamenta prática da Telemedicina no Brasil

5 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou na quinta-feira (4) a Resolução nº 2.314/2022, que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias e de comunicação. A norma, fruto de um amplo debate reaberto em 2018 com entidades médicas e especialistas, passa a regular a prática em substituição à Resolução CFM nº 1.643/2002 e entra em vigor a partir da data de sua publicação.

leia mais...

Brasil deve manter proibição ao cigarro eletrônico, defende o Conselho Federal de Medicina

3 de maio de 2022

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nota à população na segunda-feira (2) em que reitera sua posição favorável à manutenção das regras que proíbem a comercialização, importação e propaganda desse produto. Conforme destaca a autarquia, o posicionamento ocorre diante de “mobilização por parte de alguns segmentos para liberação do cigarro eletrônico no País, tentando mudar a legislação em vigor.

leia mais...

CRM-SC reúne-se com nova Diretoria do CFM

27 de abril de 2022

O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro acompanhado pelo terceiro vice-presidente, Vicente Pacheco Oliveira e pelo vice-corregedor, Marcelo Lemos dos Reis, estiveram em Brasília, no início desta semana, para participar de reunião com o presidente do CFM, José Hiran da Silva Gallo e o terceiro vice-presidente, Emmanuel Fortes Silveira Cavalcanti.

leia mais...

Palestra: Blindagem digital no consultório médico

22 de abril de 2022

O CRM-SC realizou na quarta-feira, 27/04, a oitava palestra do Momento da Ética. O tema foi “Blindagem digital no consultório médico” com Luiz Fernando B. Dantas – Diretor de empresa de software para a área da saúde há mais de 30 anos, com especialização em sistemas para clínicas e consultórios.

leia mais...

Rede Acaert de Rádio repercute falta de vagas, médicos e de estrutura nas UTIs neonatais em SC

22 de abril de 2022

A Rede Acaert de Rádios repercutiu nesta sexta-feira, 22/04, a falta de vagas, médicos e de estrutura nas UTIs neonatais de Santa Catarina. O terceiro vice-presidente do CRM-SC e coordenador do Setor de Fiscalização, Vicente Pacheco Oliveira, explicou à reportagem que o Conselho está fazendo um mapa da situação das UTIs neonatais do estado, iniciando pelos hospitais da grande Florianópolis. 

leia mais...

COSEMESC apresenta sugestões de ajustes no Programa de Estímulo à Produtividade Médica à SES

20 de abril de 2022

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (COSEMESC), acompanhados do deputado estadual Vicente Caropreso, protocolaram na quarta-feira, 20 de abril, durante reunião com o Secretário de Estado da Saúde, Alexandre Fagundes, propostas de ajustes ao Decreto nº 1.752/2022, que trata da Remuneração por Produtividade Médica (RPM) oportunidade em que entregaram solicitações de médicos ligadas à SES de várias especialidades, em separado, e reunidas em um documento com sugestões de ajustes.

leia mais...

Presidente do CRM-SC faz um alerta para a dengue

14 de abril de 2022

Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro gravou vídeo para pedir o engajamento de todos no combate ao mosquito Aedes Aegypti.

leia mais...

Jornal Hoje exige reportagem sobre falta de UTIs para bebês em Santa Catarina

6 de abril de 2022

Presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro, foi entrevistado pela reportagem do Jornal Hoje, da Rede Globo, nesta quarta-feira, 06/04, onde destacou a falta de profissionais capacitados e de estrutura física adequada para atender bebês recém-nascidos que precisam de leitos de UTI neonatal em Santa Catarina.

leia mais...

Representantes do CRM-SC prestigiam posse da nova diretoria do CFM

3 de abril de 2022

Representantes do CRM-SC prestigiaram na última sexta-feira (1º), em Brasília, a sessão solene de posse da nova diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM). Estiveram presentes, a conselheira Graziela Bonin, que também é conselheira federal, o conselheiro licenciado do CRM-SC Armando José D’Acampora e sua esposa, Karin Schemes além do ex-presidente do CRM-SC, Roberto D’Ávila.

leia mais...

CRM-SC visita hospitais de cinco cidades do Alto Vale do Itajaí

1 de abril de 2022

Visitas ocorreram em Petrolândia, Vidal Ramos, Agrolândia, Witmarsum e Vitor Meireles e tiveram o objetivo de averiguar pendências apontadas em vistorias realizadas no passado pelo CRM-SC e orientar os gestores das instituições para garantir as condições adequadas de atendimento à população

leia mais...

ND Notícias repercute falta de leitos nas UTIs Neonatais de SC

29 de março de 2022

Reportagem do telejornal DN Notícias repercutiu a falta de leitos nas UTIs Neonatais em Santa Catarina, na edição de terça-feira, dia 29/03. O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro citou como exemplo a região da grande Florianópolis, onde o número de leitos não atende a demanda populacional.

leia mais...

Bom dia Santa Catarina: Presidente do CRM-SC fala ao vivo sobre a falta de leitos nas UTIs Neonatais do estado

29 de março de 2022

O presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro participou de entrevista ao vivo, no Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, de terça-feira, dia 29/03, onde destacou a gravidade da situação da falta de leitos e de profissionais nas UTIs neonatais de SC.

leia mais...

CFM traz recomendações aos médicos sobre negociações com planos de saúde

29 de março de 2022

Termina neste mês de março o prazo de negociação dos reajustes que serão aplicados aos contratos entre médicos e operadoras de planos de saúde. Por isso, a Comissão Nacional de Saúde Suplementar (Comsu) do Conselho Federal de Medicina (CFM) volta a alertar os médicos sobre os requisitos mínimos que devem ser considerados antes de fechar acordo de trabalho com as empresas.

leia mais...

Palestra: Burnout em médicos – não se engane

28 de março de 2022

Na quarta-feira, 30/03, o CRM-SC realizou a sétima palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “Burnout em médicos – não se engane” com Alexandre Ferreira Bello (CRM-SC 19548 RQE 14605) – professor de Psiquiatria da Unisul – Pedra Branca e integrante da Câmara Técnica de Psiquiatria do CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC recebe a diretoria do Colégio Brasileiro de Acupuntura de Santa Catarina

28 de março de 2022

O CRM-SC recebeu na última sexta-feira, 18/03, a diretoria do Colégio Médico de Acupuntura de Santa Catarina – CMA-SC, que veio manifestar preocupação em relação ao Projeto de Lei 5.983/2019, em trâmite no Senado Federal.  Caso aprovada, a proposta permitirá que uma gama de profissionais não médicos exerça a acupuntura após realização de curso técnico.

leia mais...

CRM-SC se reúne com representantes do curso de Medicina da Unisul

21 de março de 2022

A diretoria do CRM-SC esteve reunida com representantes do curso de Medicina da Unisul na última quarta-feira, 16/03, para escutar sobre a implantação do novo modelo de internato médico.

leia mais...

Nota de Falecimento

15 de março de 2022

O CRM-SC lamenta o falecimento do médico neurologista e ex-conselheiro , Dr. Paulo Norberto Discher de Sá, nesta segunda-feira, 14/03, e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. DR. Paulo foi conselheiro do CRM-SC de 1973 a 2013. Neste período assumiu o cargo de vice-presidente (04/02/1982 a 30/09/1983), também foi segundo secretário e presidente da Comissão de Qualificação e Registro Profissional.

leia mais...

CRM-SC realiza Assembleia Geral para prestação de contas de 2021

14 de março de 2022

Assembleia deliberou e aprovou por unanimidade na segunda-feira, 15/03, o Relatório e a Prestação de Contas apresentados.

leia mais...

Acadêmicos de medicina da Unisul denunciam deterioração do ensino médico

14 de março de 2022

O novo modelo de internato médico adotado pela Unisul Pedra Branca foi motivo de reunião entre os acadêmicos de Medicina do 9º período e a diretoria do CRM-SC, na sexta-feira, 11/03. Principal reclamação é que a Universidade não se organizou para comportar o aumento do número de alunos, e que o internato em postos de saúde está péssimo, sem programa de atividades e sem preceptoria definida.

leia mais...

CRM-SC instala leitores biométricos nas Delegacias Regionais

4 de março de 2022

Desde novembro do ano passado, as Delegacias estão recebendo a instalação de leitores biométricos para captação das impressões digitais e para captura fotográfica dos médicos. Na quinta-feira, 03/03, o equipamento foi instalado na Delegacia de Porto União.

leia mais...

CRM-SC EM AÇÃO: Reuniões para tratar sobre a situação do SAMU

18 de fevereiro de 2022

Reuniões entre CRM-SC e entidades responsáveis pela gestão do SAMU que trataram sobre as irregularidades apontadas pelo relatório de vistorias realizadas pelo Setor de Fiscalização nas oito macrorregiões do estado.

leia mais...

Palestra “O que o médico deve saber quando instala seu consultório ou clínica”

16 de fevereiro de 2022

O CRM-SC realizou na quarta-feira, 23/02, a sexta palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “O que o médico deve saber quando instala seu consultório ou clínica” com a palestrante Silvana Isabel Buss, diretora operacional da RG Contadores.

leia mais...

Conselheiro Eduardo Porto Ribeiro assume presidência do CRM-SC

1 de fevereiro de 2022

Terceira Diretoria do CRM-SC, Gestão 2018/2023, tomou posse na segunda-feira, 31/01, para os próximos 20 meses.

leia mais...

Baixe o aplicativo e tenha o CRM-SC na palma da sua mão!

10 de janeiro de 2022

Está no ar o novo aplicativo do CRM-SC. Através dele você poderá acessar os principais serviços disponíveis no site oficial, como a emissão de receitas, atestados, requisição de exames e pagamento da anuidade 2022. Para baixar acesse a loja de aplicativos do seu celular e digite CRMSC. O app está disponível para sistema android e IOS.

leia mais...

Anuidade 2022: Emissão de boletos já está disponível no Espaço do Médico

2 de janeiro de 2022

A emissão dos boletos da Anuidade 2022 – Pessoa Física e Pessoa Jurídica – já está disponível para impressão e pagamento no Espaço do Médico.
Atenção: O CRM-SC não enviará boleto impresso, via Correios. O pagamento poderá ser à vista ou parcelado no cartão de crédito.

leia mais...

Horário de Atendimento fim de ano da Sede e Delegacias CRM-SC

21 de dezembro de 2021

O atendimento na Sede do CRM-SC, em Florianópolis, será normal. Apenas não haverá atendimento nos dias 24 e 31 de dezembro. Estão suspensos os prazos processuais no período de 24/12/2021 a 02/01/2022. Clique aqui para saber o funcionamento da Delegacias Regionais do CRM-SC.

leia mais...

Palestra Publicidade Médica

6 de dezembro de 2021

O CRM-SC realizou na terça-feira, dia 14/12, a quinta palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “Publicidade Médica” com os palestrantes Daniel Knabben Ortellado (CRM-SC 9186 RQE 5615 e 5376) presidente do CRM-SC e Graziela Schmitz Bonin (CRM-SC9185 e RQE 6040 e 18348) secretária-geral do CRM-SC.

leia mais...

CRM-SC decide por indicativo de interdição ética no SAMU

2 de dezembro de 2021

A Plenária do CRM-SC decidiu pelo indicativo de Interdição Ética dos serviços do SAMU nas macrorregiões da Grande Florianópolis e Foz do Rio Itajaí, estabelecendo 15 dias para que a empresa prestadora e a SES providenciem a regularização das escalas médicas, e 30 dias para demonstrarem que foram tomadas providências com vista a sanar as demais irregularidades apontadas. Os fatos apurados foram também encaminhados ao Ministério Público Estadual para as devidas providências.

leia mais...

Atenção: A emissão de receitas e documentos médicos vai mudar

1 de dezembro de 2021

Para atender a legislação e regulamentações vigentes, o sistema do CRM-SC vai passar por mudanças, tornando-se necessário o uso de assinatura digital (por meio de certificados e chaves ICP- Brasil). Tal exigência será aplicada a todas as ferramentas de prescrição eletrônica em uso no país a partir do início do próximo ano, conforme estabelecido pela Resolução CFM 2.299/2021, que normatiza a emissão de documentos médicos eletrônicos.

leia mais...

Dezembro Laranja alerta sobre a prevenção do câncer de pele

1 de dezembro de 2021

Neste mês de dezembro, a sede do CRM-SC terá a sua iluminação na cor laranja em apoio à campanha Dezembro Laranja, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, para alertar sobre a prevenção e conscientização do câncer de pele.

leia mais...

Pessoa Jurídica pode solicitar 80% de desconto no valor da Anuidade 2022

1 de dezembro de 2021

Conforme estabelece a Resolução CFM 2.298/2021, a Pessoa Jurídica pode solicitar desconto de 80% no valor da anuidade desde que atenda a critérios previamente estabelecidos. O pedido de desconto deverá ser feito até o dia 20 de janeiro de 2022.

leia mais...

CRM-SC disponibiliza ferramenta digital para inclusão de documentos nas Sindicâncias e PEPs em tramitação

27 de novembro de 2021

Com o objetivo de tornar mais ágil e seguro os trâmites processuais, o CRM-SC disponibilizou um novo espaço destinado para que as partes possam encaminhar documentos, tais como, prontuários médicos, manifestações escritas, defesa prévia, alegações e petições para anexar às sindicâncias e processos ético-profissionais em tramitação no CRM-SC. Esta ferramenta pode ser acessada exclusivamente através de certificados digitais ICP-Brasil.

leia mais...

Palestra A Comissão de Ética nos hospitais

12 de novembro de 2021

O CRM-SC realizou, na noite do dia 24/11, a quarta palestra do Momento da Ética. O tema abordado foi “A Comissão de Ética nos hospitais”, com o palestrante Juliano Pereima de Oliveira Pinto – CRM-SC 6800 RQE 4836 – conselheiro do CRM-SC.

leia mais...

Novembro Azul alerta para a prevenção do câncer de próstata

3 de novembro de 2021

Neste mês de novembro, o CRM-SC está com a sua iluminação na cor azul em apoio à campanha Novembro Azul, lançada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida para alertar sobre a prevenção do câncer de próstata. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

leia mais...

Palestra sobre A responsabilidade do médico residente

27 de outubro de 2021

Na quarta-feira, 27/10, aconteceu a terceira palestra do Momento da Ética do CRM-SC. O tema abordado foi “A responsabilidade do médico residente”, com a palestrante Fabiana Rebelo Pereira Costa – CRM-SC 9195 RQE 10198 – conselheira do CRM-SC.

leia mais...

Bem vindos ao futuro do CRM-SC

22 de outubro de 2021

O dia 18 de outubro foi diferente em 2021. Além de comemorarmos o Dia do Médico, nesta data entrou em funcionamento o novo Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos (SGED), a mais importante etapa do projeto de modernização nos processos internos do CRM-SC. Através deste sistema, integralmente desenvolvido para o CRM-SC, a tramitação de documentos passa a ocorrer exclusivamente no formato eletrônico, eliminando o uso de papel desde o seu protocolo de entrada. O sistema permite celeridade aos encaminhamentos necessários, rastreabilidade de todos os documentos e permitirá o protocolo pelo usuário externo diretamente no site do Conselho.

leia mais...

AOS MÉDICOS E À SOCIEDADE

19 de outubro de 2021

O CRM-SC vem a público manifestar seu apoio ao Conselho Federal de Medicina e ao seu presidente, Dr. Mauro Luiz de Britto Ribeiro. Reafirmamos o propósito de defender a ética médica e os pilares que regem a nossa profissão ao longo dos tempos. Os princípios da bioética devem respeitar a beneficência, a não maleficência, a justiça e a autonomia, sempre sopesando os valores de cada ação em benefício do paciente. Defendemos valores que se mostraram sólidos ao longo da história da Medicina e que o tempo revelará serem mais do que nunca válidos, com ou sem pandemia.

leia mais...

Homenagem do CRM-SC pelo Dia do Médico

18 de outubro de 2021

Em cada ato médico, existe uma vida de dedicação e renúncias em prol da vida do outro.
Uma homenagem do CRM-SC a todos os médicos de Santa Catarina.

leia mais...

CRM-SC recebe selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

14 de outubro de 2021

O CRM-SC recebeu no final do mês de setembro o selo de participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). A iniciativa é voltada a todos os gestores das organizações públicas e tem como objetivo combater fraudes e corrupção. O PNPC, da Rede de Controle da Gestão Pública, é patrocinado pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

leia mais...

Outubro Rosa alerta para a prevenção do câncer de mama

5 de outubro de 2021

Neste mês de outubro, o CRM-SC terá sua iluminação na cor rosa em apoio ao movimento internacional Outubro Rosa, criado na década de 90 nos EUA, visando ampliar a luta contra o câncer de mama e estimular a participação da sociedade no fomento de ações de prevenção à doença.

leia mais...

Palestra sobre O surgimento da ética nas profissões e a sua evolução no mundo atual

24 de setembro de 2021

Na quarta-feira, 29/09, aconteceu a segunda palestra do Momento da Ética do CRM-SC. O tema abordado foi “O surgimento da ética nas profissões e a sua evolução no mundo atual”, com o palestrante Vicente Pacheco Oliveira (CRM-SC 2351 RQE 689 e 170), conselheiro e 3º vice-presidente do CRM-SC.

leia mais...

Dirigentes do CRM-SC se reúnem com diretores técnicos e clínicos do Planalto Serrano

24 de setembro de 2021

Dando continuidade ao roteiro de visitas aos municípios para dialogar com os diretores técnicos e diretores clínicos dos hospitais, esta semana, foi a vez dos dirigentes das instituições de saúde da região do Planalto Serrano receber os representantes do CRM-SC. O segundo vice-presidente, Marcelo Neves Linhares e o terceiro vice-presidente, Vicente Pacheco Oliveira, visitaram os municípios de Lages, Campo Belo do Sul e Otacílio Costa.

leia mais...

CRM-SC recebe a visita do presidente e diretores do CFM

3 de setembro de 2021

O CRM-SC recebeu na quinta-feira, 02/9, a visita de membros da diretoria do Conselho Federal de Medicina. Os representantes federais estão realizando roteiro de visitas nos conselhos regionais para promover a aproximação com o corpo de conselheiros, bem como tratar de assuntos de interesse da classe médica.

leia mais...

Setembro Amarelo alerta para a importância do debate sobre a prevenção ao suicídio

1 de setembro de 2021

O mês de setembro foi escolhido pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM para dar visibilidade ao debate sobre a prevenção do suicídio. Neste mês, a Sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina terá sua iluminação na cor amarela em apoio à Campanha desenvolvida anualmente pelas duas entidades.

leia mais...

Câmaras técnicas de Urologia e Cirurgia Plástica do CRM-SC emitem Nota Técnica conjunta sobre procedimentos médicos de aumento peniano

31 de agosto de 2021

As Câmaras Técnicas de Urologia e Cirurgia Plástica do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC realizaram estudo de revisão das publicações científicas relacionadas aos procedimentos médicos de aumento peniano. Em nota conjunta os especialistas consideraram que embora seja uma queixa que merece atenção dos médicos quando procurados, as opções de tratamento descritas até hoje são consideradas ineficazes ou muito arriscadas e inseguras para serem realizadas com finalidade exclusivamente estética, em homens cujos pênis têm dimensões consideradas normais.

leia mais...

Palestra sobre O Código de Ética Médica

20 de agosto de 2021

O CRM-SC iniciou na última semana de agosto uma sequência de palestras com foco nos aspectos éticos da profissão. Os encontros mensais irão abordar diversos assuntos tais como preenchimento de documentos médicos, publicidade em medicina e relação entre médicos. O primeiro tema a ser abordado foi o Código de Ética Médica.

leia mais...

CRM-SC cria espaço para o cadastramento de empresas fornecedoras

17 de agosto de 2021

O CRM-SC implementou um espaço em seu site destinado ao cadastramento de empresas interessadas em fornecer algum tipo de bem ou serviço à autarquia. As empresas realizarão um pré-cadastro, passando a fazer parte do banco de dados do setor de compras, e serão avisadas quando estiver em andamento a tomada de preços e licitação do produto que fornecem.

leia mais...

Presidente do CRM-SC assume a coordenação do COSEMESC

11 de agosto de 2021

O presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM) Ademar José de Oliveira Paes Jr, que esteve à frente da coordenação do COSEMESC nos últimos 12 meses transferiu o cargo ao presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado, durante o encontro mensal do grupo, realizado na terça-feira, 10/8.

leia mais...

Amamentar é um gesto de amor, saúde e responsabilidade

5 de agosto de 2021

A conselheira do CRM-SC, Andrea Antunes C. de Andrada Ferreira, que é ginecologista e obstetra concedeu entrevista à Rede Acaert de Rádios para falar sobre a Campanha Agosto Dourado que busca a conscientização da importância do aleitamento materno. A médica falou dos benefícios da amamentação tanto para o bebê como para a mãe.

leia mais...

Recurso eleva segurança da conta no Espaço do Médico

30 de julho de 2021

O CRM-SC disponibiliza o recurso para elevar o nível de segurança da conta no Espaço do Médico, através da ativação de Autenticação de dois fatores. Com o recurso ativado, apenas o usuário autorizado terá acesso às credenciais para ingressar no Espaço do Médico, através da chave de segurança gerada no aplicativo do celular. Saiba como ativar.

leia mais...

Resolução do CRM-SC regulamenta a realização de mutirões de cirurgias e procedimentos médicos no estado

29 de julho de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC publicou na segunda-feira (26/7) Resolução que regulamenta a realização de mutirões de cirurgias e procedimentos médicos no estado. Os 13 artigos da norma designam as obrigações de diretores técnicos e instituições de saúde que se propõem a realizar tais iniciativas.

leia mais...

Pesquisa CRM-SC: Infecção de médicos por Covid-19 após a vacinação

16 de julho de 2021

O CRM-SC está fazendo um levantamento do número de médicos infectados por COVID-19 após a vacinação. Se você, médico que trabalha em Santa Catarina, foi acometido pela doença após receber alguma dose da vacina, Clique aqui para responder a pesquisa.

leia mais...

Covid-19: CRM-SC disponibiliza Declaração para vacinação de gestantes, puérperas e lactantes

9 de julho de 2021

Com o intuito de auxiliar o médico catarinense, o CRM-SC disponibiliza a partir desta sexta-feira (9/7) a emissão da Declaração para vacinação de gestantes, puérperas e lactantes, em seu site, no Espaço do Médico. O conteúdo da Declaração segue as orientações aprovadas no Parecer CRM-SC 64/2021, em que este Conselho orienta não ser dever do médico prescrever para gestantes e lactantes, vacina que não apresenta perfil de segurança bem estabelecido para esse grupo.

leia mais...

Representantes do CRM-SC se reúnem com dirigentes dos hospitais municipais de Vidal Ramos e Petrolândia

8 de julho de 2021

Na quarta-feira (7/7) o terceiro vice-presidente do CRM-SC, Vicente Pacheco Oliveira e o médico fiscal do Setor de Fiscalização, Arlindo Pereira Dias Junior estiveram em Petrolândia, para orientar e sanar dúvidas referentes às normas de fiscalização.

leia mais...

Julho Verde alerta para prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

7 de julho de 2021

Julho foi o mês escolhido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) para sua campanha visando à prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país. Neste mês, a Sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina terá sua iluminação na cor verde em apoio à Campanha desenvolvida anualmente pela SBCCP.

leia mais...

CRM-SC emite Parecer sobre vacinação de gestantes contra Covid-19

7 de julho de 2021

O CRM-SC emitiu na segunda-feira, 05/07, parecer orientando a prescrição do atestado para que as gestantes sejam vacinadas contra a Covid-19. O Conselho esclarece que não é dever do médico prescrever vacina para gestantes e lactantes, e sim de esclarecer os possíveis riscos e benefícios da vacinação para covid-19 neste grupo de pacientes. Baseada nas informações recebidas, caberá a gestante decidir se quer ou não ser vacinada, devendo o médico fornecer um documento atestando que prestou tais informações à paciente.

leia mais...

Comitiva do CRM-SC se reúne com diretores técnicos e clínicos de hospitais em 4 municípios do Oeste

2 de julho de 2021

O objetivo da viagem foi de dialogar com diretores técnicos e diretores clínicos dos hospitais da região, situados na área de abrangência das Delegacias Regionais do CRM-SC em Concórdia, Xanxerê, Joaçaba e Chapecó. “Essa proximidade do Conselho com os diretores técnicos e clínicos é importante para sanar dúvidas e orientar sobre suas atribuições frente às instituições hospitalares que dirigem”, ressalta o terceiro vice-presidente, Vicente Pacheco Oliveira.

leia mais...

Secretário de Estado da Saúde apresenta desafios ao enfrentamento da pandemia em reunião do Cosemesc

30 de junho de 2021

Na noite desta terça-feira, 29/6, durante reunião do Cosemesc, o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro relatou aos médicos catarinenses, através de videoconferência os desafios atuais para o enfrentamento à pandemia com a chegada do inverno.

leia mais...

CRM-SC determina interdição ética de hospital em São Carlos

24 de junho de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC informa que determinou a interdição ética parcial do Hospital João Berthier, de São Carlos, neste dia 23 de junho, devido à ausência de médico plantonista nos serviços de urgência e emergência 24h, bem como pela falta de profissionais 24h (médico obstetra, pediatra e anestesiologista) para atendimento na Maternidade.

leia mais...

Comunicado CRM-SC

15 de junho de 2021

O CRM-SC notificou o site denuncieseumedico.com, voltado ao recebimento de denúncias por “erro médico”, bem como, encaminhou requerimento junto à Superintendência da Polícia Federal de Santa Catarina solicitando investigação dos responsáveis legais. O CRM-SC continuará atento e tomará novas medidas cabíveis, caso necessário for, visando à defesa das boas práticas da medicina e a segurança da sociedade.

leia mais...

Secretário da Saúde vai se reunir com médicos de todo estado para apresentar quadro da pandemia e novas ações do setor

7 de junho de 2021

Vídeo-Reunião acontecerá na noite de 29 de junho, em um encontro promovido pelo COSEMESC. O anúncio foi feito em audiência na tarde desta segunda-feira (dia 07/06), junto aos dirigentes do COSEMESC (Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina), que diante do desafio decidiram agendar, para a noite de 29 de junho, uma vídeo-reunião aberta a médicos de todo o estado. A meta é promover um grande e necessário debate sobre os atuais desafios da Covid-19, que se somam ao tratamento das doenças de inverno, pelo menos até os meses de agosto e setembro. 

leia mais...

CRM-SC e CFM manifestam repúdio ao desrespeito e falta de civilidade na CPI da Pandemia

4 de junho de 2021

O Conselho Federal de Medicina (CFM), em nome dos mais de 530 mil médicos brasileiros, vem publicamente manifestar sua indignação quanto a manifestações que revelam ausência de civilidade e respeito no trato de senadores com relação a depoentes e convidados médicos no âmbito da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

leia mais...

Reuniões plenárias do CRM-SC passam a ser híbridas

1 de junho de 2021

Após 15 meses de atividades online, os conselheiros do CRM-SC retornaram na noite desta segunda-feira, 31/05, a se reunir presencialmente na sede do Conselho. A partir de agora as reuniões plenárias ocorrerão de forma híbrida, parte dos conselheiros estarão presentes na sede e os demais participam por videoconferência.

leia mais...

CRM-SC disponibiliza Comprovante de pagamento da anuidade no Espaço do Médico

27 de maio de 2021

Além do certificado de regularidade financeira, o CRM-SC passou a disponibilizar no Espaço do Médico um comprovante dos valores pagos ao Conselho pelo médico, para que possa informar esta despesa com o exercício profissional em sua declaração de imposto de renda.

leia mais...

Empossada a nova Diretoria da Sociedade Catarinense de Pediatria

24 de maio de 2021

A pediatra Nilza Medeiros Perin é a nova presidente da Sociedade Catarinense de Pediatria, Gestão 2021 – 2023. A nova gestão tem grandes desafios, diante da realidade atual, ainda no enfrentamento do novo coronavírus e nos impactos que esse cenário trará a curto, médio e longo prazo para saúde física e mental das crianças e dos adolescentes.

leia mais...

CRM-SC disponibiliza ferramenta para emissão do Atestado de comorbidades no site

11 de maio de 2021

O estado de Santa Catarina está iniciando no mês de maio a vacinação contra a COVID-19 para pessoas abaixo de 60 anos que apresentam comorbidades. Com intuito de auxiliar o médico catarinense na elaboração dos atestados médicos para fins de vacinação, o CRM-SC desenvolveu uma nova funcionalidade em seu serviço de emissão de receitas e formulários eletrônicos.

leia mais...

CRM-SC se manifesta sobre uso indevido de seu nome em Nota Técnica emitida pela Prefeitura de Tubarão

7 de maio de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina vem a público manifestar o uso indevido do nome desta autarquia federal na Nota Técnica “Posicionamento Técnico-científico sobre o tratamento precoce” emitida pela Prefeitura Municipal de Tubarão, em 21 de abril de 2021.

leia mais...

Sistema de Receitas online do CRM-SC disponibiliza novas funcionalidades

6 de maio de 2021

A partir de agora o médico pode usar dados preenchidos em uma receita para gerar um formulário livre, e vice-versa. Poderá também enviar cópia da receita para seu e-mail e compartilhar com seu paciente por outros meios

leia mais...

Vacinação dos médicos contra a Covid-19

5 de maio de 2021

A Secretaria Estadual de Saúde orienta a todos os médicos de Santa Catarina, independente de idade ou local de atuação, que estes podem procurar os locais de vacinação de sua cidade para receber a vacina contra Covid-19.

leia mais...

Pesquisa de satisfação avalia atendimento e serviços online do CRM-SC prestados aos médicos

3 de maio de 2021

Com o objetivo de promover melhorias constantes no atendimento dos serviços online prestados aos médicos catarinenses, o CRM-SC aplica desde dezembro de 2020, uma pesquisa de satisfação aos usuários que acessam o Portal de Serviços, localizado em seu site, área de Pessoa Física. Nestes primeiros quatro meses de aplicação, 3.156 médicos responderam ao questionário. Na avaliação deles, a nota geral dos atendimentos é de 9.17.

leia mais...

Delegacias regionais do CRM-SC passam a emitir número do registro médico

28 de abril de 2021

Com o objetivo de descentralizar seus serviços e estar mais próximo dos médicos, o CRM-SC vem investindo na modernização estrutural das suas Delegacias Regionais. Os serviços de Vistos Provisórios e Inscrições de médicos, que antes eram realizados somente na sede do Conselho, em Florianópolis, podem a partir de agora ser emitidos em todas as delegacias físicas do CRM-SC.

leia mais...

Site do CRM-SC passa a contar com software de acessibilidade com leitura do conteúdo em áudio e Libras

23 de abril de 2021

O aplicativo Rybená é um software especializado que por meio de uma personagem em 3D auxilia pessoas com deficiência auditiva, visual ou com baixo letramento a obter, de forma dinâmica e em tempo real, a tradução do conteúdo de texto em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e áudio.

leia mais...

COSEMESC debate Revalida e autonomia do médico

15 de abril de 2021

O Conselho Superior de Entidades Médicas de SC, esteve reunido na quarta-feira, dia 14 de abril, no CRM-SC, em Florianópolis, para mais uma reunião de trabalho. Na ordem do dia, os principais debates foram sobre o Revalida e a autonomia do médico.

leia mais...

Levantamento do CRM-SC sobre Vacinação Covid-19 para médicos

14 de abril de 2021

O CRM-SC está fazendo uma busca ativa para a identificação dos médicos que ainda não foram vacinados contra a Covid-19. A ação ocorre em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde, para quem os dados serão encaminhados, com intuito de providenciar com brevidade a vacinação destes profissionais. Caso você ainda não tenha sido vacinado, ou recebeu a primeira dose e não conseguiu fazer a segunda dose na data recomendada, clique aqui.

leia mais...

Pesquisa CRM-SC: A Telemedicina auxilia os médicos no atendimento de seus pacientes?

13 de abril de 2021

A Lei nº 13.989/2020 e o CFM possibilitaram que serviços médicos sejam realizados através de telemedicina enquanto durar a pandemia de Covid-19. O CRM-SC, através deste questionário, gostaria de saber dos médicos de Santa Catarina se a modalidade está auxiliando no atendimento de seus pacientes.

leia mais...

Prazo para quitar anuidade Pessoa Física 2021 é prorrogado até 30 de abril

12 de abril de 2021

O Conselho Federal de Medicina decidiu prorrogar o prazo para pagamento das anuidades de Pessoa Física. Em circular divulgada no último dia 8 de abril, o CFM informou da decisão em função dos impactos da pandemia da Covid-19 na vida dos médicos.

leia mais...

Em Brusque, Justiça nega contratação de formados no exterior sem aprovação no Revalida

12 de abril de 2021

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região indeferiu recurso interposto pelo município de Brusque,  que pedia autorização para contratar profissionais, brasileiros ou estrangeiros, formados em faculdades estrangeiras e que não possuem diploma revalidado no Brasil. A decisão se estende, inclusive, a ex-participantes do Programa Mais Médicos, os quais não possuam diploma revalidado segundo as leis nacionais e que não estão regularmente inscritos no Conselho Regional de Medicina do Estado.

leia mais...

PESQUISA DO CFM: Pandemia de covid-19 gera estresse e sobrecarga de trabalho médicos, mas reforça confiança dos pacientes na medicina

6 de abril de 2021

A pesquisa ofereceu subsídios para campanha que o CFM lança nesta semana, como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Diante dos dados apurados, a autarquia decidiu chamar a atenção dos brasileiros e dos gestores para a necessidade de reconhecimento e valorização dos médicos do País, em especial dos que atuam na linha de frente da covid-19.

leia mais...

Registro de Qualificação de Especialista é expedido somente pelo CRM-SC

1 de abril de 2021

Para obter o Registro de Qualificação de Especialista, o médico deve realizar solicitação junto ao CRM. Nenhuma outra entidade ou instituição hospitalar possui competência legal para conceder o RQE, configurando documento falso e sem validade jurídica sua eventual expedição.

leia mais...

Nota de Pesar: Falecimento do ex-presidente do CRM-SC

26 de março de 2021

O CRM-SC lamenta o falecimento do médico dermatologista e ex-presidente deste Conselho, Dr. Jorge José de Souza Filho, nesta tarde de sexta-feira, 26/02, e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. Dr. Jorge foi conselheiro e presidente do CRM-SC por duas gestões consecutivas, no período de 1977 a 1980. No seu mandato, foi responsável pela edição do primeiro jornal do Conselho, distribuído para todos os médicos catarinenses e foi autor da primeira Resolução da entidade, para o controle ético das clínicas e hospitais.

leia mais...

Nota de Falecimento

25 de março de 2021

O CRM-SC comunica com profundo pesar o falecimento do médico endocrinologista e Delegado deste Conselho na regional de Lages, Luiz Alberto Susin, em decorrência da Covid-19. Um profissional que exerceu a prática da medicina com excelência, por isso, deixa um exemplo na vida profissional e pessoal. O CRM-SC solidariza-se com seus familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências neste momento de perda. Em suas palavras, o presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado, lamenta a perda de um grande amigo e um excelente profissional. “Deixará saudades”.

leia mais...

CRM-SC reverte liminar de Chapecó no TRF-4 e Município terá que suspender a contratação de profissionais não-médicos

24 de março de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina interpôs recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), para modificar e suspender a decisão liminar do juiz federal, Narciso Leandro Xavier Baez, da 2ª Vara de Chapecó, que concedia a possibilidade da Prefeitura de Chapecó contratar profissionais formados no exterior sem que tenham sido submetidos ao Exame Revalida, obrigatório por lei para o exercício da Medicina no Brasil.

leia mais...

Nota de falecimento

23 de março de 2021

O CRM-SC manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento, nesta terça-feira, 23/03, da colaborada Nandria Niedziulka, que atuava na Delegacia de Blumenau, em decorrência da COVID-19. Uma profissional dedicada e uma amiga sempre presente. Nandria estava no CRM-SC há 17 anos, por isso, nossa homenagem e respeito. O CRM-SC solidariza-se com seus familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências neste momento de dor e perda.

leia mais...

Nova vistoria técnica do CRM-SC é desfavorável à reabertura do Hospital São Jorge de Irani

23 de março de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina realizou na última quarta-feira, 17/03, nova vistoria técnica, no Hospital São Jorge de Irani, para averiguar a possibilidade de reabertura da instituição de saúde. O pedido de desinterdição partiu da Comissão de Saúde do Legislativo catarinense, para que a unidade possa ofertar leitos hospitalares para internação de pacientes com COVID-19.

leia mais...

CRM-SC se manifesta contrário à suspensão das aulas presenciais

16 de março de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina vem a público manifestar sua preocupação em relação à decisão de suspensão das aulas presenciais definida pelo Decreto municipal da Prefeitura de Florianópolis, nº 22.636, de 15 de março de 2021. Embora estejamos, de fato, passando pelo momento mais delicado do enfrentamento à COVID-19, o CRM-SC reitera a importância de que as decisões tomadas sejam embasadas em critérios técnicos e científicos e que sejam levadas em consideração as consequências das mesmas.

leia mais...

Anuidade 2021: Fique atento às datas para pagamento sem juros e multa

16 de março de 2021

O pagamento integral da anuidade Pessoa Física pode ser feito até 31 de março (R$ 772,00), após essa data serão acrescimentos juros e multa.

leia mais...

Decisão liminar de Chapecó não determina ao CRM-SC fazer inscrição de médico sem revalida

11 de março de 2021

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina esclarece que não realiza registro dos estudantes de medicina formados no exterior sem a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). A decisão liminar do juiz federal, Narciso Leandro Xavier Baez, da 2ª Vara Federal de Chapecó, autoriza ao município de Chapecó a contratação de médicos sem a prova de revalidação dos diplomas, mas não obriga o CRM-SC a efetuar inscrição desses profissionais.

leia mais...

COMUNICADO CRM-SC: ATENÇÃO AOS SINTOMAS DA COVID-19

7 de março de 2021

As manifestações iniciais podem ser mais silenciosas, sendo infrequente a presença de febre, tosse, perda de olfato e paladar nos primeiros dias de doença. É importante redobrar a atenção aos sintomas como dores nos membros inferiores, coriza, dor de cabeça, mal-estar, dor de garganta.

leia mais...

COMUNICADO CRM-SC AOS CIDADÃOS CATARINENSES

7 de março de 2021

Estamos em um momento muito delicado do enfrentamento à covid-19. Nunca se fez tão necessário o seu apoio como neste momento. O CRM-SC reforça a importância do uso correto de máscaras, da higienização frequente das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel, e do distanciamento social.

leia mais...

COVID-19: CRM-SC reforça ampliação do atendimento, acolhimento e monitoramento dos pacientes

7 de março de 2021

Vivemos um momento dramático, em que o número de casos graves de infecção por covid-19 aumentou rapidamente, extrapolando a capacidade do sistema para absorvê-los. Neste sentido o CRM-SC reforça a importância de que sejam ampliados os locais de atendimento médico para acolhimento e monitoramento desde as fases iniciais da doença.

leia mais...

COVID-19: CRM-SC se reúne com Secretaria de Saúde de Florianópolis para pressionar agilidade na vacinação de médicos

4 de março de 2021

A preocupação do CRM-SC com a baixa cobertura vacinal dos médicos de Florianópolis contra a Covid-19, motivou reunião entre o presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado e o secretário de Saúde de Florianópolis, Carlos Alberto Justo da Silva, na tarde desta quinta-feira, 04/03. O encontro foi agendado pelo CRM-SC com o objetivo pressionar a Secretaria Municipal de Saúde e entender os motivos da baixa vacinação. “Viemos mostrar a insatisfação dos médicos”, ressalta Ortellado.

leia mais...

Comunicado aos Médicos de Florianópolis

4 de março de 2021

O CRM-SC comunica aos médicos de Florianópolis que a Prefeitura iniciou a fase de vacinação para trabalhadores da saúde com vínculo com clínicas, hospitais, ambulatórios, laboratórios e demais estabelecimentos de saúde (públicos ou privados) com 60 anos ou mais. Os médicos autônomos deverão ser incluídos em breve. Clique aqui para saber local, horário e documentos necessários!

leia mais...

CRM-SC manifesta preocupação com Decreto do Município de Xanxerê que determina trabalho compulsório de médicos no enfrentamento à COVID-19

1 de março de 2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina vem a público manifestar preocupação e sua desaprovação em relação ao Decreto nº 133/2021, editado pelo Município de Xanxerê, no qual vários profissionais de saúde do município, dentre os quais médicos, assim como estabelecimentos privados de atendimento médico estão sendo requisitados, de forma compulsória, a prestar atendimento a pacientes com sintomas respiratórios e suspeitos de covid-19.

leia mais...

Em parceria inédita, CRM-SC e CRO-SC ganham liminar em processo contra dentista que exercia ilegalmente a Medicina

24 de fevereiro de 2021

O CRM-SC e CRO-SC ingressaram no último dia 15 de fevereiro com ação judicial contra o dentista Anderson Silva, que estava realizando procedimentos estéticos e cirúrgicos não permitidos pela sua formação, sobretudo Rinoplastia, conhecida popularmente como “cirurgia plástica do nariz”, ato privativo da área médica e vedado expressamente pela Resolução do CFO nº 230/2020.

leia mais...

Sessão solene marca o aniversário de 25 anos da Acamesc

24 de fevereiro de 2021

O presidente do CRM-SC, Daniel Ortellado participou do evento e destacou, “é uma honra e uma alegria prestigiar este momento, na presença de pessoas tão ilustres e importantes para a medicina catarinense”. Para marcar o aniversário foi apresentado o hino da Academia e feito o descerramento de escultura e do retrato do patrono da Acamesc, Duarte Paranhos Schutel.

leia mais...

CRM-SC envida esforços para viabilizar a vacinação dos médicos catarinenses

23 de fevereiro de 2021

Desde a aprovação emergencial pela Anvisa das vacinas para Covid-19, o CRM-SC vem envidando esforços para que os médicos catarinenses possam ter acesso à vacinação como grupo prioritário. Entendemos que além dos que atuam diretamente na linha de frente e nos hospitais, todos os médicos têm alto nível de exposição ocupacional à doença, devido ao contato próximo com os pacientes que ocorre na prática médica.

leia mais...

Cosemesc aborda situação da pandemia e baixa cobertura de vacinação entre os profissionais da saúde

18 de fevereiro de 2021

O presidente do CRM-SC Daniel Ortellado, frisou a necessidade de manter uma cobrança permanente junto aos gestores municipais e estadual para que todos os profissionais da saúde tenham prioridade na vacinação. “Independente, de estarem ou não atuando em hospitais, os profissionais de saúde têm contato próximo com pacientes, o que aumenta consideravelmente a exposição, seja em hospitais, ambulatórios públicos ou consultórios particulares”, disse.

leia mais...

CRM-SC abre processo seletivo para vagas temporárias

17 de fevereiro de 2021

Confira aqui as vagas que estão com inscrições abertas!

leia mais...

Entidades pedem agilidade na vacinação de médicos e profissionais da saúde

16 de fevereiro de 2021

O Conselho Superior das Entidades Médicas do Estado de Santa Catarina (Cosemesc) registra sua imensa preocupação com a necessária e urgente vacinação dos médicos e dos profissionais da saúde que não receberam ainda a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. A vacinação de médicos e profissionais da saúde não apenas os protege da contaminação do vírus, como também permite a manutenção da assistência de toda a população, no diagnóstico e tratamento da Covid-19 e de todas as demais doenças.

leia mais...

Reunião entre CRM-SC e Ministério Público debate possível interdição ética do Hospital de Alfredo Wagner

12 de fevereiro de 2021

O coordenador do Setor de Fiscalização, Conselheiro Vicente Pacheco Oliveira, a assessora jurídica, Mariah Martins e o médico fiscal, Anderson dos Reis Storti levaram ao conhecimento do promotor de Justiça, Vinícius Silva Peixoto as irregularidades averiguadas pelo CRM-SC nos atos fiscalizatórios in loco realizados no hospital.

leia mais...

Nota de pesar: Falecimento do ex-presidente do CRM-SC

18 de janeiro de 2021

O CRM-SC lamenta o falecimento do Dr. Léo Meyer Coutinho e se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor. O ex-presidente do CRM-SC tinha 88 anos e faleceu no dia 16 de janeiro.

leia mais...

CRM-SC começa a emitir Certificado da Comissão de Ética

12 de janeiro de 2021

Visando valorizar e dar maior visibilidade ao trabalho da Comissão de Ética dentro das instituições de saúde, o CRM-SC passa a emitir, a partir deste mês janeiro, o Certificado da Comissão de Ética. O certificado deverá ser fixado em um lugar visível, para que o público tenha conhecimento dos membros que integram a comissão.

leia mais...

Recesso Administrativo da Sede e Delegacias Regionais

14 de dezembro de 2020

A sede e as Delegacias Regionais do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina estarão em recesso administrativo de 24/12/20 a 03/01/21. O atendimento na Sede, em Florianópolis, retorna em horário normal, na segunda-feira 04/01/2021. Porém, algumas delegacias regionais permanecem fechadas. Verifique na matéria as datas:

leia mais...

Webinar aborda curso de atualização sobre Ortopedia na emergência

14 de dezembro de 2020

O CRM-SC e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Santa Catarina realizaram na sexta-feira, dia 11/12, webinar sobre Ortopedia na Emergência. Seis palestrantes abordaram temas que envolvem procedimentos diários no atendimento das emergências.

leia mais...

CRM-SC publica Consulta sobre o retorno das aulas nas escolas públicas e privadas

8 de dezembro de 2020

O CRM-SC aprovou nesta segunda-feira (7/12) Parecer que versa sobre o retorno das aulas em Santa Catarina. O documento foi elaborado em resposta a um pedido de Consulta feito por grupos de pais e responsáveis de crianças e adolescentes da rede de ensino.

leia mais...

Colaboradores do CRM-SC recebem orientações para o retorno das oitivas dos PEPs

3 de dezembro de 2020

Com o objetivo de proteger seus colaboradores, além de médicos e advogados no retorno das audiências de instrução dos processos ético-profissionais em sua sede em Florianópolis, o CRM-SC disponibilizou, nesta quarta-feira (02/12), treinamento para as equipes do Setor de Processo Ético Profissional (PEP) e de limpeza.

leia mais...

Pessoa Jurídica pode solicitar 80% de desconto no valor da Anuidade 2021

2 de dezembro de 2020

Pessoa Jurídica também pode solicitar desconto de 80% no valor da anuidade até 20/01/2021, desde que atenda aos critérios, clique aqui para saber mais.

leia mais...

CRM-SC se ilumina em laranja para apoiar a campanha de prevenção ao câncer da pele

1 de dezembro de 2020

Proteção solar, autoexame para reconhecimento das lesões suspeitas e tratamento precoce são as melhores armas para nos proteger das complicações trazidas por uma neoplasia da pele. O CRM-SC une-se à Sociedade Brasileira de Dermatologia em prol desta campanha tão relevante para a população catarinense.

leia mais...

Webinar aborda Comunicação médica em época de pandemia: O que aprendemos

26 de novembro de 2020

O especialista em clínica médica e medicina intensiva, Eduardo Jardim Berbigier, apresentou aspectos importantes sobre a abordagem no fluxo de comunicação entre médico e paciente, principalmente, nesse momento de pandemia, em que existe uma sobrecarga de trabalho, limitação de recursos e o impacto do isolamento social.

leia mais...

Vice-presidente do CRM-SC visita delegacias regionais de Chapecó, Joaçaba e São Miguel do Oeste

25 de novembro de 2020

A visita na delegacia regional de Chapecó, nesta quarta-feira (25/11) encerrou o roteiro de visitas nas delegacias do CRM-SC. Nesta semana também foram visitadas as delegacias de São Miguel do Oeste (23/11) e Joaçaba (24/11).

leia mais...

CRM-SC participa de reunião com governadora para criação do Comitê Gestor de Saúde

9 de novembro de 2020

O presidente do CRM-SC, Daniel Ortellado participou de audiência com a governadora Daniela Cristina Reinehr na sexta-feira (6/11). A governadora convidou as entidades médicas e hospitalares para discutir o fortalecimento das ações no combate à Covid-19 e planejar o pós-pandemia, de forma a garantir a manutenção dos avanços alcançados na saúde durante a crise sanitária.

leia mais...

O Fale Conosco mudou!

4 de novembro de 2020

Agora, o CRM-SC tem uma ferramenta interativa para encaminhar seu contato diretamente ao setor responsável, usando o novo gerenciamento eletrônico de dados do Conselho. Além disso, a ferramenta auxilia também o acesso ao nosso Portal de Serviços, pois muitas funções que anteriormente necessitavam de interação com nossos colaboradores agora são automatizadas.

leia mais...

Webinar discute o Enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes em tempos de pandemia

3 de novembro de 2020

O CRM-SC e a Sociedade Catarinense de Pediatria realizaram webinar para discutir o assunto com médicos especialistas, promotor de justiça e psicólogo.

leia mais...

Candidatos às eleições em Florianópolis participam de reunião do Cosemesc

28 de outubro de 2020

O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (Cosemesc) realizou reunião com a participação dos médicos que disputam as eleições municipais de Florianópolis: Ricardo Camargo Vieira (candidato a prefeito – Solidariedade), Luiz Barboza Neto (candidato a vice-prefeito – Novo) e Ricardo Baratieri (candidato a vereador – PT). Também participaram do encontro os candidatos à Prefeitura que manifestaram interesse em conversar com os profissionais da medicina: Angela Amin (PP) e Pedrão (PL).

leia mais...

Vice-presidente do CRM-SC visita a delegacia regional de Rio do Sul

21 de outubro de 2020

As visitas têm o objetivo de averiguar de perto a estrutura de cada delegacia para identificar suas necessidades.

leia mais...

Homenagem do CRM-SC pelo Dia do Médico!

16 de outubro de 2020

O CRM-SC tem orgulho dos médicos que trabalham em Santa Catarina!

leia mais...

Palestra sobre a autonomia do médico e do paciente sob a luz da Bioética encerra o 13º Fórum de Ética Médica do CRM-SC

16 de outubro de 2020

O palestrante Rui Nunes, doutor em Bioética enfatizou que, a união na ética pelo ser humano sem restrições é o que separa um país de 1º mundo de um país de 3º mundo.

leia mais...

Telemedicina e Residência Médica foram os temas da 2ª noite do Fórum de Ética Médica do CRM-SC

15 de outubro de 2020

A segunda noite de palestras do evento abordou temas que interferem na atuação e qualificação do médico.

leia mais...

Palestras da 1ª noite do 13º Fórum de Ética Médica abordam ações na pandemia de Covid-19

14 de outubro de 2020

O presidente do CRM-SC apresentou as Ações do CRM-SC durante a pandemia da Covid-19 e o 2º vice-presidente do CFM, Alexandre de Menezes Rodrigues falou sobre as Ações do CFM na pandemia da COVID-19.

leia mais...

CRM-SC participa de webinar sobre Covid-19 e volta às aulas

8 de outubro de 2020

O presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado e o conselheiro, José Eduardo Coutinho Góes participaram na noite desta quarta-feira, do webinar Covid-19 e volta às aulas: Qual a nossa visão? O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Pediatria, Associação Catarinense de Pediatria, Associação Catarinense de Medicina e Conselho Regional de Medicina de SC e debateu as preocupações dos pediatras sobre o retorno das atividades escolares em meio à pandemia de Covid-19.

leia mais...

Programação do 13º Fórum de Ética Médica do CRM-SC

2 de outubro de 2020

Inscrições estão abertas. O Evento será transmitido ao vivo pelo Youtube do CRM-SC e pela plataforma Sympla – via Zoom para aqueles que desejam receber o Certificado de participação.

leia mais...

Webinar do CRM-SC aborda a saúde mental do médico em tempos de pandemia

1 de outubro de 2020

O médico psiquiatra Renan Rocha foi convidado pelo CRM-SC para abordar a saúde mental do médico neste período de pandemia em tempos de pandemia: atenção, prevenção diante do estresse e burnout.

leia mais...

Nota de Repúdio

28 de setembro de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina (CRM-SC) vem a público, por meio desta nota, manifestar repúdio contra atos de violência em face de médicos e profissionais de saúde, por indivíduos que desrespeitam até o ambiente de trabalho daqueles que buscam prestar assistência, com dignidade e segurança, aos seus pacientes.

leia mais...

Conquista do COSEMESC: ALESC aprova mudanças na MP 228/2020 para gratificar médicos e profissionais da saúde durante a pandemia

25 de setembro de 2020

O plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) aprovou a conversão em lei da Medida Provisória (MP) 228/2020, estabelecendo ações referentes à remuneração de profissionais da saúde no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, pela Secretaria de Estado da Saúde.

leia mais...

Novidade: Taxas do CRM-SC podem ser pagas com cartão de crédito

18 de setembro de 2020

A partir de agora médicos ou empresas que tiverem débitos em aberto, como Anuidades podem efetuar o pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito.

leia mais...

CRM-SC determina interdição ética de hospital em Irani

15 de setembro de 2020

A ausência de médicos 24h na unidade de internação clínica, cirúrgica e psiquiátrica, além da falta de equipamentos levou o Pleno do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC a determinar a interdição ética do Hospital São Jorge de Irani, no último dia 28 de julho. O Conselho concedeu prazo para que hospital realizasse as adequações, mas nenhuma providência foi adotada. Com isso interdição segue vigente e Ministério Público foi acionado

leia mais...

Presidente e vice do CRM-SC visitam delegacia regional de Criciúma

14 de setembro de 2020

Dando continuidade ao roteiro de visitas às delegacias regionais do CRM-SC, o presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado e o vice-presidente, Marcelo Neves Linhares estiveram na Delegacia de Criciúma, na sexta-feira (11).

leia mais...

CRM-SC aprimora receitas digitais e amplia serviços aos médicos com formulário para pedidos de exames e cirurgias, laudos e atestados

26 de agosto de 2020

Todos os serviços incluem confirmação de autenticidade por QR code, através do validador disponibilizado no nosso site. A validação do documento é acompanhada pelo paciente, que recebe uma mensagem de confirmação no seu email.

leia mais...

Quase 42% dos médicos pesquisados precisaram se afastar do trabalho em virtude da COVID-19

25 de agosto de 2020

O questionário teve a participação de 1.577 médicos, o que representa 7,8% dos profissionais ativos de Santa Catarina. O resultado mostra que 41,7% precisou se afastar do trabalho desde que iniciou a quarentena devido à pandemia da COVID-19.

leia mais...

CRM-SC investe na modernização das Delegacias Regionais

20 de agosto de 2020

Uma comitiva coordenada pelo vice-presidente Marcelo Neves Linhares, está realizando visitas para averiguar de perto a estrutura de cada delegacia. Na semana passada foram visitadas as Delegacias de Itajaí, Joinville e Blumenau. A primeira delegacia visitada, ainda em junho, foi a de Lages.

leia mais...

CRM-SC recebe homenagem do Poder Judiciário catarinense, em reconhecimento à atuação dos médicos durante a pandemia de COVID-19

19 de agosto de 2020

O presidente do CRM-SC Daniel Knabben Ortellado recebeu, em nome de todos os médicos catarinenses do Judiciário Catarinense, uma placa em reconhecimento dos serviços prestados aos cidadãos catarinenses durante a pandemia da COVID-19. A homenagem foi promovida, nesta quarta-feira (19/8), durante sessão extraordinária do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

leia mais...

CRM-SC participa de debate online sobre Telemedicina

17 de agosto de 2020

O CRM-SC participou de debate online sobre Telemedicina experiências internacionais e nacionais, através do Warm Up Florianópolis. O evento é um aquecimento para o Global Summit Telemedicine & Digital Health, programado para os dias 13 a 16 de outubro. A edição de Florianópolis reuniu mais de 120 participantes de diferentes estados brasileiros e foi dividida em quatro palestras. O presidente do CRM-SC, Daniel Knabben Ortellado palestrou sobre a Telemedicina: Resolução na visão do Conselho Federal de Medicina – CFM e o vice-presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro falou sobre as Perspectivas futuras para a nova resolução.

leia mais...

COSEMESC orienta população sobre interrupção de tratamentos e sinais de doenças

17 de agosto de 2020

Tendo em vista a identificação de altos números de pacientes que interromperam tratamentos de saúde e os que estão deixando de buscar auxílio médico por temor de contaminação pelo Coronavírus, o Conselho Superior das entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), veicula em rádios um informe sobre o assunto.

leia mais...

Atendimento do CRM-SC: online e presencial, confira aqui!

17 de agosto de 2020

Portaria CFM 120/2020 – Determina o retorno dos prazos processuais a partir de 21 de agosto de 2020. Na sede, em Florianópolis, atendimento ao público – exclusivo para o setor de Pessoa Física – devendo ser previamente agendado. Demais demandas, serão resolvidas online.

leia mais...

Representantes do COSEMESC se reúnem para encontro mensal na sede do CRM-SC

12 de agosto de 2020

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), estiveram reunidos na terça-feira, 11/08, na sede do Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, para a reunião mensal.

leia mais...

Nossa homenagem ao Dia dos Pais!

7 de agosto de 2020

O Conselho Regional de Medicina de SC presta homenagem a todos os pais, nesta data tão especial, através de pais que inspiraram filhos e filhas a seguir na Medicina. Deixamos nosso abraço para aquele que é o exemplo, inspiração e referência.
Feliz Dia dos Pais!

leia mais...

Comportamentos diferentes da COVID-19 foram apresentados pelo Epidemiologista Ricardo Kuchenbecker, no webinar do CRM-SC

7 de agosto de 2020

O tema do segundo webinar do CRM-SC, realizado na quinta-feira, 06/08, foi sobre A situação atual da COVID-19 na região Sul – uma visão epidemiológica. O médico epidemiologista e Gerente de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Ricardo Kuchenbecker (CRM-RS 20067 RQE 33174) discutiu o assunto.

leia mais...

Liberação mais rápida de vistos provisórios para médicos é o novo serviço do CRM-SC

3 de agosto de 2020

Com o objetivo de descentralizar os serviços e estar mais próximos dos médicos, o CRM-SC disponibiliza um novo serviço para agilizar o atendimento em todas as suas delegacias do estado. O primeiro serviço disponível é o de emissão vistos provisórios, com validade de 90 dias.

leia mais...

Médica intensivista Lara Kretzer apresenta: “Protocolo de alocação de recursos em esgotamento durante a pandemia

3 de agosto de 2020

Bioética e escassez de recursos diante da pandemia da COVID-19 foi tema do primeiro webinar do CRM-SC, realizado na quinta-feira, 30/07. A médica intensivista no Hospital Universitário HU/UFSC, no Hospital Baia Sul e no Hospital Nereu Ramos em Florianópolis, Lara Kretzer discutiu o assunto.

leia mais...

Pesquisa do CRM-SC quer saber o impacto da pandemia de COVID-19 no dia a dia dos médicos catarinenses

27 de julho de 2020

O CRM-SC quer estar mais presente e próximo dos mais de 19 mil médicos catarinenses. E quer conhecer o impacto que essa pandemia está causando no dia a dia dos profissionais. Para isso, elaboramos uma Pesquisa com questões referentes à doença, renda e saúde mental.

leia mais...

Cosemesc se reúne com secretário da Saúde para tratar da Retribuição por Produtividade Médica na pandemia

24 de julho de 2020

O objetivo prioritário do Cosemesc (Conselho Superior das Entidade Médicas), neste momento, é garantir que a Medida Provisória 228/2020 seja ajustada pelo Governo do Estado, de maneira a efetivamente defender os médicos durante a pandemia, que iniciou em março e enfrenta hoje o seu momento de maior agravamento.

leia mais...

CRM-SC debate medidas de combate à pandemia no Estado, em reunião da Comissão Externa da Câmara dos Deputados

14 de julho de 2020

A reunião, coordenada pela deputada federal Carmen Zanotto, debateu questões como a ocupação dos leitos de UTI, disponibilidade de recursos, falta de insumos médicos e agilidade para a realização de testes diagnósticos.

leia mais...

CRM-SC autoriza a realização de assembleias por videoconferência

9 de julho de 2020

Resolução dispõe sobre a realização de assembleias por webconferência pelos estabelecimentos de saúde inscritos no CRM-SC.

leia mais...

Presidente da ACM assume a coordenação do COSEMESC

8 de julho de 2020

Reunião ocorrida na terça-feira, 07/07, na sede do CRM-SC, reuniu representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC). A principal pauta da reunião foi a transmissão de coordenação do grupo. O presidente do Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (SIMESC), Cyro Soncini, que esteve à frente da coordenação do COSEMESC nos últimos 12 meses transferiu o cargo para o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Ademar José de Oliveira Paes Jr.

leia mais...

Secretária geral do CRM-SC debate os limites da publicidade médica no Colégio Brasileiro de Cirurgiões

1 de julho de 2020

A secretária geral e ex-presidente da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos – Codame do CRM-SC, Graziela Bonin, participou na noite de terça-feira, 30/6, como convidada do webinar do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC): Café da Justiça. Graziela apresentou os principais artigos da Lei 1974/2011, que norteia a publicidade médica e que abrangem a divulgação da atividade médica, principalmente, nas redes sociais.

leia mais...

CRM-SC apresenta ações já implementadas do seu programa de Compliance

30 de junho de 2020

A reunião contou com a presença de conselheiros, delegados e supervisores do CRM-SC e também de convidados, como o desembargador do Tribunal de Justiça de SC Rodrigo Collaço, da juíza do Tribunal Regional do Trabalho Zelaide de Souza Philippi, do conselheiro federal representante de Goiás, Eduardo Emilio da Silva e da representante da Comissão de Saúde da OAB/SC, Janaína Deitos.

leia mais...

CRM-SC emite nota em defesa à autonomia médica

30 de junho de 2020

Nesta segunda-feira, 29/06, o CRM-SC aprovou nota oficial relacionada ao tratamento da Covid-19. Na nota, o Conselho reitera a necessidade de proteção à autonomia do médico que, no atual contexto, considere adequado o emprego de tratamento medicamentoso precoce em seus pacientes, em decisão compartilhada com estes.

leia mais...

Justiça proíbe dentista de promover cursos de modulação hormonal

16 de junho de 2020

A 2ª Vara Federal de Florianópolis acatou os pedidos do CRM-SC e julgou, no mês de maio, Marco Antonio Botelho Soares, o dentista que exercia ilegalmente a Medicina, por meio de tratamentos não comprovados cientificamente e prescrevendo hormônios que prometia até a cura do câncer. Com a sentença, ele fica impedido de realizar cursos de modulação hormonal independente, de sua nominação, bem como, de divulgar o método, inclusive nas mídias sociais.  

leia mais...

Anuidade 2020: Últimas semanas para pagamento sem multa

3 de junho de 2020

Boletos estão disponíveis para impressão no Portal de Serviços: Espaço do Médico.

leia mais...

Nova diretoria do CRM-SC

1 de junho de 2020

Nesta segunda-feira assumiu a nova diretoria do CRM-SC, que ficará à frente da autarquia pelos próximos 20 meses.

leia mais...

CFM faz alerta sobre utilização das chamadas câmaras, cápsulas, cabines e túneis de desinfecção

23 de maio de 2020

O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou nesta sexta-feira (22) nota em que alerta os possíveis danos à saúde que a utilização de estruturas para desinfecção com saneantes aplicados diretamente sobre a pele e as vestimentas pode trazer para a população. A manifestação da autarquia tem como objetivo esclarecer notícias veiculadas sobre o uso desse tipo de estruturas (câmaras, cápsulas, cabines e túneis) para a desinfecção de pessoas com o suposto objetivo de prevenir infecções pela COVID-19.

leia mais...

CRM-SC adere a campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

21 de maio de 2020

O mês de maio é alusivo ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes (“Maio Laranja“). O dia 18 de maio foi escolhido como “Dia Nacional do Enfrentamento”,  pois nesta data no ano de 1973, Araceli, uma menina de 8 anos de idade, na cidade de Vitória (ES) foi raptada, violentada, morta e carbonizada, por jovens da alta sociedade local que nunca foram punidos.

leia mais...

COSEMESC reúne-se com novo secretário da Saúde      

20 de maio de 2020

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC), estiveram reunidos na terça-feira, 19 de maio, na sede da Defesa Civil, em Florianópolis com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro que assumiu a pasta no início do mês. Uma das pautas do encontro foi a  concessão do adicional de insalubridade e adicional de risco de vida aos médicos, além de gratificações de emergência, de terapia intensiva e de centro cirúrgico aos médicos que tenham sido remanejados para estes setores durante a pandemia do Coronavírus.

leia mais...

Recomendações para a retomada dos procedimentos eletivos durante a pandemia de COVID-19

18 de maio de 2020

Diante da perspectiva de reinício das atividades cirúrgicas nas regiões de Santa Catarina onde a COVID-19 encontra-se em redução de novos casos, o CRM-SC editou recomendações de boas práticas a serem seguidas pelos médicos  catarinenses nesta retomada de atividades, visando resguardar a segurança de pacientes e equipes cirúrgicas neste novo cenário.

leia mais...

Justiça acata pedido do CFM e mantém exigência do Revalida no País

14 de maio de 2020

O Conselho Federal de Medicina (CFM) conquistou nesta quinta-feira (14) importante liminar da Justiça Federal que vem ao encontro da defesa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida) como processo obrigatório para que os Conselhos de Medicina inscrevam estudantes de medicina diplomados em instituições estrangeiras. De acordo com a liminar concedida pelo juiz Marcelo Guerra Martins, a situação de pandemia pela qual passa o País não justifica “permitir a contratação de profissionais médicos que não atendam a requisitos legais”.

leia mais...

CRM-SC participa de reunião da Comissão de Saúde da Alesc referente a COVID-19 no estado

13 de maio de 2020

O presidente do CRM-SC, Marcelo Neves Linhares, participou nesta quarta-feira, 13/5, de reunião por videoconferência, da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A pauta do encontro foi tomar conhecimento das ações que o CRM-SC e o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) estão realizando neste período de pandemia de COVID-19. Ele respondeu aos questionamentos dos membros da Comissão referente aos atendimentos prestados aos suspeitos e confirmados de COVID-19, retomada dos procedimentos cirúrgicos eletivos e preocupação quanto à saúde mental dos médicos.

leia mais...

Nota atualizada sobre dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial e antimicrobianos por drogarias e farmácias

11 de maio de 2020

Nota Técnica da Diretoria de Vigilância Sanitária de Santa Catarina orienta a respeito da dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial e antimicrobianos por Drogarias e Farmácias.

leia mais...

Nossa homenagem às mães!

8 de maio de 2020

O Conselho Regional de Medicina de SC presta homenagem a todas as mães, neste Dia das Mães. Em especial a todas as mães que são médicas, às nossas colaboradoras e conselheiras do CRM-SC.

leia mais...

Anvisa divulga Nota Técnica para prevenção e controle das infecções pelo Coronavírus em procedimentos cirúrgicos

30 de abril de 2020

A prática cirúrgica foi afetada diretamente, pela suspensão de procedimentos eletivos e a priorização de cirurgias de urgência e emergência, objetivando a reserva leitos para pacientes com infecção respiratória, principalmente em unidades de terapia intensiva. Assim, o planejamento para a manutenção e retomada dos procedimentos cirúrgicos, de forma geral, deve ser baseado em novos protocolos e práticas para a prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus dentro dos serviços de saúde.

leia mais...

CFM: novos esclarecimentos sobre Telemedicina

28 de abril de 2020

Os serviços médicos oferecidos por meio de telemedicina, autorizada a funcionar no Brasil nos moldes atuais enquanto durar a pandemia de Covid-19, devem ser pagos, conforme prevê a Lei nº 13.989/2020, sancionada em abril, pela Presidência da República.

leia mais...

CFM publica resolução para Regulamentar Unidades de Terapia Intensiva e de Cuidados Intermediários

27 de abril de 2020

A resolução CFM 2.271/2020 (publicada no DOU em 23 de abril de 2020) cumpre essa tarefa com seriedade e equilíbrio. Preenche um vazio regulatório quanto ao funcionamento das Unidades de Cuidados Intermediários, definindo diferentes tipos de unidades conforme seu nível de complexidade. Também determina a responsabilidade ética dos médicos, assim como as atribuições e qualificações mínimas para os médicos em diferentes papéis dentro da equipe de assistência.

leia mais...

Orientações do CRM-SC em relação a emissão de receitas a distância

23 de abril de 2020

Para a emissão da receita, o médico acessa, no portal de serviços do site do CRM-SC, o espaço do médico. Após a emissão o paciente recebe a receita em PDF, e pode imprimi-la ou apresenta-la digitalmente ao farmacêutico no estabelecimento de sua preferência. O documento permite dispensação por produto, em caso de necessidade de compra em diferentes farmácias, e também dispensação mensal, em caso de medicação de uso contínuo.

leia mais...

Orientações do CRM-SC durante confinamento social devido à pandemia de Covid-19

23 de abril de 2020

O CRM-SC criou um canal para que a comunidade médica interaja com colegas psiquiatras. Em parceria com a Associação Catarinense de Psiquiatria, o médico que solicitar será contatado por um voluntário apontado pela ACP que lhe prestará suporte emocional. Informações no espaço do médico do nosso portal de serviços. www.crmsc.org.br

leia mais...

COVID-19: CFM pede que poder público estabeleça regras de remuneração a médicos infectados em situação de atendimento

17 de abril de 2020

A possibilidade de edição de normativo que estabeleça garantia monetária aos médicos que forem infectados pelo novo coronavírus durante o exercício da profissão foi o tema de pedido encaminhado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) ao Ministério da Saúde. Em ofício endereçado ao ministro Nelson Teich, a autarquia pede urgência na definição de regras nesse sentido e sugere que a remuneração seja concedida durante o período em que o profissional estiver afastado de suas atividades.

leia mais...

Canal específico para diálogo com Diretores Técnicos

17 de abril de 2020

Atento às dificuldades, o CRM-SC reforça que, dentro das suas atribuições, e contando com sua representatividade, se encontra aberto para orientar e auxiliar os diretores técnicos. Para facilitar esta troca de informações, criamos no nosso site, portal COVID-19 um espaço reservado para os DTs compartilharem conosco questionamentos, dificuldades e soluções encontradas.

leia mais...

CRM-SC cria canal para registro voluntário e sigiloso dos profissionais acometidos pela COVID-19

8 de abril de 2020

Em respeito ao trabalho do médico neste momento de pandemia pela COVID-19, o CRM-SC quer saber o número de profissionais acometidos.

leia mais...

CRM-SC orienta quanto ao retorno das atividades eletivas

5 de abril de 2020

O CRM-SC posiciona-se favoravelmente à portaria SES 223 de 05 de abril de 2020, considerando viável o retorno gradual dos atendimentos de consultas eletivas em consultórios e clínicas médicas, respeitadas todas as medidas de prevenção estabelecidas. Os procedimentos cirúrgicos, por suas características, devem ter seu benefício e riscos cuidadosamente avaliados em conjunto pelo médico, paciente e hospital, devendo ser adiados sempre que possível.

leia mais...

Ministério da Saúde esclarece pontos do cadastro de profissionais da saúde para combater a COVID-19

4 de abril de 2020

Com base nos esclarecimentos da Secretaria de Gestão do Trabalho (SEGETS), o Conselho Federal de Medicina (CFM) destaca 14 dúvidas sobre o programa “O Brasil Conta Comigo”. Elaborada no formato perguntas e respostas, a intenção é dar acesso ao médico ao detalhamento da proposta.  

leia mais...

Comunicado aos médicos!

3 de abril de 2020

Diante da campanha publicitária veiculada pela Ipiranga, que promove desconto aos profissionais da saúde que abastecerem em seus postos de combustíveis, O CRM-SC comunica que, de forma inapropriada, foi vinculada a participação deste Conselho no cadastramento e adesão dos médicos.

leia mais...

Anuidade 2020: Boleto com novo prazo estará disponível a partir de 02/04

1 de abril de 2020

Novos boletos disponíveis a partir de 02/04/20, no Portal de Serviços: espaço do médico

leia mais...

CRM-SC Alerta: Ainda não é recomendada a retomada de atendimentos e procedimentos médicos eletivos

27 de março de 2020

Não é recomendada a retomada de atendimentos e procedimentos médicos eletivos no cenário atual de progressão da COVID-19 no Brasil. O CRM-SC recomenda que devam ser mantidos somente os atendimentos e procedimentos médicos onde a espera pode trazer dano ao paciente. Acesse a nota na íntegra:

leia mais...

Saúde mental dos médicos em tempos de pandemia

26 de março de 2020

O CRM-SC preocupado com a saúde mental dos médicos neste período de pandemia pela COVID-19. Assista o vídeo onde o presidente do CRM-SC, Marcelo Neves Linhares e o conselheiro e vice-corregedor, Fabio Firmino Lopes RQE 9857 comentam sobre algumas situações comuns. 

leia mais...

Atendimento Obstétrico durante a Pandemia de COVID-19

25 de março de 2020

A Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CRM-SC elaborou Nota Técnica que orienta sobre o Atendimento Obstétrico durante a Pandemia de COVID-19.

leia mais...

CRM-SC publica Resolução visando à garantia de Equipamentos de Proteção Individual aos médicos

24 de março de 2020

Resolução CRM-SC Nº 196/2020
Dispõe sobre a obrigação do Responsável Técnico em garantir que os médicos da Unidade sob sua responsabilidade tenham à disposição Equipamento de Proteção Individual (EPI) indicado para atendimento a pacientes sintomáticos suspeitos de serem portadores de SARS-COV2/COVID-19.

leia mais...

CRM-SC informa: Coronavírus e Vacinação

24 de março de 2020

O CRM-SC reforçando as orientações do Ministério da Saúde (MS), Secretaria de Estado da Saúde (SES) Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e sociedades de especialidades, informa aos médicos e aos catarinenses, o início da campanha de vacinação contra Influenza 2020.  

leia mais...

CRM-SC mantêm atividades online

24 de março de 2020

O CRM-SC neste 7º dia de confinamento social informa que disponibiliza online aos médicos:
Canal de notificação para problemas com EPI e principais serviços administrativos.
Além disso, reuniões com o corpo de conselheiros e delegados têm sido realizadas através de teleconferências.

leia mais...

COMBATE À COVID-19: CFM faz esclarecimento sobre uso de cloroquina e hidroxicloroquina

20 de março de 2020

Alerta aos médicos e à população:
CFM e CRM-SC orientam sobre os riscos de automedicação no intuito de combater a Covid-19. Em caso de sintomas respiratórios, febre e falta de ar procure assistência médica

leia mais...

Telemedicina: CFM reconhece possibilidade de atendimento médico a distância durante o combate à COVID-19

20 de março de 2020

O Conselho Federal de Medicina (CFM) encaminhou na quinta-feira (19) ofício ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, onde informa […]

leia mais...

CRM-SC suspende todas as atividades presenciais na Sede e Delegacias Regionais

19 de março de 2020

Com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19, e em respeito a colaboradores e aos médicos usuários, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC suspendeu, nesta quinta-feira (19/03) todas as suas atividades presenciais, tanto na Sede em Florianópolis, como nas 13 Delegacias Regionais por prazo indeterminado. A partir de agora os colaboradores passam a trabalhar de casa, na modalidade de Home Office.

leia mais...

Comunicado do CRM-SC aos Médicos e à População

17 de março de 2020

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina CRM-SC vem a público se solidarizar com os 19.501 médicos em atividade no estado de Santa Catarina, neste momento de pandemia,  especialmente, com aqueles que estão exercendo suas atividades em serviços de pronto-atendimentos, UTIs, Emergências, SAMU e Maternidades.

leia mais...

Atenção: Mudanças no atendimento externo do CRM-SC

17 de março de 2020

O CRM-SC informa que a partir desta terça-feira, 17/03, mantêm o seu quadro administrativo, embora restrito, operante, mas solicita aos médicos que se utilizem ao máximo dos serviços online (inscrições, CRM, pessoa jurídica, diretores técnicos, RQE e outras informações).

leia mais...

CRM-SC sedia reunião de trabalho do Cosemesc

11 de março de 2020

Representantes do Conselho Superior das Entidades Médicas (Cosemesc) participaram nesta terça-feira (10/02), na sede do Conselho Regional de Medicina – CRM-SC, da segunda reunião de trabalho de 2020. O principal tema da pauta foi sobre a dificuldade de fechamento da escala de plantão da UTI Neonatal do Hospital Regional de São José.

leia mais...

Dia Internacional da Mulher: Mulheres representam 40,3% dos médicos em Santa Catarina

6 de março de 2020

Em Santa Catarina, dos 19.501 médicos ativos – 7.867 são mulheres, representando 40,3%. Deste total de médicas, 4.525 (57,7%) têm registro de qualificação de especialista (RQE). A pediatria é a área com maior número de profissionais, chegando a 21%, seguido de clínica médica com 15% e ginecologia e obstetrícia com 14%.

leia mais...

CRO-SC e CRM-SC unidos para atuar pela odontologia e medicina

2 de março de 2020

Trabalhar pelo bem comum para a odontologia e a medicina. Essa foi a tônica da conversa na última quinta-feira (27) entre os presidentes dos Conselhos de Medicina (CRM-SC), Marcelo Neves Linhares e de Odontologia (CRO-SC), Sandra Silvestre, que propôs um termo de cooperação entre as instituições.

leia mais...

Coronavírus: CFM divulga nota aos médicos e à população com medidas acordadas junto ao Ministério da Saúde

2 de março de 2020

Diante da confirmação do primeiro caso de COVID 19, no País, o Conselho Federal de Medicina (CFM), preocupado como bem-estar individual e coletivo, reitera a necessidade de atenção às normas de proteção e às orientações advindas do Ministério da Saúde e das sociedades de especialidades.

leia mais...

Fiscalizações em 2019 priorizaram orientar os estabelecimentos de saúde

10 de fevereiro de 2020

CRM-SC realizou no ano passado 305 fiscalizações em todas as regiões do estado

leia mais...

TRF4 mantém decisão favorável à Resolução CRM-SC193/19

7 de fevereiro de 2020

Norma proíbe a participação de médicos na realização de partos planejados e assistência imediata ao recém-nascido fora do ambiente hospitalar.

leia mais...

Nota à imprensa

7 de fevereiro de 2020

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina – CRM-SC comunica que até o momento as providências tomadas pelo Diretor Técnico do Hospital de Caridade São Braz, de Porto União, não atenderam os critérios técnicos para que o setor de UTI seja desinterditado e retome o atendimento dos pacientes.

leia mais...

MP e CRM-SC reúnem-se para discutir a atual situação do Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú

31 de janeiro de 2020

A situação do Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso de Balneário Camboriú foi tema de audiência extrajudicial entre a 6ª Promotoria de Justiça da Comarca do município e o CRM-SC, nesta sexta-feira (31), no Fórum de Balneário Camboriú.

leia mais...

CRM-SC determina interdição ética do setor de UTI em hospital de Porto União

30 de janeiro de 2020

Decisão foi cumprida nesta manhã de quinta-feira (30), pela equipe do Setor de Fiscalização do órgão, devido à falta de médico plantonista para atendimento em tempo integral.

leia mais...

CRM-SC publica nova resolução para organização do Corpo Clínico nos estabelecimentos de Saúde do estado

21 de janeiro de 2020

Resolução 195/2019 estabelece normas mínimas que deverão constar nos Regimentos Internos

leia mais...

Conselheiros do CRM-SC retornam às atividades plenárias

21 de janeiro de 2020

Os conselheiros do CRM-SC retomaram oficialmente as atividades plenárias nesta segunda-feira (20). 

leia mais...

CRM-SC participa de reunião sobre segurança dos profissionais da saúde da Secretaria Municipal de Florianópolis

17 de janeiro de 2020

O CRM-SC participou de reunião na noite de quinta-feira, 16/1, na Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, que discutiu a precarização da segurança dos servidores, principalmente dos médicos, nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAs e nas unidades de saúde do município.

leia mais...

ANUIDADE 2020: Fique atento aos prazos para pagamento com desconto

14 de janeiro de 2020

Os boletos das anuidades, tanto PF quanto PJ, já podem ser impressos.

leia mais...

Entidades médicas repudiam agressão a pediatra de Florianópolis

7 de janeiro de 2020

O Conselho Superior das Entidades Médicas de Santa Catarina (COSEMESC) repudia o ato de violência e barbárie cometido contra o médico pediatra da Unidade de Pronto Atendimento do Sul da Ilha, em Florianópolis, na manhã de 5 de janeiro

leia mais...